Acontece

Navegação

Instituto de Arte Contemporânea promove exposição sobre a obra de Iole de Freitas

Com abertura no dia 7 de abril, mostra fica em cartaz no IAC até 16 de junho

Publicado em 26/03/2018

No dia 7 de abril, o Instituto de Arte Contemporânea promove a abertura da exposição “Decupagem”, que retratará diversos momentos da produção da artista mineira Iole de Freitas, desde os anos 1970 até a atualidade.
 
Com curadoria de João Bandeira, a mostra terá como elemento de ligação o desenho, tanto como conceito quanto como prática, e apresentará obras em formato de fotografia, vídeo, desenho e escultura, relacionadas a uma ampla documentação dos arquivos da artista que, desde 2017, estão sob a guarda do IAC.
 
Nascida em Belo Horizonte em 1945, Iole de Freitas mudou-se ainda na infância para o Rio de Janeiro, onde vive. A artista estudou design na ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, e em 1970 mudou-se para Milão, onde trabalhou como designer no Corporate Image Studio da Olivetti. 
 
A partir de 1973, dedicou-se à produção artística, explorando, num primeiro momento, seu corpo, através de filmes e fotografias. A partir dos anos 1980, seu trabalho tornou-se escultural, utilizando materiais facilmente maleáveis como arame, fios, tubos e panos. Ao longo da década seguinte, a relação com a arquitetura do local onde as obras são instaladas tornou-se central, e Iole passou a produzir esculturas de grandes dimensões. Atualmente, vem pesquisando novos desdobramentos do seu processo de trabalho com o espaço. 
 
A exposição “Decupagem” ficará em cartaz no IAC até o dia 16 de junho. 
 
Serviço
 
Exposição Decupagem
Data de abertura: 7 de abril, das 11 às 15 horas 
Visitação: 9 de abril a 16 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas
Local: Instituto de Arte Contemporânea (1º andar – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana
 
Evento gratuito e aberto a todos. 

Outras Notícias