Programa (in)Formados

Navegação

Depoimentos

Publicado em 10/10/2013

Conta pra Gente!: com Sueli Garcia

Nossa querida professora e coordenadora Sueli Garcia, em seu depoimento, nos contou sobre suas lembranças de aluna e trajetória profissional.

Conta pra gente, Sueli!

Eu tinha 6 anos de idade e já desenhava em toda superfície que encontrava - e que deixavam, é claro. Na primeira vez que fui ao centro da cidade, uma tia me disse que naquele prédio da Luz estudava-se desenho, aquilo que eu tanto gostava. Na conversa, eu disse a ela: “é lá que eu vou estudar quando crescer”. Em 1984, contra tudo e todos, porque minha situação financeira não me possibilitava ir à faculdade, a empresa se dispôs a pagar. Enquanto isso, eu completava meus 8 anos e meio de datilógrafa, um aprendizado que modificou minha percepção. Finalizei a faculdade e pude trabalhar pela primeira vez como desenhista de perspectiva em uma loja de cozinhas planejadas. Uma única aula do Prof. Delton Capozzi me possibilitou arrumar esse emprego; as orientações dele foram sulcadas na minha mente e espírito de forma que eu jamais esqueceria.

Com minha formação na Belas Artes também me dava a oportunidade de ser professora – e, assim, segui por quase nove anos como professora do Ensino Médio, inicialmente na disciplina História da Arte, outra marcante contribuição do Prof. Santoro. Estava traçado o meu destino: designer de interiores e de produto e historiadora em design. Com isso, descobri que acreditar que o destino é uma força maior e mais sábia que nós, é um caminho feliz. Completarei 18 anos como docente em Design de Interiores – hoje, coordenadora. Os últimos 11 anos como professora em Design de Moda  me possibilitaram trabalhar como figurinista e, 20 anos como designer de interiores, me trouxeram experiência como professora e cenógrafa.

A Belas Artes foi uma instituição que me deu liberdade de crescer sem limites, acreditou e apostou em mim. Parti pro mundo pra conhecer novas terras, novas culturas. Na continuidade da minha formação, parti para a pós-graduação, mestrado e agora finalizando o doutorado com bolsa parcial da Belas Artes. Sabe o que são 18 anos de relacionamento? É uma vida... uma vida feliz, com muita satisfação e orgulho de pertencer a Belas Artes e, acima de tudo, ter a capacidade de carregar a sua família na vitória, a de sangue e a de espírito, já que tenho companheiros de mais de 20 anos de estrada, minha família “febaspiana”. 

 

Sueli Garcia

Out/2013

Outros artigos