3a, 4a, 6a
NOTURNO
Paraíso
| Parcelas Mensais e Consecutivas | |
|---|---|
| Ter, Qua e Sex (NOTURNO) | R$ 1.999,00* |
*Valores referentes ao 1º semestre de 2026 (sujeito a alteração)
– – Descontos a partir de 20% para o 1º semestre do curso
– – Descontos especiais para Transferência, Aproveitamento e 2ª Graduação. Consulte-nos!
O curso é voltado para pessoas que desejam fazer da escrita o seu principal instrumento de expressão, aprimorando suas habilidades para se tornarem autores profissionais. Foi elaborado para aqueles que acreditam que a criatividade e a capacidade humana de compartilhar suas histórias e de gerar as próprias narrativas nunca serão suplantadas pelas transformações tecnológicas, mas sim realinhadas, reinventadas e recombinadas em suas múltiplas variabilidades. É ideal para quem deseja atuar como escritor, roteirista, redator, editor, professor de escrita criativa, consultor de escrita e muito mais.
O curso de Tecnologia em Escrita Criativa tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar como autores no campo da linguagem textual em diferentes contextos, explorando todas as possibilidades da escrita em suas múltiplas configurações. Os egressos serão preparados para planejar, gerenciar e executar seus próprios projetos autorais, desde plataformas digitais até livros ficcionais, passando por textos direcionados às redes sociais, promoção e marketing.
Objetivos Específicos
Desenvolver habilidades técnicas: Aprimorar o domínio da língua e da linguagem em seus aspectos gramaticais, ortográficos e de desenvolvimento de estilo. Aprofundar a compreensão dos gêneros e discursos, passando pela análise semiótica e por práticas processuais de criação textual.
Estimular a reflexão crítica: Integrar conhecimentos teóricos e práticos, conectando a produção da escrita a outras linguagens, compreendendo-as em sua função narrativa de tradução da realidade e promoção da transformação social.
Promover a criatividade: Incentivar a criação de projetos originais, explorando linguagens, tecnologias e abordagens na integração de mídias inovadoras. Encorajar a criatividade, a experimentação e a busca por soluções únicas, construindo memoriais pessoais e autorais de registro.
O curso é voltado para pessoas que desejam fazer da escrita o seu principal instrumento de expressão, aprimorando suas habilidades para se tornarem autores profissionais. Foi elaborado para aqueles que acreditam que a criatividade e a capacidade humana de compartilhar suas histórias e de gerar as próprias narrativas nunca serão suplantadas pelas transformações tecnológicas, mas sim realinhadas, reinventadas e recombinadas em suas múltiplas variabilidades. É ideal para quem deseja atuar como escritor, roteirista, redator, editor, professor de escrita criativa, consultor de escrita e muito mais.
O curso de Tecnologia em Escrita Criativa tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar como autores no campo da linguagem textual em diferentes contextos, explorando todas as possibilidades da escrita em suas múltiplas configurações. Os egressos serão preparados para planejar, gerenciar e executar seus próprios projetos autorais, desde plataformas digitais até livros ficcionais, passando por textos direcionados às redes sociais, promoção e marketing.
Objetivos Específicos
Desenvolver habilidades técnicas: Aprimorar o domínio da língua e da linguagem em seus aspectos gramaticais, ortográficos e de desenvolvimento de estilo. Aprofundar a compreensão dos gêneros e discursos, passando pela análise semiótica e por práticas processuais de criação textual.
Estimular a reflexão crítica: Integrar conhecimentos teóricos e práticos, conectando a produção da escrita a outras linguagens, compreendendo-as em sua função narrativa de tradução da realidade e promoção da transformação social.
Promover a criatividade: Incentivar a criação de projetos originais, explorando linguagens, tecnologias e abordagens na integração de mídias inovadoras. Encorajar a criatividade, a experimentação e a busca por soluções únicas, construindo memoriais pessoais e autorais de registro.
O curso de Escrita Criativa oferece competências específicas que capacitam os profissionais a atuarem em diversas áreas relacionadas à produção textual.
