Acontece

Navegação

Biblioteca Infantil Multilíngue é inaugurada na Belas Artes

Acervo reúne mais de 11 mil livros infantojuvenis em diversos idiomas

Publicado em 22/08/2013

 

Em 9 de agosto, um grande evento marcou a inauguração da Biblioteca Infantil Multilíngue Belas Artes, o primeiro espaço da América Latina com livros em diversas línguas para crianças e jovens de até 15 anos. Na programação, destaque para a palestra da Ministra da Cultura Marta Suplicy.

A proposta da Belas Artes é manter um espaço totalmente dedicado à formação cultural e artística do público infantojuvenil, fazendo com que esses futuros universitários descubram e redescubram a leitura por meio de 11 mil exemplares de livros, revistas, gibis e itens de informática.

Entre as obras de língua inglesa disponíveis, destaque para o livro escrito por Barack Obama, “Of Thee I Sing: A Letter to My Daughters”, que foi inspirado em suas filhas. Não parando por , os visitantes ainda se deparam com títulos em espanhol, japonês, italiano, francês e alemão.

A maior parte deste precioso acervo foi doada por Duda Porto de Souza. Ela, falando nisso, esteve na inauguração juntamente com outros importantes convidados, caso do subprefeito de Vila Mariana, Luiz Fernando Macarrão, reitores e diretores de escolas e universidades, entre outros.

Importância do espaço

No dia seguinte à inauguração, um sábado, o Pró-Reitor Administrativo da Belas Artes, o Prof. Me. Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues, trouxe a filha para conhecer a Biblioteca e acabou se surpreendendo com a história de um pai e de seus três filhos, atraídos ao local por uma razão bem curiosa.

“Comecei a conversar com aquele senhor ao ver que nossos filhos brincavam juntos. Ele me disse que há muito tempo procurava por um lugar assim em São Paulo”, diz Starke. “Como moraram por 18 anos na Inglaterra, ele temia que as crianças de 10, 8 e 6 anos perdessem a familiaridade com o inglês”, completa.

A surpresa do Pró-Reitor foi ainda maior ao saber que eles deixaram o bairro de Interlagos especialmente para visitar a Biblioteca Infantil Multilíngue, local que, inclusive, também tem atraído a atenção da imprensa. Veja abaixo alguns exemplos que saíram na mídia e assista à matéria do Jornal da Gazeta.

Impacto da inauguração na imprensa

Estadão - São Paulo ganha biblioteca infantil multimídia
Folha - Livros infantis em vários idiomas abastecem nova biblioteca
Revista Crescer - Biblioteca Infantil Multilíngue: livros do mundo inteiro para crianças

FICHA-TÉCNICA DO PROJETO – EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
Engenharia: Rodrigo Valente - Time Belas Artes
Arquiteto: Leonardo Rio - Time Belas Artes
Interiores: Empresa D5
Visual Merchandising: Heloisa
Conceito Gráfico: Leandro Freitas e Fernando Antunes - Time Belas Artes
Tecnologia: João Miranda Gomes - Time Belas Artes
Interatividade: Rodrigo Beloto
Curadoria: Leila Rabello e Duda Porto de Souza - Time Belas Artes
 

Outros acontecimentos