Acontece

Navegação

IX Semana Diplomática

Relações Internacionais e Cultura

Publicado em 08/04/2010

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo convida para a IX Semana Diplomática, de 12 a 16 de abril, cuja apresentação versará sobre o tema Relações Internacionais e Cultura.

12 de abril, às 9h – Tema: Política e Relações Internacionais

Mediador: Prof. Alcir Desasso

Palestrante: Deputado Estadual Milton Flávio
Vice-Líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Entrou para a política em 1995, quando já era um profissional de reconhecida competência na área médica. Foi eleito pelo PSDB com 35.145 votos, tornando-se no primeiro dia líder do PSDB na Assembléia Legislativa. Político atuante, autor de leis importantes e revolucionárias, hábil negociador e com forte presença no plenário, Milton Flávio sempre está em destaque na Assembléia, onde, ao longo destes seus quatro mandatos, foi Líder do PSDB e do Governo Mário Covas, vice-líder do Governo Geraldo Alckmin e atualmente é vice-líder do Governo José Serra.

12 de abril, às 20h – Tema: Diplomacia Participativa

Mediador: Prof. Demetrius Cesário Pereira

Palestrante: Dra. Marcia Freire

Reconhecida como um dos membros mais ativos dentro da comunidade Brasileira na Bélgica, recebeu o Título de Embaixadora da Diplomacia Participativa, resultado de um trabalho árduo traduzido em realizações concretas de encontros, eventos que aproximaram pessoas, instituições, empresariais e governamentais, Brasileiras/Belgas, latino americanas e Comunitárias. Função que ela abraçou com paixão, tendo em vista seu objetivo de trabalhar a imagem positiva do país no exterior.Prestou inestimável contribuição à articulação dos trabalhos da chancelaria em Bruxelas. Exerceu um papel aglutinador – sem o qual não teria vingado a extraordinária experiência da Diplomacia Participativa.

 

Títulos e Condecorações recebidos:

 

  • EMBAIXADA DO BRASIL NO REINO DA BÉLGICA
  • Embaixadora Democracia Participativa
  • Ministério da Educação e Cultura
    Ordem do Mérito Cívico e Cultural
  • Dama-Comendadora
  • Chanceler Européia
    Grã-Cruz da Ordem de Cabral
    Recebidos na Vila de Belmonte – Portugal (setembro/2007)
  • Responsável e Coordenadora Geral do projeto “Drums for Peace” para as Américas
  • Membro integrante da Associação “Femme d’europe”
    Diretora de Assuntos Sociais e Culturais – na Liga Cultural Árabe-Brasileira.
  • Delegada pelos Direitos Humanos para o Estado de São Paulo – CNDDH – (setembro/2009)
  • API-Associação Paulista de Imprensa Correspondente CEE(fevereiro/2007)
  • Diretora de Relacionamento Internacional– SIC-Editora/ Revista Elite

 

13 de abril, às 9h – Tema: Marketing Internacional de Moda

Mediador: Prof. Corival Alves Carmo Sobrinho

Palestrante: Profa. Ma. Sandra Penkal
Coordenadora do curso de Design de Moda da Belas Artes

Mestra em Educação, Arte e Historia da Cultura, com dissertação nas áreas de Design e Marca. Pós-graduada em Planejamento Estratégico, especialista em Gerenciamento de Produtos, Marcas e Planejamento Estratégico. Coordenadora do Curso de Design de Moda - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Professora Universitária em Marketing, Planejamento Promocional, Empreendedorismo e Negócios nos cursos superiores de Marketing, Moda, Design Gráfico e Design de Produto. Ampla vivência em consultoria e experiência em cargos executivos em empresas multinacionais como Natura e Banco Noroeste. Sócia-proprietária da empresa Companhia e Negócios e premiada em concursos de design.

13 de abril, às 20h – Tema: O Trabalho do analista internacional

Mediador: Prof. Helton Reginaldo Presto Santana

Palestrante: Sr. Atila Berardinelli
Relações Internacionais Institucionais da FIESP

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2006), foi coordenador dos voluntários da UNCTAD, estagiário da Secretaria de Relações Internacionais do Município de São Paulo (2004-2005) e atualmente é Relações Internacionais Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, responsável pelas regiões África e Europa.

Palestrante: Vivian Makia
Assessora de Relações Internacionais - Prefeitura de Guarulhos

Possui graduação em Relações Internacionais pela PUC-SP, foi estagiária da Secretaria de Relações Internacionais do Município de São Paulo (2004-2005), e atualmente é Assessora da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Município de Guarulhos-SP.

14 de abril, às 9h – Tema: Convivência entre diferentes culturas

Mediador: Prof. Demetrius Cesário Pereira

Palestrante: Srta. Mariana Barros
Managing Partner Differance Intercultural Consultants

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e mestrado em Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/Puc-Sp) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente elabora e realiza palestras sobre interculturalidade para empresas de treinamento transcultural para executivos expatriados. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais.