Mercado editorial – as competências adquiridas de liderança, planejamento, gestão e registro do processo criativo, com conhecimento das diferentes etapas de produção de projetos textuais, permitem que o profissional atue em editoras, como autores ou na revisão, edição e aprimoramento de textos para publicação em livros, revistas, jornais e outros veículos de comunicação.
Representação Literária: as competências de gestão, estratégias de divulgação e comunicação habilitam o profissional a atuar como agente literário na representação de autores, auxiliando na gestão de carreira.
Mídias sociais e produções independentes: as práticas de escrita criativa em diálogo com novas mídias e linguagens capacitam o estudante para a criação de conteúdo para blogs e redes sociais, organização de eventos literários, curadoria de livros e desenvolvimento de materiais promocionais.
Indústria de entretenimento – ao compreender a dimensão e o papel da narrativa escrita em diálogo com as demais linguagens – sejam elas do campo da oralidade, das visualidades, ou das paisagens sonoras -, o profissional é capaz de atuar com roteiros e dramaturgia em produtoras de TV e cinema, teatro, podcasts, webséries e plataformas de streaming.
Mercado publicitário e marketing – o domínio das linguagens promocionais e persuasivas tornam o profissional apto a atuar com produção de textos publicitários, além de conteúdos de marca, storytelling, social media, conteúdos corporativos, copywriter, UX writer e outros.
Instituições de ensino – a produção textual é uma necessidade para a área educacional como um todo, passando por universidades, institutos de pesquisa, edtechs e outros, que anseiam por profissionais capazes de criar narrativas e conteúdos técnicos destinados a atingir diferentes faixas etárias, por meio de jogos educativos, cursos online e aplicativos.
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 30 | PRESENCIAL |
| ATIVOS INTELECTUAIS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | 40 | EAD |
| COMUNICAÇÃO, ORALIDADE E POÉTICAS | 60 | PRESENCIAL |
| CRÍTICA E ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | PRESENCIAL |
| ESCRITA CRIATIVA | 40 | EAD |
| GÊNEROS DISCURSIVOS E FUNÇÕES TEXTUAIS | 40 | PRESENCIAL |
| MÍDIA-LIVRO: DO PAPIRO AO E-BOOK | 40 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – FUNDAMENTOS DA LÍNGUA E DA LINGUAGEM | 60 | PRESENCIAL |
| SEMIÓTICA | 40 | EAD |
| SOCIOLOGIA | 40 | EAD |
| TEORIAS DA LINGUAGEM | 60 | PRESENCIAL |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| CONTEÚDOS DE MARCA: BRAND PUBLISHING E BRANDED CONTENT | 60 | PRESENCIAL |
| DIREITOS AUTORAIS E LEGISLAÇÃO CULTURAL | 40 | PRESENCIAL |
| ECONOMIA CRIATIVA | 40 | PRESENCIAL |
| LEIS DE INCENTIVO À CULTURA | 40 | EAD |
| OPTATIVAS | 40 | EAD |
| PRODUÇÃO EDITORIAL | 60 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – CRIATIVIDADE E MERCADO | 60 | PRESENCIAL |
| REDAÇÃO EMPRESARIAL EM LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | EAD |
| TENDÊNCIAS E NOVOS MODELOS TEXTUAIS | 60 | PRESENCIAL |
| VISÃO E PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 40 | EAD |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| CULTURA E MEMÓRIA NA COMUNICAÇÃO EM REDE | 60 | PRESENCIAL |
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ORIGINALIDADE E ÉTICA | 60 | PRESENCIAL |
| INTERTEXTUALIDADE E INTERATIVIDADE DIGITAL | 40 | PRESENCIAL |
| LIVROS DIGITAIS | 40 | EAD |
| METODOLOGIA DE PESQUISA | 40 | EAD |
| MODELOS DE TEXTOS INFORMATIVOS | 40 | EAD |
| OPTATIVAS | 40 | EAD |
| PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS | 40 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – NARRATIVAS E MULTIMÍDIA | 60 | PRESENCIAL |
| TRANSMÍDIA, GAMIFICAÇÃO E IMERSÃO NARRATIVA | 60 | PRESENCIAL |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| DESIGN THINKING | 40 | EAD |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA FICCIONAL | 60 | PRESENCIAL |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA INFORMATIVA | 60 | PRESENCIAL |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA PROMOCIONAL | 60 | PRESENCIAL |
| LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES | 40 | EAD |
| MÉTODOS PROCESSUAIS DE REGISTRO CRIATIVO | 40 | PRESENCIAL |
| PRODUÇÃO DE TEXTOS | 40 | EAD |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PROCESSOS CRIATIVOS | 60 | PRESENCIAL |
| ROTEIRO | 40 | PRESENCIAL |
| TÓPICOS: COLLECTIBLES | 40 | EAD |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 30 | PRESENCIAL |
| ATIVOS INTELECTUAIS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE | 40 | EAD |
| COMUNICAÇÃO, ORALIDADE E POÉTICAS | 60 | PRESENCIAL |
| CRÍTICA E ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | PRESENCIAL |
| ESCRITA CRIATIVA | 40 | EAD |
| GÊNEROS DISCURSIVOS E FUNÇÕES TEXTUAIS | 40 | PRESENCIAL |
| MÍDIA-LIVRO: DO PAPIRO AO E-BOOK | 40 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA 1 – FUNDAMENTOS DA LÍNGUA E DA LINGUAGEM | 60 | PRESENCIAL |
| SEMIÓTICA | 40 | EAD |
| SOCIOLOGIA | 40 | EAD |
| TEORIAS DA LINGUAGEM | 60 | PRESENCIAL |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| CONTEÚDOS DE MARCA: BRAND PUBLISHING E BRANDED CONTENT | 60 | PRESENCIAL |
| DIREITOS AUTORAIS E LEGISLAÇÃO CULTURAL | 40 | PRESENCIAL |
| ECONOMIA CRIATIVA | 40 | PRESENCIAL |
| LEIS DE INCENTIVO À CULTURA | 40 | EAD |
| OPTATIVAS | 40 | EAD |
| PRODUÇÃO EDITORIAL | 60 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – CRIATIVIDADE E MERCADO | 60 | PRESENCIAL |
| REDAÇÃO EMPRESARIAL EM LÍNGUA PORTUGUESA | 40 | EAD |
| TENDÊNCIAS E NOVOS MODELOS TEXTUAIS | 60 | PRESENCIAL |
| VISÃO E PENSAMENTO ESTRATÉGICO | 40 | EAD |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| CULTURA E MEMÓRIA NA COMUNICAÇÃO EM REDE | 60 | PRESENCIAL |
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, ORIGINALIDADE E ÉTICA | 60 | PRESENCIAL |
| INTERTEXTUALIDADE E INTERATIVIDADE DIGITAL | 40 | PRESENCIAL |
| LIVROS DIGITAIS | 40 | EAD |
| METODOLOGIA DE PESQUISA | 40 | EAD |
| MODELOS DE TEXTOS INFORMATIVOS | 40 | EAD |
| OPTATIVAS | 40 | EAD |
| PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS | 40 | PRESENCIAL |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – NARRATIVAS E MULTIMÍDIA | 60 | PRESENCIAL |
| TRANSMÍDIA, GAMIFICAÇÃO E IMERSÃO NARRATIVA | 60 | PRESENCIAL |
| SUBTOTAL | 510 |
| DISCIPLINAS | HORAS | MODALIDADE |
|---|---|---|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 30 | PRESENCIAL |
| DESIGN THINKING | 40 | EAD |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA FICCIONAL | 60 | PRESENCIAL |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA INFORMATIVA | 60 | PRESENCIAL |
| LABORATÓRIO DE ESCRITA PROMOCIONAL | 60 | PRESENCIAL |
| LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES | 40 | EAD |
| MÉTODOS PROCESSUAIS DE REGISTRO CRIATIVO | 40 | PRESENCIAL |
| PRODUÇÃO DE TEXTOS | 40 | EAD |
| PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR E EXTENSIONISTA – PROCESSOS CRIATIVOS | 60 | PRESENCIAL |
| ROTEIRO | 40 | PRESENCIAL |
| TÓPICOS: COLLECTIBLES | 40 | EAD |
| SUBTOTAL | 510 |

2.040

1º Semestre/2026

4 Semestres

Semipresencial