Edit Content
https://www.belasartes.br/area-do-aluno/
Edit Content
https://www.belasartes.br/area-do-aluno/
Edit Content

Para os alunos regularmente matriculados, o pedido deverá ser realizado via Portal Acadêmico: Menu >> Secretaria >> Requerimentos >> Carteira de Passe Escolar – SP Trans. Importante: Os pedidos somente poderão ser realizados a partir da segunda quinzena do mês (janeiro ou julho).

Edit Content

O prazo para inscrição é divulgado semestralmente via calendário acadêmico. As inscrições são realizadas através do Portal Acadêmico em Menu >> Secretaria >> Requerimentos >> Inscrição em Disciplina Optativa.

Edit Content

As solicitações podem ser feitas somente para quem estiver devidamente matriculado (ou seja, para quem pagou o boleto de janeiro ou julho). A solicitação deve ser feita através do Portal em Menu >> Secretaria >> Requerimentos >> Solicitação de troca de curso. Créditos ou débitos gerados pelo valor diferente do curso, período ou semestre serão automaticamente aplicados a partir da terceira mensalidade (março ou setembro). O prazo para troca de curso/período é divulgado semestralmente via calendário acadêmico.

Edit Content

A emissão pode ser feita instantaneamente através do Portal Acadêmico em Menu >> Portal Antigo >> Emitir Relatórios >> Acessar >> Relatórios >> Emitir Relatórios >> Atestado de Matrícula. É importante desbloquear os pop-ups da página para que possa gerar o documento (Esse documento só ficará disponível após a realização da matrícula no período letivo vigente).

Edit Content

Alunos o pedido é realizado via Portal Acadêmico, através do item Menu >> Secretaria >> Requerimento. Valores e prazos poderão ser consultados no ato da solicitação via portal.

Edit Content
As solicitações também são via Portal Acadêmico, aos alunos que não possuem mais acesso ao portal acadêmico a solicitação deve ser realizada via https://guidemeatendimento.crmeducacional.com/atendimento/febasp
Edit Content
Verifique se você não está com o bloqueador de pop-ups ativado em seu navegador. Também confirme se não há pendência financeira ou de entrega de documentos. O boleto de rematrícula só ficará disponível se não houver pendências. Qualquer dúvida acionar no chat que fica disponível no site da Belas Artes https://www.belasartes.br/
Edit Content

Informações de horário e ensalamento serão divulgados via Portal Acadêmico. Para acessar, clicar em Menu >> Quadro de horários.

Edit Content

Os boletos vencem no dia primeiro de cada mês, salvo disciplinas de dependência e adaptação, que tem o vencimento no dia 15 de todo mês.

Edit Content

Sim. Para que a troca seja efetuada, é necessário que preencha o link https://guidemeatendimento.crmeducacional.com/atendimento/febasp, após o preenchimento você aluno receberá as orientações das documentações que deverão ser entregues.

Edit Content

O aluno que concluir o último semestre do curso e tiver disciplinas pendentes (adaptações e/ou dependências), deverá solicitar as disciplinas dentro do prazo de calendário/ ou o prazo que enviamos através de comunicado ao e-mail de todos os alunos, após a solicitação deverá efetuar o pagamento do boleto de matricula que estará disponível no portal acadêmico -> financeiro.

Edit Content

A data de início e término dessas solicitações é divulgada semestralmente através do calendário acadêmico, para disciplinas realizadas em outra instituição, é necessário apresentar histórico escolar e conteúdo programático, originais com carimbo e assinatura. A dispensa de disciplinas resultará no desconto do respectivo valor na mensalidade.

Edit Content

Basta efetuar o pagamento da primeira parcela da semestralidade (janeiro / julho). O boleto e requerimento de rematrícula estarão disponíveis através do Portal Acadêmico em Menu >> Financeiro >> Boletos.