Palestrante: Srta. Ana Clara
Diretora Central de Intercâmbio Agência Moema

Diretora da Agência de Moema da Central de Intercâmbio vai nos mostrar um pouco sobre estas possibilidades de intercambio e o efeito disto na vida dos estudantes.

14 de abril, às 20h – Tema: Área Internacional no setor privado

Mediadora: Profa. Luciene Patricia Canoa de Godoy

Palestrante: Sr. Fabio Rua
Analista Internacional: Diretor de Políticas de Comércio Internacional da Embraer.

Graduado em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), pós-graduado em Diplomacia Econômica pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestre em Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ). Atualmente, é Diretor de Políticas de Comércio Internacional da Embraer. Sua função engloba a gestão de temas político-institucionais com potencial de impactar os negócios da empresa, como os presentes em negociações de acordos regionais e multilaterais de comércio e organismos internacionais, como a OMC e OCDE.

Representante da Embraer em entidades de classe e empresariais, sua trajetória profissional inclui passagens pela Companhia Vale do Rio Doce (Vale) e Câmara Americana de Comércio (AMCHAM)

É co-autor dos livros: "O Mundo das Relações Internacionais" - Editora Aduaneiras (2009), “Manual de Diplomacia Corporativa” – Editora Atlas (2007) e “O Brasil e os Grandes Temas do Comércio Internacional” – Editora Aduaneiras (2005) e “ALCA: Riscos e Oportunidades – Editora Manole (2003).

15 de abril, às 9h – Tema: Relações Internacionais e Cinema

Mediador: Prof. José Ronaldo Mathias

Palestrante: Prof. Sidney Ferreira Leite
Supervisor Administrativo da Belas Artes

Supervisor administrativo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e avaliador institucional do MEC. Leciona há mais de vinte anos em cursos superiores. Trabalha há aproximadamente 15 anos na área de gestão de cursos de graduação e pós-graduação. Foi coordenador do curso de Lato Sensu e Stricto Sensu da Faculdade Cásper Libero, ambos na área de comunicação. Participou da criação do curso de graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Tem pós-doutorado em Comunicação, desenvolve o tema Comunicação e Novas Tecnologias Digitais: reflexões e teorias e defendi tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre o papel do cinema na política externa norte-americana durante a 2a Grande Guerra. Escreveu três livros e artigos sobre esse tema em diversos periódicos científicos e de divulgação.Orienta pesquisas de iniciação científica e trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação, ministro cursos in company sobre o tema negociação.

15 de abril, às 20h – Tema: A Cultura da Cruz Vermelha, o Direito Humanitário e o impacto na sociedade

Mediador: Prof. Alberto Montoya Correa Junior

Palestrante: Sr. Fernando Soler Bravo
Voluntário do Depto. Juventude - Cruz Vermelha

Graduou-se em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi membro do DIPMack – Grupo de Estudos e Debates de Direito Internacional Público daquela universidade. Fez os cursos de Direito Internacional da The Hague Academy of International Law. Participou do treinamento de peacekeepers brasileiros enviados à missão da ONU no Haiti (Minustah). Suas experiências profissionais anteriores foram como advogado e nos estágios que fez no Ministério Público Federal, na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, no Superior Tribunal de Justiça e na Corte Internacional de Justiça (Haia). Atualmente, é funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e coordena o Grupo de Juventude da filial paulista da Cruz Vermelha Brasileira.

16 de abril, às 9h – Tema: A Cultura Árabe

Mediador: Prof. Olavo Henrique Furtado

Palestrante: Sr. Rodrigo Solano
Câmara Brasil - Árabe

Graduou-se em Administração de Empresas e Comércio Internacional pela Universidade Paulista (1996 – 1999) e fez Latu Sensu em Marketing Internacional pela Universidade Paulista (1999 – 2000).  Especializou-se em MBA Executivo pela Brazilian Business School em 2009.
Rodrigo Solano tem especialidade em Promoção do Comércio;  Pesquisa de Mercado e Internacionalização do pessoal. Possui fluência em Inglês, Português e Espanhol e avançada comunicação em francês. Conhecimentos intermediários em alemão e árabe. Aquisição de conhecimentos em todas as línguas BRIC: Chinês, Hindi e Russo. Possui Experiência Internacional em 26 países.
Desde 2005 atua como Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Brasileira de Comércio Árabe.  Anteriormente trabalhou no Marketing Office do Tailandês Trade Center São Paulo (1998-Março de 2005) e como Assistente de Consultoria em Comércio Internacional na DBI Comércio Exterior (1997-Maior de 1998).

Participe!

IX Semana Diplomática
Relações Internacionais e Cultura

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Auditório Raphael Galvez Dazzani – Unidade 2
Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – São Paulo
Datas: de 12 a 16 de abril de 2010
Evento gratuito e aberto à comunidade

Apoio:

Outras Notícias