Acontece

Navegação

Alunos de Design de Moda contribuem com coleção de Patrícia Viera

Estilista carioca trouxe para a Belas Artes, pela 2ª vez consecutiva, o desfile do SPFW – passarela da coleção Verão 2015/16 foi montada no MUBA

Publicado em 29/04/2015

Pela segunda temporada consecutiva, Patrícia Viera escolheu o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para mostrar sua coleção. O ambiente acadêmico tem tudo a ver com o momento atual da estilista: ainda mais voltado para processos artesanais, pesquisa e inovação. Se em Inverno 2015 ela optou por apresentar a coleção numa sala de modelagem, explicando minuciosamente cada look, Verão 2016 a viu retomar a passarela, mas de maneira intimista. A sala de desfile montada no Museu Belas Artes de São Paulo (MUBA) aproximou os convidados e ganhou uma parede verde, montada poucas horas antes da apresentação, remetendo à Costa Rica, tema da estação.
 
A natureza e a arquitetura da cidade inspiraram detalhes empolgantes. Flores em efeito 3D vieram aplicadas sobre tule, enquanto outras, gigantes, decoravam as costas da jaqueta branca e a frente de um top. as bandeirinhas picotadas em vermelho escarlate são pílula de bom humor imediato.
 
As peças com paisagens verdejantes, pintadas à mão pela artista plástica Klaucia Badaró, são absolutamente poéticas, enquanto o floral vazado que abriu o desfile é verão. Tressês elaboradíssimos, franjas salientes e recortes a laser delicados – inclusive, nos novíssimos bodies – ressaltam a maestria e inventividade da estilista carioca.
 
Cortado a laser, a Desiderata, famosa carta anônima encontrada em uma igreja dos Estados Unidos nos anos 60, aparece recortada e bordada em letras manuscritas sobre saia e jaqueta. O efeito está conectado à ideia do “Exército do Amor” de Patricia, alusão delicada e romântica ao fato da Costa Rica não possuir um exército. Alquimias como essas impressionam no trabalho dela. Trabalhando somente sobre o couro, Patricia é capaz de trazer à tona texturas e decorativismos que transformam completamente o material.
 
Nesta estação, ela acrescentou mão de obra fresh nas três últimas semanas de finalização da coleção. A convite de Patricia Cardim, diretora do Centro Universitários Belas Artes de São Paulo, alunos do curso de Design de Moda sob a coordenação da Profa. Dra. Valeska Nakad receberam aulas da estilista e ajudaram no desenvolvimento de seis peças, como na sequência de flores em tons variados de marrom. “Tenho sentido necessidade de aproximação com o meio acadêmico e essa troca têm sido ótima”, confessou Patrícia Cardim.
 
Outra novidade da marca é a linha infantil de 1 a 6 anos, desenvolvida em parceria com a estilista Beatriz Gontijo, da marca carioca Nunim. Toda em couro, já dá a dimensão de como vai vestir sua primeira neta (sua filha Andrea, que comanda a Pat Pat’s, está grávida). 
 
Por Silvana Holzmeister, editora de moda e professora do curso de Design de Moda.
 
Fotos: Zé Takahashi/Ag. Fotosite
 
Ficha técnica
Beleza: Max Weber
Styling: Felipe Veloso
Direção criativa: Patricia Viera
Equipe de estilo: Andrea Viera, Marcos Lageano e Cristiano Ribeiro
Trilha: Zé Pedro
Produção executiva: Sandra Godoy
Cenografia: Fernando Sappuro
 
Equipe Belas Artes
Valeska Nakad
Emanoel Silva
Mariana Costa Ruga
Bianca Machado de Moraes
Jacqueline Mayumi Omiya
Isabela Siqueira de Almeida
Carolina Tonnetti dos Santos
Isadora Russi Arashiro
Tarsila Guerrero
Patricia Cristina Brandão Mani
Mariana Gobatti da Silva
Jal Vieira
Alan Piter Moraes Rios
Sérgio Tavares
 

Outros acontecimentos