Edit Content
Caso necessite de qualquer tipo de negociação, esse procedimento é feito através do WhatsApp: (11) 5576-5794 ou realizado no atendimento presencial em: Rua Dr Alvaro Alvim 114, horário: 09h as 16h de segunda a sexta.
Edit Content

Para se inscrever em disciplinas de dependência e ou/adaptação, o aluno deve se atentar aos prazos previstos em calendário escolar e inscrever-se via Portal Acadêmico, através da opção Menu>> Secretaria >> Requerimentos >> Inscrição em Dependência/Adaptação. Este prazo é improrrogável. Não é necessário efetuar pagamento da rematrícula para se inscrever, no entanto, o aluno só será enturmado após a rematrícula.

Edit Content

Não há revisão de notas. A semana de Vista de Avaliação ocorre bimestralmente, e é disponibilizada para esses esclarecimentos. Consulte através do calendário escolar em qual período ocorrerá a Vista de Avaliação.

Edit Content

O aluno deve ter aproveitamento mínimo de 75% de comparecimento nas aulas. Não há revisão de faltas.

Edit Content
A média final deve ser igual ou superior a seis, correspondente à média ponderada das duas notas bimestrais, que serão totalizadas aplicando-se peso dois à primeira nota bimestral e peso três à segunda nota bimestral.
Edit Content

Ocorrerá arredondamento da média final, de no máximo, vinte e quatro centésimos, nos casos de média final maior ou igual a 5,76 (cinco e setenta e seis) e menor que 6,0 (seis).

Edit Content
Para isso, é necessário solicitar reabertura de matrícula (mesmo curso ou outro), via Portal do Aluno, durante o período de vínculo com a instituição. A situação financeira deve estar regularizada. A reabertura poderá ser realizada em janeiro / julho (sujeito à disponibilidade de vagas).
Edit Content

É necessário prestar novamente o processo seletivo e realizar a matrícula. Caso tenha concluído disciplinas na Belas Artes, sugerimos que retorne por meio de Aproveitamento de Estudos, apenas se inscrevendo no processo seletivo e abrindo o requerimento para análise.

Edit Content

Para realizar o pedido é necessário preencher o link https://guidemeatendimento.crmeducacional.com/atendimento/febasp , só daremos andamento após a formalização do aluno, após o preenchimento em até 07 dias úteis a equipe responsável entrará em contato.

Edit Content

Será concedida a segunda chamada de prova ao aluno que não compareceu no dia da avaliação. Para isso, deve requerer no Portal Acadêmico e efetuar o pagamento da solicitação, no prazo previsto em calendário escolar. Só é permitido solicitar 2ª chamada de uma avaliação por disciplina, seja ela do 1º ou 2º bimestre.

Edit Content

“O Regime Especial de Trabalhos Domiciliares, com base no Decreto-Lei nº 1.044 de 1969 é dirigido aos alunos em geral, portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outros distúrbios agudos ou agudizados, que impedem a frequência regular às aulas e demais atividades
acadêmicas.
1. O Regime Especial poderá ser requerido quando o período de afastamento medico do aluno for de no mínimo 7 (sete) dias e no máximo 40 (quarenta), dentro do semestre letivo.
2. Quando o afastamento medico for inferior a 7 (sete) dias, o estudante não poderá requerer o Regime Especial e as faltas serão computadas no percentual de 25% de ausências permitidas, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases.
3. O Regime especial de trabalhos domiciliares compensa, exclusivamente, a ausência das aulas. Caso alguma avaliação para compor a nota do 1º ou 2º bimestre deixe de ser realizada, o estudante deverá solicitar via portal a 2º Chamada de Avaliação no prazo constante do Calendário Escolar (13/06/2024 a 20/06/2024), sendo que as avaliações deverão ser realizadas no período de 24 a 27/06/2024.
4. É estabelecido o prazo máximo de 72 horas, contado da data de início do impedimento de frequência, registrado no atestado médico, para protocolar, via portal acadêmico ou na Central de Relacionamento, requerimento sobre exercícios domiciliares. Faz-se necessária a apresentação do atestado original, no qual deve constar nome completo do paciente, período de afastamento, nome completo do médico, registro no CRM, carimbo e assinatura do médico.
5. Um representante deverá ser indicado formalmente para tratar e acompanhar os assuntos relativos aos trabalhos domiciliares.
6. A concessão do regime especial de trabalhos domiciliares não é automática. Além dos itens constantes do presente, condicionar-se-á ao despacho final, mais os seguintes aspectos:
a) A possibilidade de realização, durante o período da licença, por parte do aluno, dos trabalhos domiciliares a serem atribuídos.
b) O cumprimento do projeto pedagógico no que trata do processo de aprendizagem.
7. A concessão do regime especial de trabalhos domiciliares será analisada tendo como base o tipo de disciplina:
a) Disciplina prática: se a disciplina for essencialmente prática e exigir atividades em laboratórios, oficinas, ateliês, estúdio, caberá ao Coordenador de Curso avaliar se as faltas poderão ser justificadas mediante a entrega de trabalho até 15 (quinze) dias após o encerramento do regime especial (afastamento medico) do estudante.
b) Disciplina semipresencial: se a disciplina for semipresencial, não será possível a realização de trabalhos domiciliares para justificar faltas, devendo o aluno cumprir regularmente as atividades online propostas na plataforma virtual.
8. A Secretaria Acadêmica entrará em contato via e-mail e/ou telefone informando sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação, devendo o aluno manter atualizados os dados necessários para tal e estar ciente do despacho exarado, junto à Central de Relacionamento; portanto:
a) “Se deferido, o aluno será informado por telefone e/ou e-mail sobre a retirada da programação dos trabalhos domiciliares a serem realizados como compensação da ausência às aulas durante o período de afastamento, findo o qual deverá entregar na coordenação de seu curso os trabalhos solicitados pelos professores dentro do prazo pré-estabelecido. Os registros acadêmicos destes trabalhos estão condicionados a uma data-limite em cada semestre para a respectiva entrega. No atual semestre, o referido prazo será 13/06/2024.”
b) “Se indeferido, o aluno será informado por telefone e/ou e-mail logo após a análise da Secretaria- Geral. É importante ressaltar que todos os pedidos em desacordo com o estabelecido nos 3 (três) primeiros parágrafos deste capítulo serão indeferidos. Se houver condições físicas e psíquicas, o retorno às aulas deverá ser imediato; do contrário, as faltas serão devidamente computadas. Se a falta de condições físicas ou psíquicas para dar continuidade à frequência no semestre em vigor implicar afastamento superior a 25% das aulas ministradas, o aluno deverá solicitar trancamento de matrícula.”
9. Fica formalmente estabelecido que o descumprimento destas instruções implicará no cancelamento de todo o processo, computando-se, consequentemente, todas as ausências verificadas durante o referido período.”

Edit Content

“O Regime Especial de Trabalhos Domiciliares (Licença Maternidade), com base na Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975 é dirigido a estudantes em estado de gestação.
1. O Regime Especial poderá ser requerido a partir do oitavo mês de gestação e a aluna gestante ficará assistida pelo regime de trabalhos domiciliares durante até 90 (noventa), a contar a partir da data do início do afastamento indicado no atestado médico.
2. O Regime especial de trabalhos domiciliares compensa, exclusivamente, a ausência das aulas. Caso alguma avaliação para compor a nota do 1º ou 2º bimestre deixe de ser realizada, a aluna gestante deverá solicitar via portal a 2º Chamada de Avaliação no prazo constante do Calendário Escolar (13/06/2024 a 20/06/2024), sendo que as avaliações deverão ser realizadas no período de 24 a 27/06/2024.
3. É estabelecido o prazo máximo de 72 horas, contado da data de início do impedimento de frequência, registrado no atestado médico, para protocolar, via portal acadêmico ou na Central de Relacionamento, requerimento sobre trabalhos domiciliares. Faz-se necessária a apresentação do atestado original, no qual deve constar nome completo da aluna gestante, período de afastamento, nome completo do médico, registro no CRM, carimbo e assinatura do médico.
4. Um representante poderá ser indicado formalmente para tratar e acompanhar os assuntos relativos aos trabalhos domiciliares.
5. A concessão do regime especial de trabalhos domiciliares não é automática. Além dos itens constantes do presente, condicionar-se-á ao despacho final, mais os seguintes aspectos:
a) A possibilidade de realização, durante o período da licença, por parte da aluna gestante, dos trabalhos domiciliares a serem atribuídos.
b) O cumprimento do projeto pedagógico no que trata do processo de aprendizagem.
6. A concessão do regime especial de trabalhos domiciliares será analisada tendo como base o tipo de disciplina:
a) Disciplina prática: se a disciplina for essencialmente prática e exigir atividades em laboratórios, oficinas, ateliês, estúdio, a aluna gestante poderá solicitar o adiamento da disciplina por meio de requerimento na Central de Relacionamento. A aluna gestante deverá se matricular na disciplina adiada no próximo semestre e haverá isenção no pagamento da disciplina.
b) Disciplina semipresencial: se a disciplina for semipresencial, não será possível a realização de trabalhos domiciliares para justificar faltas, devendo a aluna gestante cumprir regularmente as atividades online propostas na plataforma virtual.

