Acontece

Navegação

Mobiliários Infantis Acessíveis são destaques na Revista aU

Projeto idealizado pela Profa. Denise Xavier e desenvolvido por alunos de Arquitetura e Urbanismo é realizado desde 2010 na Belas Artes

Publicado em 29/08/2014

Unindo fatores como criatividade e sustentabilidade, a Belas Artes ganhou um espaço especial na edição de agosto na Revista aU graças ao projeto realizado por alunos do penúltimo ano de Arquitetura e Urbanismo de todos os semestres. Pensados para ambientes de assistência à infância, com caráter lúdico e pedagógico, os “Mobiliários Infantis Acessíveis” são frutos da disciplina Plástica e Desenho de Objeto, ministrada durante um semestre.

A Profa. Denise Xavier idealizou e até hoje acompanha a fase de projeto, execução e doação desse material, que é destinado a crianças de regiões carentes de São Paulo. Desde 2010, quando começou a ser promovida na Belas Artes, a iniciativa já engajou mais de 1.200 alunos e atendeu a 2.800 crianças de 21 brinquedotecas distintas. Neste ano de 2014, por exemplo, a Bem Querer Assistência Social e a Igreja Batista Castelo Forte receberam 14 peças.

Além do caráter social, claro, os alunos são estimulados a pesquisar e se aprofundar no tema “Mobiliários Infantis Acessíveis” antes de colocar a ‘mão na massa’ de fato. O tipo de móvel, isto é, mesa, poltrona, arquibancada, etc; além de um adjetivo, como Oscilante, Vibrante e Irregular, são repassados aos grupos de modo que todo o processo possa ser iniciado. A missão deles, ainda, é refletir na superfície das peças obras de artistas contemporâneos.

Em entrevista à Revista aU, que inclusive traz a iniciativa em seu site (área de leitores cadastrados / assinantes),  a Profa. Denise diz que os alunos são incentivados a pensar em estruturas próprias às crianças. Com a segurança exigida, os pequenos podem aproveitar cada centímetro. É por isso que, neste processo, maquetes, testes com bonecos (entre eles, cadeirantes), escolha de materiais e folders explicativos são tão importantes quanto pensar projetar o móvel.

Aproveite e conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes. Inscrições para o Vestibular 2015/1 podem ser feitas a partir de 22 de setembro de 2014!

Outros acontecimentos