Acontece

Navegação

Professor decano de Arquitetura e Urbanismo é premiado pela APCA

Associação Paulista de Críticos de Artes elegeu Alberto Xavier na categoria “Obras Referenciais em Arquitetura”

Publicado em 13/06/2018

Em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) realizou, no último dia 4 de junho, a entrega dos prêmios para os melhores do ano de 2017, entre eles, Alberto Xavier, professor decano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes. 
 
Xavier, que foi homenageado na categoria “Obras Referenciais em Arquitetura”, tem passagens pelo escritório de Rino Levi e pela fábrica de pré-moldados de João Filgueiras Lima, o Lelé. 
 
O arquiteto lecionou na Belas Artes e em instituições como a Universidade de Brasília e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Além disso, é organizador do livro clássico “Arquitetura Moderna Brasileira”, que reúne documentos que abordam o assunto sob distintos aspectos, divididos em quatro campos específicos.
 
Em Arquitetura, os críticos que votaram foram Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Hugo Segawa, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Nadia Somekh, Renato Anelli.
 
Confira a lista com todos os premiados nesta categoria: 
 
- Obra de arquitetura em São Paulo: Instituto Moreira Salles (nova sede na Avenida Paulista) - Andrade Morettin
 
- Urbanidade: Sesc 24 de Maio - Paulo Mendes da Rocha; MMBB (Marta Moreira, Milton Braga e Fernando de Mello Franco), Danilo Santos de Miranda
 
- Obra de arquitetura no Brasil: Moradias de estudantes na Fazenda Canuanã - Rosenbaum (Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela), Aleph Zero (Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes), Ita Construtora (Helio Olga)
 
- Obras referenciais: Alberto Xavier
 
- Fronteiras da Arquitetura: Guto Lacaz
 
- Resistência Urbana: Bixiga; Vai-Vai; Festa de Nossa Senhora Achiropita; Teatro Oficina; União de Mulheres de São Paulo; Casa de Dona Yayá / Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC USP)
 
- Difusão Cultural: Vicente Wissenbach

Outras Notícias