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Figurino: Da Concepção à ExecuçãoCurso de Curta Duração

tipo: Presencial local: São Paulo período: 13/01 a 03/02 dias/horários: Segundas, Quartas e Sexta (18:30 às 22:30) invista 10x de R$ 199,00
  • pagamento via cartão mastercard
  • pagamento via cartão visa
  • pagamento via boleto bancario
O curso fornecerá instrumentação teórica e prática para que o estudante ou profissional interessado conheça da criação até a execução, reflita sobre o desenvolvimento de figurinos, e seja capaz de analisar e identificar as tendências estéticas, bem como as necessidades dramatúrgicas e técnicas de um figurino para teatro, cinema e outras mídias.
O curso ensinará uma metodologia para ser aplicada na execução concreta de um figurino para cinema, vídeo ou teatro, iniciando pela leitura técnica até a criação de um projeto de figurino com suas inúmeras etapas a serem cumpridas.
Graduados ou profissionais atuantes nas áreas de moda, comunicação, artes do corpo, teatro, design, artes visuais, artes cênicas ou arquitetura.

Aula 1

– Moda e figurino – conexões sociais e de linguagem; A importância do repertório na construção da imagem de moda – definições básicas do vestuário e panorama de décadas;

– Análise comparativa do figurino no teatro, no cinema e na TV.

Aula 2

– Estudos de casos de montagens distintas concebidas em função de uma mesma obra literária;

– Integração o traje e a dramaturgia.

Aula 3

– A construção da personagem: concepção visual dos textos através do vestir;

– Introdução aos processos.

Aula 4

– Leitura técnica de texto ou roteiro;

– O roteiro E a interpretação.

Aula 5 (Laboratório de informática)

– As fases de criação do figurino: leitura, percepção, pesquisa, moodboardstorybord, aquisição material leitura de texto com os atores, até a reunião com a equipe de produção;

– Pesquisa de referências estéticas e materiais.

Aula 6

– Mapa da construção narrativa do personagem;

– Estruturação de projeto (Dossiê).

– Oficina de prototipação.

Aula 7

– O figurino performático e multimídia;

– Contextualização do figurino: Definição característica, elaboração de desenho, ilustração e /ou construção imagética de cada projeto.

– Explanação de técnicas de confecção ou métodos relacionados a customização e aproveitamento de peças prontas (upcycling);

– Montagem do dossiê com referências visuais do figurino;

– Elaboração e planejamento de figurino – orçamento e início da execução de projetos.

Aula 8

– Pesquisa de campo: definição de equipe / tempo de cada função;

 Execução de projetos.

Aula 9

 Execução de projetos.

Aula 10

- Apresentação de projetos e feedback

  • Jô Souza

    Graduada em Comunicação Social pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo SENAC, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona nos cursos de Pós Graduação em Comunicação e Cultura de Moda, e a pós em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Leciona na Graduação da Belas Artes ( Relações Públicas, Moda, Publicidade) e atua, também, como palestrante e consultora de Imagem. Associada a ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, criatividade, fotografia de moda.

  • Wellington Mendes

    Especialista em Fashion Campaigns & Advertising pelo instituto Marangoni (2016), Criação de Imagem e Styling de Moda, Bacharel em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2009) e Técnico em Vestuário pelo Senai. Possui amplo olhar sobre a área de moda, desde o desenvolvimento de coleções e estamparia. Já atuou como estilista junto à marca 775 (2010) e tem experiência de mais de 10 anos como figurinista e produtor de moda em teatro, TV, produção de editoriais e fashion films. Além disso, atuou em backstage de desfiles diversos em semanas de moda como Casa de Criadores e São Paulo Fashion Week.

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