menu

História da Arte – Teoria e Crítica

Pós-Graduação

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Envie para um amigo ou compartilhe:

Modalidade

Presencial

CAMPUS

Paraíso

DURAÇÃO

3 Semestres

Horários

SEG E QUA, das 19h00 às 22h40*

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer

Esse curso?

O curso de História da Arte apresenta um vasto repertório teórico e conceitual do campo das Artes Visuais, não se detendo a escolas ou linguagens especificamente. Sua importância está em oferecer aos interessados uma gramática visual e poética sobre o fazer artístico, capacitando o estudioso em artes a compreender, refletir e atuar no campo das artes.
O foco do curso é a pesquisa teórica, visual e estética sobre a arte. O Curso destina-se a formados na área de Artes, Comunicação, Design e Educação, bem como a todos os profissionais interessados em ampliar, consolidar e articular conhecimentos e práticas artísticas numa perspectiva crítica e propositiva.
A História da Arte apresenta-se como um campo de estudo e reflexão de grande importância nos dias atuais e nossa proposta contempla uma formação ampla em disciplinas tanto tradicionais como contemporâneas fortalecendo um conhecimento poético, teórico e mercadológico do objeto artístico.

VALORES

Valores

Cursos de Pós-Graduação

Edit Content

Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 36.370,95*
Primeira mensalidade de R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 1.086,09*R$ 39.099,34*
B30R$ 1.285,37*R$ 38.561,27*
C24R$ 1.494,62*R$ 35.870,95*
D18R$ 1.992,83*R$ 35.870,95*
EÀ vistaR$ 30.490,31*R$ 30.490,31*
*Valores referentes ao 2º semestre de 2024 (sujeito a alteração)

CALENDÁRIO 2024

ÁREA DO ALUNO

QUAIS SERÃO

SUAS DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

Arte e cultura ameríndia. Povos e produção ameríndia. Arte e agência. Perspectivismo ameríndio. Linguagens da arte ameríndia: contexto e relação.
Análise das relações entre Arte e Política na metade do Século XVIII e Século XIX: Neoclassicismo, Iluminismo e Revolução Francesa. Romantismo e realismo e o distanciamento do clássico. Os gêneros clássicos da história da arte: dos gregos ao impressionismo. A pintura e a escultura clássica.
Estudo sobre arte e poética. Processos e metodologia da criação e produção artística. Fundamentos e panorama da arte contemporânea. Processos e práticas de construção artística relacionados aos momentos e localidades específicos da arte hoje.
Estudo sobre arte em perspectiva antropológica. Arte e cultura no Ocidente. Os sentidos da cultura. Arte e prática cultural. A crítica do conceito de cultura. As aproximações e distanciamentos entre arte e cultura. Arte e reprodutibilidade. Arte e decolonialidade. Estudos Culturais.
O valor da obra de arte. O mercado de arte e suas instituições. A precificação da obra. Arte e marketing.
Projeto moderno e características da modernidade. As características sociais da modernidade. A crise do Sujeito e da representação. Os tipos de soluções formais típicos do modernismo e das vanguardas. Os diferentes campos artísticos e movimentos. As diferenças e semelhanças entre modernismo e pós-modernismo.
Arte africana e arte europeia. Cultura africana e sua produção artística. Arte africana tradicional. Arte africana popular. Arte africana contemporânea. Arte afro-brasileira.
Arte latino-americana: conceitos e conflitos. Arte latino-americana no século XIX. A Modernidade e o fim do academicismo. A obra de Rivera, Orozco e Siqueiros: o muralismo mexicano. Universos Particulares e Mitos Manifestos: o surrealismo na América Latina. O construtivismo e as poéticas do movimento na América Latina. O lugar da arte latino-americana na arte contemporânea .
Arte urbana e arte pública. Espaço público e arte. Novos espaços para se pensar a arte. intervenções artísticas e site-specifics. Arte no espaço público, arte como espaço público e arte de interesse público.
Compreensão dos diferentes aspectos da produção artística em novas mídias partindo de estudos sobre a imagem técnica e reprodutível até as mídias digitais contemporâneas; para tal, apresenta e analisa a produção de artistas e teóricos relevantes.
Museu e memória. História dos museus. Estudos práticos teóricos sobre atuações profissionais do artista visual. Atividade do curador. Curadoria e arte. Design de exposição.
Fundamentos da Filosofia e da Estética. O pensamento, a linguagem e a arte. Mímesis e a crise da representação. O belo, o idealismo e o gênio criador.
Performance: linguagem e história. A performance no campo expandido. Criação interdisciplinar em performance: vídeo-performance, foto-performance e performance-instalação. História da arte e performance. O corpo como espaço de articulação de processos biológicos e culturais. Diálogo poético com artistas reconhecidos da linguagem da performance.
Forma e expressão. Caracterização e expressão nos planos bi e tridimensional. Materiais e técnicas expressivas. Pensamento visual e espacial.
Fundamentos, características, histórico da Crítica de Arte, sua relação com a cultura e imprensa moderna. Crítica de arte como ferramenta da crítica da cultura moderna. Crise da crítica da arte e cultura contemporânea. Produção da crítica contemporânea nas perspectivas das novas teorias e abordagens da Teoria da Arte. Jornalismo cultural e a construção da Esfera Pública: gêneros e espaços de discussão.
  • carga horária: 400 horas
  • 3 Semestres
* As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Professores do curso

História da Arte – Teoria e Crítica

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

PROFA. DRA. MARILÚCIA BOTTALLO

PROF. DR. NATALÍCIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR

PROF. DR. ROBERTO BERTANI

PROF. DRA. MARIANE SALUM

PROF. MA. ADRIANA PALMA

PROF. ME. PEDRO NERY

PROF. DR. CLAUDINEI CASSIO DE REZENDE

PROF. MA. LUANNA JIMENES

PROF. DR. RENAN VIEIRA

PROF.DR. MARCELO CARNEVALE

PROF. DR. RONALDO MATHIAS

Coordenador do Curso
Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda. Professor da Graduação Teorias da Comunicação, Antropologia e História da Arte e Produção de Conteúdo para Redes Sociais. Coordenador da Pós em História da Arte. Autor do livro Antropologia e Arte (2014) pela Editora Claridade (Nova Alexandria) e Antropologia Visual (2016), pela Nova Alexandria.

Inscreva-se agora no curso

História da Arte – Teoria e Crítica

E faça parte do nosso time de mentes criativas

Edit Content

Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

Próxima Turma em Breve

Aproveite a oportunidade de turbinar sua carreira e alcançar seus objetivos! Inscreva-se agora para ser um dos primeiros a ser avisado quando nosso curso abrir.