Disney nas férias como experiência profissional – PP Belas Artes

Trabalhar na Disney durante as férias, é possível?

Colaboração: Mariana Zanon (1º semestre PP)

Sim, existe um programa de trabalho durante o período de férias. Esse programa ficou muito famoso pois vários youtubers e blogueiras comentaram sobre ele em suas redes sociais. Talvez você já tenha ouvido falar desse programa através de vlogueiros ou blogueiras, pelo site da STB ou por algum amigo que já participou do programa. O Disney Cultural Exchange Program é um programa de trabalho exclusivo para universitários oferecido pela Disney, com vagas em parques e resorts da Florida. Esse programa internacional acontece uma vez ao ano e atrai universitários do Brasil inteiro. Apenas esse ano, quem organiza a palestra e entrevista no Brasil é a agência de viagem STB. Além de conhecê-los em suas unidades físicas, vale lembrar que a Belas Artes possui uma unidade deles no térreo da Unidade 2, perto da cantina.

Quando abriram as inscrições para o processo seletivo, o site da STB teve mais de 40 mil acessos simultâneos. Universitários buscam esse programa de trabalho pois, para muitos, trata-se de ter a experiência de morar e trabalhar nos Estados Unidos, ganhando um grande aprendizado pessoal e profissional ao trabalhar em uma das maiores empresas de entretenimento no mundo e conviver com pessoas de diferentes culturas.

A primeira etapa é uma palestra inteiramente em Inglês onde será explicado tudo a respeito do programa (custo, roles, documentos necessários, tempo de duração, regras gerais). Depois, vem a primeira entrevista, em grupo, feita por um funcionário da STB, e então, a segunda entrevista, individual, realizada por funcionários da Disney.

Passando por esta fase, o candidato poderá ser chamado para trabalhar como Merchandising, Custodial, Quick Service, Character Performer, Atracttions ou Character Attendent. Para todos os roles será feito um treinamento diferente e específico.

Ao trabalhar na Disney, os novos Cast Members ficam hospedados nos condomínios providenciados pela empresa, dividindo apartamentos não só com brasileiros, mas também com universitários de outros países. Esses condomínios frequentemente tem festas, movie nights, karaokês e até bingo!

Entrevistamos a aluna Leticia Queiroz Carvalho (que faz Arquitetura e Urbanismo e participou do programa 2017/18 como Merchandising na Emporium – Main Street,  Magic Kingdom) e a ex-aluna Giovana Silvestrini (que formou-se na BA em Design Gráfico em 2017 e participou do programa 2017/18 como Attractions no The Seas with Nemo and Friends, Illuminations, Park Clear – Epcot). Confira!

Vocês acham que participar desse programa ajudou ou vai ajudá-las profissionalmente? E pessoalmente?

Leticia: Com certeza, porque a gente aprende a trabalhar com excelência, sempre pensando na felicidade dos clientes, e como eu também era cliente nas horas livres, via o quão bem nós trabalhamos lá. Não é fácil, mas adquirimos responsabilidade, flexibilidade, entre outras coisas. E na minha vida pessoal também me fez muito bem, eu nunca tinha morado sozinha (mesmo tendo colegas de apartamento) e foi uma experiência muito boa. O todo, em si, foi incrível e aprendi muito, sem contar que pratiquei ainda mais meu inglês e espanhol (que acabei falando bastante).

Giovana: Com certeza o programa ajudou bastante profissionalmente. Ajuda bastante a desenvolver o comprometimento, a pontualidade, as relações humanas (tanto com co-workers como com clientes), o processo de solução de problemas, a entender como funciona a dinâmica dentro de uma empresa enorme como a Disney. E, pessoalmente, não tem nem o que dizer! É enriquecedor interagir e ouvir histórias de pessoas do mundo todo, morar com pessoas que você nunca viu na vida, ser independente, controlar dinheiro, limpeza etc. Tudo isso nos faz evoluir muito.

Conte-nos um pouco sobre o programa, o dia-a-dia de trabalho e a experiência conhecida como magical moment..

