Acontece

Navegação

IAC inaugura nova sede no centro de São Paulo

Instituto de Arte Contemporânea estreia espaço na Av. Doutor Arnaldo em prédio próprio

Publicado em 10/03/2020

No dia 14 de março o IAC (Instituto de Arte Contemporânea) convida alunos, professores e colaboradores da Belas Artes para a inauguração da sua nova sede, localizada na Avenida Doutor Arnaldo, no coração de São Paulo. Após 20 anos atuando em locais cedidos por parceiros, pela primeira vez o instituto funcionará em espaço próprio, em um prédio reformado, de quatro andares.

A nova sede da instituição, a única no Brasil exclusivamente voltada à preservação de arquivos pessoais de artistas nacionais modernos e contemporâneos, conta com espaços equipados para processar, tratar e proteger seus 13 acervos, além de duas áreas de exposição, auditório e sala de atendimento a pesquisadores. Estão previstos também um café e uma loja/livraria.

O IAC oferece o Núcleo de Documentação e Pesquisa, para os estudiosos, exposições com o trabalho de grandes artistas brasileiros, para o público, cursos, palestras e workshops. E, por meio de sua interface online, atende a pesquisadores de todo o mundo, que podem acessar o seu banco de dados. Hoje seu acervo possui 42 mil documentos higienizados, organizados, catalogados e digitalizados.

“Luzes da Memória” será lançada em comemoração à abertura da nova sede do IAC e apresenta projetos inéditos de artistas que em 2019 e 2020 passaram a confiar seus arquivos ao instituto, como Carmela Gross, Antonio Dias, Ivan Serpa, Jorge Wilheim e Rubem Ludolf. Além de obras de dois artistas integrados anteriormente ao acervo: Iole de Freitas e Sérvulo Esmeraldo. A exposição tem curadoria do crítico Ricardo Resende e de Marilúcia Bottallo, museóloga e diretora técnica do IAC.

Inauguração da nova sede do IAC

Data: 14 de março de 2020, das 11h às 18h (aberto ao público em geral)

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 126 – São Paulo

Telefone: 11 3129-4898 | Site: www.iacbrasil.org.br

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Funcionamento do Núcleo de Documentação e Pesquisa: de terça a sexta, das 10h às 17h, mediante agendamento

Exposição “Luzes da Memória”: De 14 de março a 14 de junho de 2020

Instituto oferece voluntariado a estudantes da Belas Artes

O IAC oferece um programa de voluntariado aos alunos de todos os cursos de graduação da Belas Artes para o cumprimento de horas complementares. Os interessados devem mandar um breve currículo para o endereço educativo@iacbrasil.org.br, indicando suas disponibilidades de horário. Além disso, deverão comparecer ao treinamento no dia 12 de março, das 10h30 às 11h30 ou das 15h30 às 16h30. Os alunos receberão certificados de voluntariado.

As atividades consistem em prestar atendimento ao público e ação educativa na exposição “Luzes da Memória” que acontece de 14 de março a 14 de junho de 2020, das 10h às 18h.

Outras Notícias