Biblioteca

Navegação

Programa Biblioteca Cidadã

O Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, trabalha com ações relacionadas à cidadania desde 1994. Assim sendo, são 15 anos de ações que promovem e democratizam o acesso à leitura por meio de doação de livros para o desenvolvimento do hábito de leitura, doação de materiais escolares e alimentos, auxílio às festas sazonais, como entrega de chocolates na páscoa, prendas e alimentos juninos, brinquedos no dia da criança e natal. Contempla, também, o atendimento a pessoas com necessidades especiais [físicas e sensoriais] e realização de campanhas contributivas em prol das necessidades das instituições parceiras atendidas (em torno de 25 instituições).

Em 2002, o projeto foi repensado e reestruturado com um novo conceito: Biblioteca Cidadã que visa não só a arrecadação e distribuição de materiais para as instituições de assistência social, mas também o intuito de despertar na comunidade acadêmica e seus parceiros a importância da responsabilidade social.

A Biblioteca Cidadã é uma iniciativa que têm como finalidade fornecer apoio a entidades assistenciais, comunidades e escolas, por meio de treinamento e capacitação de profissionais para a implantação, atendimento e formação de acervos. Realiza também ações internas de mobilização entre os corpos discente, docente e administrativo, arrecadando, por meio de doações: livros, materiais escolares, brinquedos, alimentos, entre outros.

Neste contexto, o Sistema de Bibliotecas, por meio da Biblioteca Cidadã, também gerencia a Sala de Leitura Aprendiz Belas Artes, localizada no Projeto Aprendiz, sito à Rua Padre João Gonçalves, nº 100 – Vila Madalena. Com acervo de aproximadamente 2.000 obras; atende diariamente 80 pessoas, entre crianças e adolescentes. E ainda, a Biblioteca Comunitária UNAS/Heliópolis - acervo com aproximadamente 9.000 obras. Público em potencial, 130 mil pessoas. Localizada na Rua da Mina, 52A – Heliópolis – SP