Acontece

Navegação

Instituto de Arte Contemporânea conquista Prêmio APCA 2020

IAC foi premiado na categoria Melhor Atividade Cultural

Publicado em 29/01/2021

No dia 18 de janeiro foi divulgada a lista selecionada pela Associação Paulista de Críticos de Arte com os vencedores do Prêmio APCA 2020. O Instituto de Arte Contemporânea (IAC), que já recebeu um prêmio anterior na categoria Artes Visuais por Melhor Iniciativa Cultural em 2007, foi premiado novamente e na mesma categoria na edição 2020, desta vez por Melhor Atividade Cultural. 
 
A diretora técnica do IAC e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria da Belas Artes, Profª Dra. Marilúcia Bottallo, atribui o prêmio conquistado ao ineditismo do trabalho do instituto. “Preservamos, colecionamos e divulgamos arquivos pessoais de artistas brasileiros, com o processo de trabalho do artista. Essa nossa iniciativa cultural não existe no Brasil. Somos os únicos”.  
 
À frente da coordenação de todas as ações do acervo, desde processos de coleta, conservação e divulgação, a diretora destaca o bom trabalho em equipe nos processos de conservação, higienização, limpeza e organização, assim como a digitalização e a catalogação de todos os materiais. 
 
“Nesse ano tão difícil, ganhamos este prêmio, que tem muito valor para nós. A APCA é uma instituição renomada e o prêmio não possui candidatura. Os membros do júri definem os destaques em diferentes categorias, nas áreas de Arte e Cultura na cidade de São Paulo.”
 
Com 23 anos de história, o IAC esteve alocado no prédio da Belas Artes por nove anos. Hoje, apesar do novo endereço, a parceria continua rendendo frutos artísticos e estabelecendo um relacionamento forte entre as instituições: o Instituto conta com dois colaboradores formados pela Belas Artes e um em formação.  

Outras Notícias