#artesedesign

Compartilhe

Mercado da Música ICurso de Curta Duração

tipo: Presencial local: São Paulo período: 09/01 a 11/01 dias/horários: Quinta e Sexta - 19hs às 22hs Sábado - 10hs às 17hs invista 6x de R$ 181,67
  • pagamento via cartão mastercard
  • pagamento via cartão visa
  • pagamento via boleto bancario

O Objetivo da curso é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam no mercado, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.

Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
Aula 1 - Introdução, Conceitos e Termos do Mercado Musical e Direitos Autorais
 
1. Porque foi criado esse Curso?
  • 1.1. Para quem se destina?
  • 1.2. Porque entender o básico?
2. Autogestão Musical
  • 2.1. Necessidade
  • 2.2. Independência e Emancipação
  • 2.3. Planejamento e Organização Financeira
3. Cronograma
  • 3.1. Temas do Curso
4. Conceitos e Termos básicos do Mercado Musical
  • 4.1. Conceitos e Temos
5. Direitos Autorais
  • 5.1. Fundamentos e Histórico
  • 5.2. Diretos Morais x Direitos Patrimoniais
  • 5.3. Obra x Fonograma
  • 5.4. Transferência de Direitos
  • 5.5. Domínio Público
  • 5.6. Samples
  • 5.7. Mashup
  • 5.8. Plágio
  • 5.9. Cases Famosos
Aula 2: ECAD, Associações Autorais, ISRC, Selos e Editoras
 
1. ECAD
  • 1.1. O que é o ECAD?
  • 1.2. Histórico
  • 1.3. Como os valores são calculados
  • 1.4. Quem deve pagar? Quem esta isento?
  • 1.5. Como o Ecad saber as música que foram tocadas?
  • 1.6. Estatísticas
2. Associações de Gestão Coletiva de Direitos Autorais
  • 2.1. O que é uma Associação Autoral?
  • 2.2. Porque devo me filiar a um?
  • 2.3. O que são crédito retidos
3. ISRC
  • 3.1. O que é ISRC?
  • 3.2. O que é ISWC?
  • 3.3. Cadastrando a Obra e o Fonograma
  • 3.4. Divisão dos valores Arrecadados (Autoral e Conexos)
4. Editoras
  • 4.1. O que é uma Editora?
  • 4.2. Histórico
  • 4.3. Formalização
  • 4.4. Exemplos
5. Selos
  • 5.1. O que é um Selo?
  • 5.2. Histórico
  • 5.3. Estrutura e Formalidades
  • 5.4. Exemplo
Aula 3 - Produção Executiva, Produção Musical, Mercado de Games e Trilhas Sonoras
 
1. Produção Executiva
  • 1.1. Quem é o Produtor Executivo?
  • 1.2. O que faz?
  • 1.3. Dupla, Tripla ou Quadrupla função
  • 1.4. Check List Básico
2. Produção Musical
  • 2.1 O que é um Produtor Musical?
  • 2.2. Etapa da Produção Musical
  • 2.3. Softwares e Produtores conhecidos
  • 2.4. 8 Dicas
  • 2.5. Exemplos
  • 2.6. Criação
3. Mercado de Trilha Sonora de Games
  • 3.1. Histórico
  • 3.2. Dados e Estatísticas do Mercado Brasileiro de Games
  • 3.3. A Música de Videogames como um Gênero Musical
  • 3.4. E-Sports e Feiras
  • 3.5. A evolução da trilha sonora dos Games
4. Trilhas Sonoras
  • 4.1. Histórico
  • 4.2. Curiosidades do Mercado de Trilhas Sonoras
  • 4.3. Mercados de Atuação
  • 4.4. Exemplos
  • 4.5. Criação
  • Rico Manzano

    Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes. Em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock” (Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Orquestra Frenesi (Espanha), Nego Bala, Big Pacha, Stéfano Ferraz, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Stéfano Ferraz, Lafetah, Big Pacha e etc.), e também atuando na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas, bem como Direção Musical de shows, Consultoria de Gestão de Carreira Artística e ministrando o Workshop/Curso Mercado da Música.

Próximos Cursos São Paulo

Curso de PPTOP : mais criatividade nas apresentações
PPTOP : mais criatividade nas apresentações
23/11
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Criação de Roteiros para TV
Criação de Roteiros para TV
23/11
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Neurociências e Arte
Neurociências e Arte
23/11
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Assessoria de Imprensa – com Crise e  Media Training
Assessoria de Imprensa – com Crise e Media Training
25/11
Segunda, Quarta e Sexta (19:00 às 22:00)
15 horas
Curso de Estratégias Fundamentais de Marketing Digital
Estratégias Fundamentais de Marketing Digital
25/11
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
Curso de Criatividade: da inspiração ao texto
Criatividade: da inspiração ao texto
25/11
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
15 horas
Curso de Oficina de Webjornalismo – o texto para internet
Oficina de Webjornalismo – o texto para internet
25/11
Segunda a Quinta (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de Marketing digital de alta performance
Marketing digital de alta performance
25/11
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Speaker Training
Speaker Training
25/11
Segunda a Quinta (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de Strategic Mindset
Strategic Mindset
25/11
Segunda a Sexta - das 19:30 ás 22:30 - Sábado 13:30 ás 18:00
20 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.