Acontece

Navegação

Belas Artes promove Semana de Estudos Aplicados em parceria com @realcoolsampa e Criar +

Oficinas e palestras serão transmitidas por lives na segunda edição do Curta Em Casa Festival

Publicado em 14/04/2020

Entre os dias 13 e 17 de abril a Belas Artes realiza a tradicional Semana de Estudos Aplicados, onde os quartos e quintos semestres das turmas de comunicação e artes tem acesso a profissionais com múltiplo repertório e áreas de atuação. Devido ao isolamento social, como medida de contenção do COVID-19, a instituição de ensino mantém o evento em seu calendário ao se unir ao #CurtaEmCasaFestival para viabilizar lives da programação no Instagram. O projeto conta com o time de professores e monitores da casa, reunidos no Criar+, na produção e identidade visual, além da direção e criação em parceria com o @realcoolsampa.

Contemplando os cursos de Artes Cênicas e Artes Visuais, Fotografia, Jornalismo, Licenciatura em Artes, Mídias Sociais Digitais, Música, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas, a próxima edição da Semana de Estudos Aplicados viabiliza aos alunos e público geral o contato e a troca de experiências com mais de 80 profissionais da economia criativa. O line-up conta com apresentações ao vivo, das 9h às 21h. O conteúdo varia entre entrevistas, música, performances, palestras, oficinas, lançamentos e até exposição virtual.

Um dos destaques é a série fotográfica Sala de Aula, produzida desde dezembro de 2007, pelo fotógrafo, artista visual e docente Luciano Alarkon. Seus registros mostram a sala de aula vazia pelos mais variados contextos e, frente ao isolamento social, é pertinente a exposição inédita. Para o artista, as fotografias indicam que a sala de aula é apenas o suporte do processo educacional que se dá na troca professor-aluno, e a quarentena reforça a ideia. “Na hora, lembrei das fotografias e pensei, está na hora delas saírem do meu arquivo e serem expostas de forma remota, assim como a maioria de nós está trabalhando e interagindo, para mostrar que o importante são as pessoas, nós é que estávamos nos esquecendo disso”, conta Alarkon.

Outra novidade é o lançamento de dois videoclipes do cantor e compositor João Suplicy, resultado do trabalho integrado dos alunos de Rádio e Televisão Beatriz Avellar, Clara Rie, Fernanda Medrado, Isabella Sayão e Luciana Brigratti, além do estudante de Fotografia Antônio Leal e Karina Tie Okajima, discente de Design Gráfico. Na apresentação do trabalho, o professor Tiago Souza interage com João Suplicy por live e, posteriormente, o artista toca ao vivo.

A Semana de Estudos Aplicados inaugura ainda a série de lives Futuro das Cidades do @realcoolsampa. O conteúdo compila entrevistas de analistas de diversos setores sociais, como moda, urbanismo, alimentação, arte e transporte. A série reflete sobre o possível futuro das grandes metrópoles, com enfoque em São Paulo, abordando oportunidades, desafios e expectativas em tal contexto. O primeiro episódio traz o entrevistado Marcos Virgílio da Silva, coordenador de mestrado da Belas Artes.

A programação é divulgada no Instagram, onde ocorrem as lives. Não é necessário inscrever-se previamente. O evento é gratuito e disponibilizado para o público em geral.

Outras Notícias