Programa (in)Formados

Navegação

Eventos

Publicado em 28/02/2014

Reconstruindo Histórias

O Ciro que escolheu Carlota foi escolhido por Santoro, que o orientou na sua escolha.

Ciro Pompeu Silva Santoro  havia se graduado em Desenho Industrial na Belas Artes em 1996, mas voltou para cursar uma Pós-Graduação. Mais interessante é que em “A condição do sujeito nas artes plásticas”, TCC apresentado por ele em 10 de fevereiro de 2014, escolheu justamente Carlota Lopes de Oliveira* como estudo de caso.

Carlota se formou na Belas Artes em 1949 e, como pintora, deixou registrado em suas obras uma técnica que define tanto sua intensidade quanto suas possibilidades de manipulação das cores. Dona de um azul intrigante, sua escala tonal e tom cromático foram ainda mais observados e citados na pesquisa desenvolvida por Ciro.

As conexões entre pratas da casa não param por : Ciro foi orientado pelo artista e professor Antonio Santoro Jr., formado por aqui em 1973. Santoro atua como curador e crítico de arte e seu conhecimento e dedicação inspirou ainda mais Ciro, que decidiu por pesquisar a vida e obra da artista.

*Carlota faleceu em 2012. Em novembro de 2013, seus filhos abriram as portas de seu ateliê para receber a equipe do Programa (in)Formados.

história feita na BA mantém-se viva por se renovar constantemente

Outros artigos