Belas Artes fortalece parceria internacional com a OCAD University em projeto de design para impacto social

Iniciativa destaca o papel do design como agente de transformação e reforça o compromisso da Belas Artes com a inovação e a sustentabilidade 

O design pode e deve ser um instrumento de mudança. Essa é a ideia que conecta a Belas Artes, em São Paulo, à OCAD University, no Canadá, em uma parceria que vem ganhando reconhecimento internacional.

Por exemplo, recentemente, a OCAD University publicou a matéria “Design as a Catalyst for Positive Change”, destacando projetos que utilizam o design como ferramenta para construir um mundo mais justo, criativo e sustentável.
Entre as iniciativas mencionadas, está a colaboração com o Centro Universitário Belas Artes, que envolveu professores e estudantes no desenvolvimento de biomateriais e calçados sustentáveis, com base em insumos locais e práticas de economia circular.

Design que inspira transformação 

A professora e designer Ranee Lee, referência global em design social, é uma das mentoras do projeto e parceira da Belas Artes nessa jornada.

Além disso, seu trabalho à frente do laboratório DESIGNwith mostra como o design pode conectar comunidades, negócios e sustentabilidade — transformando resíduos em novos produtos e novas oportunidades.
“O design é uma ferramenta que nos leva a qualquer campo e conduz a resultados melhores”, afirma Prof.ª Lee. “Quando é guiado por valores humanos e ambientais, o design se torna catalisador de um futuro mais justo e centrado na vida.”
Essa visão também dialoga diretamente com a proposta pedagógica da Belas Artes, que incentiva a criação de soluções inovadoras com impacto real na sociedade.

Internacionalização e propósito 

A parceria com a OCAD University reforça o posicionamento da Belas Artes como um ecossistema criativo global, onde a inovação caminha junto com o propósito.

Por meio dessa colaboração, a instituição amplia as oportunidades de aprendizado, intercâmbio e desenvolvimento sustentável para sua comunidade acadêmica.
Além de fortalecer os laços com uma das principais universidades de arte e design do mundo, o projeto mostra que o futuro da educação criativa está na colaboração entre culturas e fronteiras.

Para saber mais acesse: https://www.ocadu.ca/news/design-catalyst-positive-change