7. A Secretaria Acadêmica entrará em contato via e-mail e/ou telefone informando sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação, devendo o aluno manter atualizados os dados necessários para tal e estar ciente do despacho exarado, junto à Central de Relacionamento; portanto:

a) “Se deferido, a aluna será informada por telefone e/ou e-mail sobre a retirada da programação dos trabalhos domiciliares a serem realizados como compensação da 
ausência às aulas durante o período de afastamento, findo o qual deverá entregar na coordenação de seu curso os trabalhos solicitados pelos professores dentro do prazo pré-estabelecido. Os registros acadêmicos destes trabalhos estão condicionados a uma data-limite em cada semestre para a respectiva entrega. No atual semestre, o referido prazo será 13/06/2024.”

b) “Se indeferido, a aluna será informada por telefone e/ou e-mail logo após a análise da Secretaria Geral. É importante ressaltar que todos os pedidos em desacordo com o estabelecido nos 3 (três) primeiros parágrafos deste capítulo serão indeferidos. Se houver condições físicas e psíquicas, o retorno às aulas deverá ser imediato; do contrário, as faltas serão devidamente computadas. Se a falta de condições físicas ou psíquicas para dar continuidade à frequência no semestre em vigor implicar afastamento superior a 25% das aulas ministradas, o aluno deverá solicitar trancamento de matrícula.”
8. Fica formalmente estabelecido que o descumprimento destas instruções implicará no cancelamento de todo o processo, computando-se, consequentemente, todas as ausências verificadas durante o referido período. “

Edit Content
A Prova BA é uma avaliação institucional que tem o objetivo de avaliar o conhecimento adquirido nos semestres anteriores pelos alunos dos cursos de Bacharelado, bem como desenvolver habilidades e competências para a resolução de questões objetivas com o padrão das provas do ENADE.
Edit Content

“Não há abono de faltas, exceto para:
– aluno reservista, obedecido o que dispõe o Decreto-Lei n° 715/1969;
– Licença Luto (Óbito) Parentes de 1º Grau (Pai, Mãe, Irmão, Filho, Esposo, Avó e Avô) – 5 dias de licença. “

Edit Content
“Com base na Lei n. 12.142,8/12/2005, em vigor no Estado de São Paulo e à demanda de solicitações apresentadas por alunos cuja crença religiosa os impede de participar de aulas, esse aluno deverá enviar a sua carta de convicção religiosa no portal do aluno em: Secretaria -> Requerimentos-> Convicção religiosa, após o envio deve acompanhar a sua solicitação via portal acadêmico. “
Edit Content

O aluno que não atingir a média final ou não alcançar a frequência mínima necessária de 75% (setenta e cinco por cento), estará reprovado na disciplina. Ao obter reprovação em 4 (quatro) ou mais disciplinas, será considerado retido e impedido de cursar o semestre segu