#comunicacao

Compartilhe

Os caminhos do jornalismo digitalCurso de Curta Duração

Próxima Turma

Não perca tempo! Seja notificado via email sobre a abertura das inscrições para este curso.

avise-me

Habilitar os alunos a entender e se apropriar do panorama vigente do mercado do jornalismo e de toda a mídia, apresentando-lhes seus principais cases, ferramentas, padrões e comportamento dos consumidores, desmistificando conceitos equivocados e formando profissionais éticos e capazes de se destacar nesse cenário. 

Graduandos e graduados em comunicação (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas), mídias digitais, professores, pesquisadores e profissionais interessados na pesquisa, no planejamento ou no desenvolvimento de projetos de comunicação modernos, criação de modelos de negócios inovadores para esse segmento. 

A consolidação das mídias digitais jogou por terra os modelos de negócios e de produção de toda a indústria de comunicação e de entretenimento, transformando completamente empresas e redefinindo carreiras. Conceitos cristalizados por décadas e estudados como verdades nos mais diversos cursos de graduação não encontram mais lugar em um mercado em constante mutação, que se reinventa continuamente com uma velocidade quase inconsequente, jamais vista na história. 

Desde que a Web comercial foi liberada, em 1994, empresários e estudiosos esperam o dia em que o meio digital acabará com a mídia impressa. Isso ainda não aconteceu, e provavelmente ainda serão necessárias algumas décadas para que jornais e revistas não sejam mais vistos no formato impresso. 

O que não quer dizer que as situações das grandes empresas de comunicação e de profissionais com um pensamento mais tradicional estejam fáceis. Ano após ano, vemos veículos de comunicação com uma história de bons serviços de muitas décadas encerrando as suas operações. Da mesma forma, assistimos a profissionais tarimbados tentando se encontrar nessa nova realidade do mercado. É como se, de repente, tudo o que empresas e profissionais fizeram com sucesso durante toda a sua vida não tivesse mais valor. 

Diante dessa impotência, ouve-se cada vez mais que a profissão de jornalista acabou, ou mesmo que o jornalismo está em crise. Mas essas afirmações são completamente equivocadas! Na verdade, são mais um sintoma de como esses profissionais descolaram-se de como não apenas o jornalismo, mas qualquer forma de comunicação entre pessoas e empresas devem ser realizadas atualmente. 

Assim sendo, este curso de extensão pretende demonstrar que o jornalismo e o mercado de comunicação não estão morrendo: na verdade, nunca estiveram tão vivos! Estamos atravessando uma profunda transformação de modelos, que estão redefinindo todos esses profissionais e sessas empresas, criando uma nova e incrível maneira de comunicação que perdurará pelas próximas décadas. Cabe aos profissionais entenderem e se apropriarem desse novo cenário para sua evolução e também de toda a sociedade. 

  • Paulo Silvestre

    Consultor e palestrante de mídia, transformação e cultura digital. É professor de cursos de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da ESPM, da PUC São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo. 

    Jornalista apaixonado por tecnologia, está online desde 1987 e trabalha com jornalismo digital desde 1995, quando criou o primeiro site da Folha de S.Paulo na Internet. Possui extensa e refinada experiência executiva, tendo integrado o grupo pioneiro do UOL, e ajudado a trazer a AOL ao Brasil em 1999, onde foi gerente de produtos. Foi gerente de produtos digitais na Editora Abril e no Estadão. Criou e dirigiu a unidade de negócios de conteúdo didático digital da Editora Saraiva, participou da criação de aplicativos editoriais da Microsoft Brasil e foi gerente de e-commerce da Samsung. 

    Em dezembro de 2016, foi classificado como um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn, pelo prêmio LinkedIn Top Voices. Nessa rede, já possui mais de 750 mil seguidores, sendo nela o terceiro brasileiro em “fãs”. 

    É jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo, especializado na criação de conteúdo online pela mesma universidade. Possui MBA em Gestão de Negócios pela FIA (Fundação Instituto de Administração). É mestrando em Tecnologia da Inteligência e Design Digital na PUC-SP. 

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7183025347358813

Próximos Cursos São Paulo

Curso de Marketing de conteúdo digital
Marketing de conteúdo digital
18/01
Sábado (09:00 às 13:00)
Inscrições prorrogadas até 16/02
16 horas
Curso de Neurociências e Comportamento
Neurociências e Comportamento
01/02
1,8 e 15 ( 9h00 ás 18h00 ) 29 das 9h00 à 13h00
28 horas
Curso de Teatro para não Atores: Transforme sua comunicação
Teatro para não Atores: Transforme sua comunicação
03/02
Segunda a Quinta (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de Marketing de conteúdo digital
Marketing de conteúdo digital
03/02
Segunda a Quinta (19:00 às 23:00)
16 horas
Curso de Visual Merchandising Arte e técnica
Visual Merchandising Arte e técnica
03/02
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
44 horas
Curso de Produção e Edição de videoclipes
Produção e Edição de videoclipes
03/02
Segunda a Sexta (19:30 às 22:30)
40 horas
Curso de Neurociência e Consumo
Neurociência e Consumo
03/02
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de Criação de Conteúdo para Redes Sociais na Prática
Criação de Conteúdo para Redes Sociais na Prática
03/02
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
Curso de Neurociências e Comportamento
Neurociências e Comportamento
03/02
Segunda a Quinta (18:30 às 22:30)
28 horas
Curso de Strategic Mindset
Strategic Mindset
03/02
Segunda a Sexta 19h00h às 22h00h Sábado 13h00 as 18h00
20 horas
Curso de Criação de Roteiros para TV
Criação de Roteiros para TV
08/02
Sábado (09:00 às 18:00)
8 horas
Curso de Mídias Sociais - Gestão Eficiente
Mídias Sociais - Gestão Eficiente
10/02
Segunda a Sexta (18:30 às 22:30)
20 horas
linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.