Leticia: Eu normalmente tinha uma rotina de trabalho em que fechava a loja e, na Emporium, normalmente quem fecha fica até bem tarde. Tive turnos até às 3 da manhã em muitos dias, mas me acostumei fácil, pra mim o trabalho em si era bem tranquilo, eu tinha que entreter e ajudar os guests (clientes), fazer estoque e trabalhar no caixa, dependendo da quantidade de horas do seu turno é preciso fazer de um a três breaks. E normalmente eu tentava sempre pegar turnos longos de 11 horas, mas recebia vários turnos de 6 também que eu costumava trocar por maiores, pelo menos 8 horas. Os magical moments acontecem sim, até que com bastante frequência, mas não são momentos “de graça”, pelo menos na minha área que era a de merchan (como a gente chama o merchandising) normalmente tinha um porquê: os magical moments são mais como gentilezas, por exemplo, uma criança está cheia de sorvete na blusa e está no começo do dia, os pais não trouxeram outra blusa; eles não vieram te falar isso, mas como nós temos sempre que interagir com os guests, eles acabam comentando algumas coisas e você presta atenção, sabe? Então, você pode dar uma blusa de presente pra criança Ou então, uma família está na loja e eles estão tendo um dia muito ruim, algo aconteceu no dia deles e eles sem querer acabam desabafando ou comentando contigo, então você dá uma lembrancinha pra melhorar o dia deles, e por ai vai… Mas esses momentos não são como muitas pessoas pensam que é, que todo mundo ganha algo de graça… Na parte de comida isso acontece muito, de darem um doce de graça junto com a comida e etc, mas temos que ter em mente que é sempre pra melhorar o dia de alguém e fazer com que aquela viagem (que muita gente junta anos pra poder ir) seja incrível.

 Giovana: O programa é incrível. O melhor dele são as pessoas que você conhece, tanto aqui do Brasil, como coworkers, guests, eles fazem a diferença. E fazem muita falta. Não é um programa de férias, é um programa de trabalho e você vai trabalhar muito. Passar horas e horas em pé, às vezes cansada, as vezes pulando de alegria. Eu tive bastante hora de trabalho, nunca trabalhei menos de 40 horas na semana e teve semana que me deram 60. Então recebia uma quantia boa que dava para viver tranquilamente. Tinha dias que trabalhava 13 horas, mas em outros que eu trabalhava 6 e aproveitava para ir nos parques passear. Eu gostava muito da minha work location, era um lugar tranquilo, os guests estavam sempre felizes. Fazia vários magical moments deixando pessoas entrarem no fastpass ou mostrando uma entrada secreta para irem na atração de novo sem fila. Ou pedia autógrafos quando via alguma menina vestida de princesa. Sem contar que eu trabalhava dentro de um aquário gigante lado a lado com os golfinhos mais fofos que você pode imaginar! O programa superou minhas expectativas. Eu sabia que teria que trabalhar, trabalhei muito e gostei. Mas também saia sempre para passear e nunca deixava o tempo livre passar em branco. Dormir a gente dorme no Brasil. É um programa muito intenso, é curto, você vive tudo o que tem pra viver nesses três meses e vale muito a pena. E é um programa que vai ser diferente para cada pessoa, pois o seu programa é você quem faz.

Alguma dica para quem quer participar do programa?

Letícia: Alguma dica? Poxa, eu acho que a dica é não deixar de acreditar nas oportunidades que a vida traz. Eu tive vários empecilhos pra conseguir fazer o meu programa e mesmo assim consegui, é uma experiência que eu não trocaria por nada! Tudo depende de você, do seu esforço!

Giovana: A minha dica é: Vai com tudo! Parece um sonho distante, mas não é. Você consegue! Tente controlar o nervosismo porque é só isso que te impede de falar e mostrar quem você é. Tenha em mente que é um intercâmbio de trabalho e que vai ser uma experiência completamente única na sua vida. Curta todas as etapas do processo e do programa porque no final você vai lembrar de cada momento, bom ou ruim, com imensas saudades. O programa é curto, intenso. Mas vale muito a pena. 

Glossário

Atracttions: Quem trabalha nos brinquedos e atrações dos parques.

Casts Members: Membros do elenco, funcionários.

Character Attendent: Quem acompanha e ajuda os personagens.

Character Performer: Quem trabalha como personagem (sim, você pode ser a Minnie se tiver a altura certa pra isso!)

Guest: Clientes, as pessoas que visitam os resorts, as lojas e os parques.

Magical moments: Momentos especiais positivos que os guests tem no parque

Merchandising: Quem trabalha nas lojas Custodial: Responsável pela limpeza do parque.

Roles: Função, trabalho.

Quick Service: Quem trabalha na comida, nos fastfoods.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest