#artesedesign

Compartilhe

Mercado da Música IICurso de Curta Duração

Próxima Turma

Não perca tempo! Seja notificado via email sobre a abertura das inscrições para este curso.

avise-me

O Objetivo da curso é conceituar pontos básicos do mercado musical para preparar futuros profissionais na área e para aprofundar o tema junto à profissionais que já atuam no mercado, levando-se em consideração todas as recentes transformações que o mercado da música vem sofrendo em razão dos avanços tecnológicos.

Destinado a pessoas que trabalham no universo da música (artistas, músicos, produtores musicais, produtores executivos, agentes musicais, empresários musicais, produtores culturais, técnicos de áudio, jornalistas musicais, advogados da área cultural, profissionais que atuam em editoras/selos, marketing musical, branding musical, desenvolvedores de software de música e etc.) ou que tenham interesse em trabalhar.
Aula 1: Introdução, Distribuição Digital, Streamings e Marketing Musical
 
1. Introdução
  • 1.1 Porque esse Curso?
  • 1.2 Para quem esse Curso?
  • 1.3 Temos e Conceitos de Mercado
2. Distribuição Digital
  • 2.1. O que é Distribuição Digital?
  • 2.2. Estatísticas
  • 2.3. Vantagens e Desvantagens
3. Streamings
  • 3.1. O que é Streaming?
  • 3.2. Como funciona?
  • 3.3. Dados e estatísticas
  • 3.4. Quanto pagam os Streamings
4. Marketing Musical
  • 4.1. O que é Marketing Musical
  • 4.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
  • 4.3. Visual
  • 4.4. Dicas
Aula 2 - Startup Musicais, Branding Musical, Licenciamento e Leis de Incentivo
 
1. Startup Musicais
  • 1.1. O que é uma Startup?
  • 1.2. Tipos de Startup?
  • 1.3. O que o mundo da Música tem a ver com Startups?
  • 1.4. Exemplos
2. Marketing Musical
  • 2.1. O que é Marketing Musical
  • 2.2. Os Principais Objetivos do Marketing Musical
  • 2.3. Visual
  • 2.4. Dicas
3. Music Branding e Licenciamento/Sincronização
  • 3.1. O que é Music Branding e como ele funciona?
  • 3.2. Como e porque o Mercado começou a ter a necessidade desse serviço?
  • 3.3. Quais cuidados um artista deve ter ao associar seu nome ao de uma ou várias marcas?
  • 3.4. O que é Licenciamento/Sincronização e como funciona?
4. Leis de Incentivo
  • 4.1. Lei Rouanet
  • 4.2. PROAC
  • 4.3. Editais
  • 4.4. Pro-Mac
Aula 3: Mercado da Música, Podcast, TV/Rádio, Assessoria de Imprensa, Feiras de Músicas, e Futuro da Música
 
1. Mercado da Música
  • 1.1. Qual é o conceito
  • 1.2. Áreas de Atuação
  • 1.3. Dados e Estatísticas
  • 1.4 Infográfico - Estrutura do Mercado da Música
2. Podcast
  • 2.1. O que é um Podcast?
  • 2.2. Histórico
  • 2.3. Dados e Estatísticas
  • 2.4. Futuro dos Podcasts
3. TV e Rádios
  • 3.1. Histórico
  • 3.2. Dados e Estatísticas
  • 3.2. Passado, Presente e Futuro da TV e Rádio
4. Assessoria de Imprensa
  • 4.1. O que é?
  • 4.2. Necessidade x Custo
  • 4.3. Relevância
5. Feiras de Música
  • 5.1. Importância
  • 5.2. Brasil
  • 5.3. Internacional
6. Futuro da Música
  • 6.1. Tecnologia
  • 6.2. Novas formas de Arrecadação Financeira
  • 6.3. Expansão e Difusão do Mercado da Música
  • 6.4. Reconexão (ou não) do ser humano
  • Rico Manzano

    Músico, Produtor Musical, Produtor Cultural e Advogado paulistano, Rico Manzano estudou Direito na PUC/SP e Ciência Política na Universidad de Salamanca (Espanha). Se especializou em Direitos Autorais, atuando na área como advogado por cinco anos. Concomitantemente, estudou música no Conservatório do Estado de São Paulo (Emesp – Violão Popular; Grupo Vocal; Roda de Choro; Música nos Hospitais e Percussão de Escola de Samba) e piano com Lisandro Massa (Toninho Horta). O interesse pela produção também começou cedo, e realizou os cursos de Produção Musical na Berklee College of Music, DJBAN, SP Escola de Teatro entre outros. Começou a produzir trilhas sonoras para comerciais, filmes e documentários em meados de 2014, e em pouco tempo conquistou uma carteira solida de clientes. Em 2017 começou a trabalhar como artista/compositor/produtor para a empresa mundialmente famosa no ramo das Trilhas Sonoras “Premium Beat” e “Shutterstock” (Canadá), gravou e produziu projetos musicais internacionais por meio plataforma Soundbetter (EUA, Dinamarca, França e Itália). Como músico, participou de diversos projetos musicais, como Orquestra Frenesi (Espanha), Nego Bala, Big Pacha, Stéfano Ferraz, Bloco Unidos do Swing entre outros. No começo de 2018 abriu sua própria Produtora, Rico Manzano Produções Musicais, e conseguiu intensificar os trabalhos em diversos ramos do mercado da música, atuando na Produção Musical de Trilhas Sonoras (Vix, Cobasi, BV, Iskool Films, Muda e etc.) de bandas (Nego Bala, Trilha do Mar, Stéfano Ferraz, Lafetah, Big Pacha e etc.), e também atuando na Produção Executiva e Agenciamento de Artistas, bem como Direção Musical de shows, Consultoria de Gestão de Carreira Artística e ministrando o Workshop/Curso Mercado da Música.

Próximos Cursos São Paulo

Curso de DNA das Cores
DNA das Cores
01/02
Sábados (08:00 às 12:00)
28 horas
Curso de Direção de Arte & Criação
Direção de Arte & Criação
01/02
Sábado (13:00 às 17:00)
40 horas
Curso de UX Design : Teoria e prática
UX Design : Teoria e prática
03/02
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Cenografia: do projeto à produção
Cenografia: do projeto à produção
03/02
Segunda a Sexta (19:00 às 23:00)
20 horas
Curso de Pintura Digital
Pintura Digital
03/02
Segundas, Quartas e Sextas (18:30 às 22:30)
24 horas
Curso de Design de Interiores: Da Criação a Concepção
Design de Interiores: Da Criação a Concepção
03/02
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
32 horas
Curso de Introdução a História da Arte I
Introdução a História da Arte I
07/02
Sexta 13h30 as 22h30 e Sábado das 08h00 as 18h00
16 horas
Curso de Neurociências e emoções
Neurociências e emoções
13/02
Quinta (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Ux Writing : Escrevendo Experiências
Ux Writing : Escrevendo Experiências
17/02
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
Curso de Design Thinking and Doing - Da ideia à ação
Design Thinking and Doing - Da ideia à ação
22/02
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Neurociências e Arte
Neurociências e Arte
27/02
Quinta (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Ux Writing : Escrevendo Experiências
Ux Writing : Escrevendo Experiências
23/03
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
16 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.