10 filmes essenciais para repertórioCurso de Curta Duração

Próxima Turma

Não perca tempo! Seja notificado via email sobre a abertura das inscrições para este curso.

avise-me
- Ampliar repertório fílmico;
- Tomar conhecimento das principais etapas e movimentos da história do cinema;
- Introduzir e exibir na íntegra e de maneira objetiva os 10 filmes essenciais;
- Debater a respeito dos aspectos técnicos e narrativos dos filmes selecionados;
- Entrar em contato com o histórico do realizador e do momento em que o filme foi realizado;
- Conhecer não apenas a importância cinematográfica do filme, mas também cultural e social;
- Desenvolver senso crítico.
 
Interessados em Filmes, narrativas e história do cinema.
Aula 1 
D. W. Griffith - O Nascimento de uma Nação (1915) – marco inaugural da narrativa cinematográfica tal como a conhecemos hoje em dia.
 
Aula 2
Serguei Eisenstein – O Encouraçado Potemkin (1925) – marco do cinema de arte e da montagem racional. Eisenstein foi não apenas um grande realizador, mas um dos mais importantes pensadores da linguagem audiovisual.
 
Aula 3
Charles Chaplin – Tempos Modernos (1936) – filme típico do surgimento do cinema de gênero, realizado por um dos grandes nomes da história do cinema e que marca a transição entre o cinema mudo e sonoro, além de traçar um retrato social bastante contundente da época.
 
Aula 4
John Ford – Rastros de Ódio (1956) – Outro clássico do cinema de gênero, no caso o faroeste, esse é talvez o maior clássico de um dos diretores mais produtivos e criativos do cinema americano. É um filme fundamental em termos de narrativa, linguagem audiovisual e também para se conhecer o pensamento americano da época.
 
Aula 5
Alfred Hitchcock – Um corpo que cai (1958) – Esse filme é indispensável em qualquer lista dos melhores filmes de todos os tempos. Além de se uma obra fundamental da filmografia de Hitchcock, apresenta de maneira única temas tão caros ao realizador, como questões relacionadas a sexo e religiosidade, por exemplo.
 
Aula 6
Orson Welles – Cidadão Kane (1941) – Em muitas listas dos melhores filmes de todos os tempos, ele aparece em primeiro lugar. É praticamente impossível ignorá-lo, uma vez que, de acordo com alguns críticos, sintetiza tudo o que havia sido praticado até então no cinema, principalmente americano, e aponta para várias inovações que seriam aprofundadas no futuro. É o elo de ligação entre o cinema clássico e moderno.
 
Aula 7
François Truffaut - Os incompreendidos (1959) – Uma das principais marcas do cinema autoral e da Nouvelle Vague francesa, esse filme trouxe uma nova postura e proposta de filmagem, mais ligada a estética livre e despojada do cinema jovem que teria reflexos em países tão diferentes como a Inglaterra, os Estados Unidos e o Brasil.
 
Aula 8
Federico Fellini – Amarcord (1960)
Desde o surgimento da sétima arte até hoje, a Itália sempre foi um dos polos mais importantes da produção cinematográfica e um de seus maiores mestres foi justamente Federico Fellini. Em A Doce Vida, ele utiliza um de seus astros mais icônicos, o ator Marcello Mastroianni, para retratar o vazio da burguesia dos anos 1950, rodeada de paparazzi.
 
Aula 9
Stanley Kubrick – 2001 uma odisseia no espaço (1968) – Apesar do número relativamente pequenos de filmes que realizou, Kubrick é reconhecido como um dos realizadores mais meticuloso e perfeccionistas da história do cinema. E 2001 é uma obra fundamental para se pensar a questão da presença da tecnologia na história da humanidade quanto a relação da imagem com o som, em especial a música, numa produção audiovisual.
 
Aula 10
Andrei Tarkóvski – Solaris (1972) – Tarkóvski é outro realizador ímpar na história do cinema e, nesta obra do gênero ficção científica, ele trabalha com temas caros da reflexão mais humanística. Depois de Eisenstein, Tarkóvski foi o responsável por trazer a União Soviética mais uma vez para o centro das atenções da história do cinema.
  • Fabiola Bastos Notari

    É artista visual e pesquisadora. Doutora em Literatura e Cultura Russa no Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP), mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM) e bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde leciona desde 2012. Coordena o Grupo de Estudos Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos na Casa Contemporânea, localizado no bairro de Vila Mariana em São Paulo-SP. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica – gravura, desenho, fotografia e livro de artista.

  • Guilherme Bryan

    É professor dos cursos de graduação de Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Artes Visuais e Produção Fonográfica e de pós-graduação em Direção de Arte e Cinema e Vídeo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Além disso, é diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba, exibida pelo Canal Brasil, diretor e roteirista da série Os anos 80 estão de volta, exibida pelos canais Curta! e Viva, e professor de Introdução à História do Videoclipe, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre em Comunicação e Cultura pela ECA-USP. Também é autor do livro Teletema - a história da música popular através da teledramaturgia brasileira, da editora Dash, com Vincent Villari, e do Quem tem um sonho não dança - cultura jovem brasileira nos anos 80, editora Record. Foi chefe de Jornalismo da Rádio Brasil 2000 FM e subeditor da revista Cult, com textos publicados em jornais e revistas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: videoclipe, cultura brasileira, televisão, cinema e música.

Próximos Cursos São Paulo

Curso de Adobe Photoshop
Adobe Photoshop
29/02
Sábados (09:00 às 13:00)
20 horas
Curso de Consultoria de Imagem
Consultoria de Imagem
02/03
Segundas, Quartas e Sexta (09:00 às 13:00)
40 horas
Curso de Adobe Premiere
Adobe Premiere
02/03
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
40 horas
Curso de Figurino: Da Concepção à Execução
Figurino: Da Concepção à Execução
02/03
Segundas, Quartas e Sexta (14:30 às 18:30)
40 horas
Curso de Consultoria de Imagem
Consultoria de Imagem
02/03
Segundas, Quartas e Sexta (18:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Neurociências e Comportamento
Neurociências e Comportamento
02/03
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
28 horas
Curso de Strategic Mindset
Strategic Mindset
02/03
Segunda a Sexta 19h00 às 22h00 Sábado 13h00 as 18h00
20 horas
Curso de Design de Interiores: Da Criação a Concepção
Design de Interiores: Da Criação a Concepção
02/03
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
32 horas
Curso de E-Commerce e Marketing Digital para Moda
E-Commerce e Marketing Digital para Moda
02/03
Segundas, Quartas e Sexta (18:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Personal Stylist
Personal Stylist
02/03
Segundas, Quartas e Sextas (19:00 às 23:00)
24 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.