Acontece

Navegação

Estilistas e pesquisadores discutiram a Roupa do Futuro na Belas Artes

Segunda edição do festival WeAr – Conectando Moda e Tecnologia ocorreu no dia 8 de novembro

Publicado em 17/11/2016

Ver Notícia Relacionada

A Roupa do Futuro foi o tema daedição do festival WeArConectando Moda e Tecnologia, evento que reuniu estilistas e pesquisadores nacionais e internacionais na Belas Artes no último dia 8 de novembro. Entre palestras, oficinas e desfiles, os participantes discutiram tendências e apresentaram novidades sobre tecnologias vestíveis e o futuro da moda
 
Na mesa “Roupas e Acessórios Captam Sentimentos”, a professora da Belas Artes, Bruna Petreca, contou sobre seus trabalhos em design de experiências, como no projeto “Digital Sensoria”, que explorou a sensação das pessoas ao tocarem em materiais têxteis e criou um aplicativo que reproduzia o toque em tecidos. “As possibilidades de comunicar sensações e emoções em wearables serão enormes se entendermos melhor o corpo humano”, afirmou.   
 
Andrea Bisker, especialista do WGSN, resolveu falar sobre uma tendência imaterial: a empatia. Para isso, apresentou o projeto “E-generation”, que utiliza realidade virtual para conectar crianças dos mais diversos países do mundo e apresentá-las a outras realidades. “Em geral, a gente não aprende o que é ser empático”, disse. 
 
As convidadas internacionais Clara Daguin e Becca McCharen desfilaram suas recentes criações de wearables. Clara, cujas peças utilizam estruturas de fibras ópticas, contou sobre as pesquisas que levaram até o resultado de seus trabalhos e revelou modelos que interagem com as reações do corpo, como a blusa que acende no ritmo do batimento cardíaco. Becca, a primeira designer a desfilar peças tecnológicas na semana de moda de Nova York, apontou a tecnologia vestível como uma forma de empoderamento feminino.  

Outros acontecimentos