#comunicacao

Compartilhe

Insta lab: como contar Stories em até 15 segundosCurso de Curta Duração

Próxima Turma

Não perca tempo! Seja notificado via email sobre a abertura das inscrições para este curso.

avise-me

"Está tudo mudando muito rápido", quantas vezes falamos e ouvimos essa frase? Será que vivemos um momento de aceleração do tempo? Que tempo é esse que vivemos? Efêmero? Impermanente? Suspenso? A revolução digital é constante e a cada novidade que nos é apresentada nos dispositivos móveis, vivenciamos mudanças no cotidiano, na forma que nos relacionamos e nos comunicamos. Isso te instiga? Diante de tantos questionamentos que surgem, a proposta desse encontro é mostrar como criar e contar histórias no formato Stories. Vamos refletir sobre esse momento, pela perspectiva das micronarrativas criadas a partir dos Stories, que podem ter até 15 segundos e desaparecem em 24hs, nos aplicativos de redes sociais. Para isso, a ideia é iniciar uma reflexão sobre o tempo, a criatividade, formas de contar histórias e apps de criação e edição de imagens, tudo isso com muita “mão na massa”! É uma proposta conceitual e prática, para ampliar mindsets, que ativa e explora as múltiplas temporalidades e linguagens presentes nos Stories. Pode ajudar a abrir a cabeça na realização de projetos pessoais, audiovisuais, acadêmicos ou profissionais. A partir daqui é com você ;)

Inquietos, interessados, curiosos, estudantes ou graduados em arte, comunicação, publicidade, cinema, redes sociais e realizadores audiovisuais em geral.
// Previsão do tempo agora: efêmero, poético, em fluxo? E os Stories com isso? Que conexão é essa?
 
Um momento para entendermos o contexto atual das redes sociais, como surgiu e funciona o formato Stories nas diferentes plataformas digitais, como: Instagram, Snapchat, Facebook, Messenger e
 
Whatsapp. Além de ser a hora de nos conhecermos, alinharmos as expectativas e entrarmos no curso juntos.
 
// Stories: conteúdo, apps e ação!
 
Esse é um momento mais denso, onde vamos ver quais são as possibilidades de linguagem presentes no Instagram Stories, considerando o tempo, como recurso estético e narrativo, as funcionalidades presentes no aplicativo e suas características, como a produção de vídeos curtos (de 1 a 15 segundos), efeitos de gravação, filtros, edição de imagens, inclusão de gifs, stickers, geo-tags, etc. Também apresentarei alguns aplicativos que podem ajudar a ampliar os recursos dos Stories. Tudo no celular! Nesse momento, veremos juntos também, alguns pontos importantes para a criação dessas micronarrativas, com conteúdo e emoção <3
 
// Stories experiences: quer saber como as pessoas estão contando Stories por aí? Pergunte-me como! :)
 
Aqui vou poder compartilhar com vocês um pouco do que tem sido produzido no mundo no formato Stories, como filmes (Sim! Você leu certo: filmes!). Você sabia que o Festival de Cinema de Tribeca de Nova York, por exemplo, criou uma categoria só para microfilmes produzidos nesse formato? Também há exemplos de intervenções artísticas, anúncios publicitários, contos (em vídeo, texto e imagens), dentre outras ações de pessoas que, digamos, exploram a e reinventam essa função dos aplicativos para construir suas histórias ;)
 
// E agora? Que que eu faço com tudo isso?
 
Chegou a hora derradeira! Para fechar o dia, cada um terá a possibilidade de construir uma micronarrativa no formato Stories considerando tudo que vimos, com direito a apresentação para o grupo e possibilidade de compartilhamento de alguns Stories no Instagram da Belas Artes.
  • Larissa Macêdo

    Crítica, pesquisadora, publicitária e mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde desenvolve a pesquisa “Poéticas do efêmero: Novas temporalidades para o vídeo no Instagram Stories”. Graduada em Comunicação Social (ESPM-SP), com Pós-Graduação em Gestão de Negócios (ESPM-SP) e Gestão Estratégica em EAD (SENAC-SP). Tem quinze anos de atuação no mercado publicitário com experiência multidisciplinar nas áreas de marketing, planejamento de projetos, desenvolvimento de pessoas, educação corporativa e responsabilidade social, em empresas nacionais e multinacionais como: Globo, Adobe, TIM, Danone e F.Biz. Atualmente participa do Grupo de Estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, e é integrante do lab eXtremidades, que tem como objetivo de fomentar processos de ativação de estudos, oficinas e encontros abertos ao público relacionados às novas estéticas, práticas sociais e modelos de produção artísticos e multimídia.

Próximos Cursos São Paulo

Curso de Neurociências e Arte
Neurociências e Arte
23/11
Sábado (09:00 às 18:00)
Inscrições prorrogadas até 24/11
8 horas
Curso de Marketing digital de alta performance
Marketing digital de alta performance
25/11
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Speaker Training
Speaker Training
25/11
Segunda a Quinta (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de InDesign - Diagramação Conceitual
InDesign - Diagramação Conceitual
26/11
Terça a Quinta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de Desenho de Moda : Desenvolvendo Ficha Técnica
Desenho de Moda : Desenvolvendo Ficha Técnica
30/11
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Gestão de conteúdo para mídias sociais
Gestão de conteúdo para mídias sociais
02/12
Segunda a Quarta (18:30 às 22:30)
12 horas
Curso de Neurociências e Comportamento
Neurociências e Comportamento
02/12
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
28 horas
Curso de Identidade Visual - Teoria e Prática
Identidade Visual - Teoria e Prática
02/12
Segundas, Quartas e Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de Design de Interiores: Da Criação a Concepção
Design de Interiores: Da Criação a Concepção
02/12
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
32 horas
Curso de Trade Marketing – Introdução e Técnicas de Venda
Trade Marketing – Introdução e Técnicas de Venda
02/12
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Tecidos: Da origem a aplicação têxtil
Tecidos: Da origem a aplicação têxtil
02/12
Seg aSexta - 18h30 às 22h30 e Sábado 9h00 às 13h00
24 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.