tipo: Presencial
local: São Paulo
período: 20/01 a 24/01
dias/horários: Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
invista 6x de R$ 200,00
tipo: Presencial
local: São Paulo
período: 27/01 a 31/01
dias/horários: Segunda a Sexta (09:00 às 13:00)
invista 6x de R$ 200,00
O curso instruirá o aluno sobre questões fundamentais da gestão de escritórios de projetos e obras, considerando desde uma visão ampla de gerenciamento do conjunto até a capacitação da equipe, ferramentas de trabalho, organização dos processos internos, divulgação dos trabalhos, captação do cliente, custos, precificação dos serviços, a sustentabilidade do negócio e referências de escritórios nacionais e internacionais.
Arquitetos e Urbanistas, Designers de Interiores, Engenheiros Civis e interessados em ampliar conhecimentos a respeito de gerenciamento de escritórios de projetos e obras.
Aula 1: O mercado profissional e as obrigações legais
- Empreender ou trabalhar em um escritório: as oportunidades e desafios de cada opção;
- Modelos de contratos de prestação de serviços;
- Legislação vigente e obrigações contábeis;
- Responsabilidades profissionais de cada colaborador no processo de criação e desenvolvimento dos projetos;
- Registro da produção intelectual.
Aula 2: Plano de Negócios, produtos a serem oferecidos e a sustentabilidade financeira
- Identificar o público alvo e nichos de mercado;
- Verificar a viabilidade do negócio (faturamento desejado);
- Demandas de mercado, oportunidades de negócios, estratégia comercial;
- Definição dos tipos de serviços a serem oferecidos;
- Estudo de Custos diretos e indiretos, fixos e temporários, tabelas do CAU e ABD em comparação com os valores de mercado;
- Definição de preços para Projetos e Gerenciamento de Obra;
- Como defender o valor do seu projeto;
- Modelos e gestão de contratos;
- Sustentabilidade do negócio, reserva de capital e diferenciais da empresa;
- Gerenciamento de gastos do escritório e do cliente.
Aula 3: Organização, padronização e documentação dos processos de trabalho
- Hierarquia de funções, definição e fluxograma de processos;
- Gerenciamento do tempo de produção;
- Metas: mensais, semestrais e anuais;
- Planejamento semanal: individual e do grupo;
- Cronograma de projetos e obras: físico e financeiro;
- Atualização profissional e o método PDCA: Plan, Do, Check, Act/Adjust, melhoria contínua.
Aula 4: Marketing, divulgação de serviços, projetos e obras realizadas
- Técnicas de marketing digital: estruturas e conteúdo de site particular, blogs, Facebook, Linkedin, Instagram e Youtube;
- Divulgação por meio de contatos profissionais;
- Imagem do escritório: marca, ambiente de trabalho, imagem pessoal dos profissionais;
- Pós-venda: Relacionamento com clientes durante os serviços;
- Relacionamento com os clientes;
- Assessoria de Imprensa (permuta e outras formas de contrato).
Aula 5: Informática, inovação e escritórios de referência
- Softwares para elaboração de Projetos de Arquitetura ou Design de Interiores: AutoCAD, Sketchup, V-Ray, Lumion, Photoshop, InDesign, Rhinocheros, BIM – Building Information Modeling (Revit, ArchiCAD, Bentley e VectorWorks);
- Softwares para gerenciamento de obras: Excel, MS Project e Smart Sheet;
- Gestão da inovação projetual;
- Estudo de viabilidade dos projetos e construções;
- Referências de escritórios nacionais e internacionais;
- Sites para consultas rápidas.
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Gustavo Ramalho Mendes Garrido
Formado arquiteto e urbanista pela FAUUSP em 2003, pós em Desenvolvimento Imobiliário pela FUPAM, diretor administrativo da ABAP (associação brasileira de arquitetos Paisagistas) e proprietário da ARCHSCAPE
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