A Belas Artes

Navegação

Honoris causa

O que é Honoris Causa?

O título Honoris Causa é uma homenagem a um profissional ou uma autoridade que, apesar de não exercer o magistério, ofereceu contribuição significativa a alguma área de conhecimento da instituição que o escolheu. Quem concede o titulo é o Conselho Universitário e o diploma é entregue ao agraciado em uma cerimônia específica.

Quais personalidades já receberam esse título?

A estilista Patrícia Vieira é a personalidade mais recente a receber esta titulação. Em outubro de 2015, a "Rainha do Couro" – como é conhecida –recebeu a homenagem pela sua contribuição à moda, cujo olhar contemporâneo vislumbra a identidade nacional, citando processos, materiais e a cultura local.

Em maio de 2011, José Eugênio Soares, o Jô Soares, foi homenageado por sua grande contribuição nas áreas das artes e comunicação, tendo atuado e criado diversas peças e esquetes para o cinema, televisão, teatro e literatura.

O engenheiro civil e prefeito de São Paulo Gilberto Kassab recebeu o título Honoris Causa em 2008. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo reconheceu-o como um importante apoiador da área, principalmente pela instituição da Lei Cidade Limpa, que resgatou e valorizou a arquitetura da cidade, até então esquecida detrás de tapumes e outdoors.

Antes dele, já haviam recebido o titulo Honoris Causa dois profissionais: em 2004, a jornalista Olga Krell teve sua contribuição à área de Design de Interiores reconhecida pelo Unicentro Belas Artes e, um ano antes, o curso de Comunicação Social levou o Conselho Universitário a conceder o primeiro titulo Honoris Causa a Washington Olivetto por sua importante atuação na área da Publicidade e Propaganda.

2015Patrícia Vieira
2011José Eugênio Soares
"Jô Soares"
2008Gilberto Kassab
2004Olga Krell
2003Washington Olivetto