“Os RPs não podem parar de aprender”, diz Presidente da Fundação Toyota do Brasil e Diretora de Comunicação e Sustentabilidade para América Latina da Toyota, em Aula Magna na Belas Artes

Texto: Aluna Letícia Ferro

Crédito das fotos: Profa. Solange Moura

No dia 11 de fevereiro de 2020, aconteceu na Sala Stadium, do Centro Universitário Belas Artes, a Aula Magna para os alunos do Curso de Relações Públicas. A Aula Magna tem como objetivo trazer profissionais renomados para compartilhar suas experiências e vivências e ajudar a expandir a visão dos futuros relações-públicas sobre os desafios que enfrentarão em suas carreiras.

A convidada escolhida para ministrar a Aula Magna, nesse início de semestre, foi Viviane Mansi, Presidente da Fundação Toyota do Brasil e Diretora de Comunicação e Sustentabilidade para América Latina da Toyota, que discutiu sobre o que mercado busca, hoje, em um profissional de relações-públicas. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e relacionamento com governo em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, como Votorantim, Merck e General Electric (GE), Viviane é referência nacional e internacional em tendências para o futuro e aprendizado misto.

Em pouco menos de duas horas, a Presidente da Fundação Toyota do Brasil conseguiu transmitir aos alunos não somente muito conhecimento como também quais são os principais elementos que, quando corretamente desenvolvidos, tornam-se diferenciais importantes e decisivos. Segundo ela, hoje, o mercado não busca mais um profissional que conheça somente sobre sua profissão, mas sim aquele que possui repertório vasto e misto, com conhecimentos que vão desde as Relações Públicas até a Arquitetura.

Essa característica do “novo profissional” tem importância tão grande que, ainda segundo Viviane, seu time de comunicação na multinacional japonesa é composto quase que inteiramente por profissionais formados em áreas totalmente distintas das Relações Públicas, como Engenharia, Design, Publicidade e Propaganda e muitos outros. Para ela, não existe mais espaço para aqueles que trabalham somente por trabalhar, sem saber sobre o mundo que os cerca e sobre as mais diversas esferas de conhecimento que existem.

“O profissional do futuro é aquele que age seguindo sua intuição e seu coração, aprimorando-se e aprendendo mais e mais a cada dia, escutando e entendendo o que os outros têm a dizer e absorvendo tudo o que possa vir a lhe ser útil, seja agora ou no futuro. Em um mundo competitivo e cada vez mais tecnológico, somente aqueles que sabem aprender, desaprender e reaprender é que terão as verdadeiras condições de se destacar e brilhar. Não basta mais ficar restrito à zona de segurança, é necessário se jogar no abismo do conhecimento e transformar a queda em um voo surpreendente”, afirma Viviane.

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