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O mercado necessita cada vez mais de profissionais habilitados tanto teoricamente como tecnicamente para desempenhar os desafios que o cenário tecnológico atual exige. O programa do MBA em Branding e Marketing Digital é resultado de uma parceria entre Belas Artes e Chilli Beans cujo propósito é oferecer a expertise da marca Chilli Beans e a excelência acadêmica da marca Belas Artes, oferecendo um programa completo que abrange tanto aspectos estratégicos quanto táticos do mercado.
Sextas e Sábados
420h
Paraíso
1º Sem/2025
18 meses
Phygital ou Online ao Vivo
Parceria com a Marca Chilli Beans, o que proporcionará o posicionamento de uma empresa que está à frente do mercado;
Apresentará as tendências e os avanços mais recentes de branding e marketing, preparando o participante para se atualizar e conhecer as plataformas e estratégias digitais emergentes;
Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, seja design (gráfico, produto, moda e interiores), arquitetura, artes, marketing, administração, relações públicas, comunicação social (publicidade, propaganda e jornalismo), que pretendam aprofundar seus conhecimentos na gestão e construção de marcas e aprofundar nos conceitos estratégicos de marketing digital.
Contribuir para o desenvolvimento de profissionais multifuncionais com capacidade para pensar estrategicamente e utilizar de forma eficaz modernas ferramentas e técnicas de marketing e branding, visando agregar valor às marcas das empresas em que atuam e às suas carreiras profissionais.
Capacitar profissionais que buscam se aprofundar em conceitos de branding e marketing na era digital e que objetivam crescer em suas organizações, através de temas emergentes em gestão de marcas e marketing digital. O programa ainda permite o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais aos líderes do futuro.
Compreender e acompanhar as transformações nas áreas de branding e marketing na área digital e assim ganhar repertório para desenvolver projetos aplicados as marcas e seus negócios.
A estrutura curricular do curso de MBA em Branding e Marketing Digital será oferecida com duas modalidades EAD e PHYGITAL (semipresencial). A estrutura curricular do curso possui 18 componentes curriculares, divididas em 6 módulos. Estes componentes são divididos em 3 semestres, sendo que 2 semestres, cada qual com 180 horas aula e no 3 semestre será o módulo de conclusão de curso Pic Pós.
MODALIDADE PHYGITAL
No modo Phygital serão 5 disciplinas presenciais que possuem 12 horas aula cada, 10 disciplinas serão online – ao vivo e terão 24 horas aula cada e 3 disciplinas 100% online, uma de 12 hs e duas de 24 horas aula cada. No terceiro semestre será o Trabalho de Conclusão de Curso – Pic Pós que possui 60 horas aula e será ofertado 100% online. O curso possui um total de 420 horas aula.
MODALIDADE EAD
No modo EAD serão 5 disciplinas de 12 horas cada, 9 disciplinas serão online – ao vivo e terão 24 horas aula cada e 3 disciplinas 100% online, sendo uma de 12hs e duas de 24 horas aula cada. No terceiro semestre será o Trabalho de Conclusão de Curso – Pic Pós que possui 60 horas aula e será ofertado 100% online. O curso possui um total de 420 horas aula.
Networking e oportunidade de carreira, uma vez que os alunos terão oportunidade de criar uma rede de contatos valiosa com professores, colegas de classe e profissionais da Chilli Beans;
Certificação da Chilli Beans, que agregará valor ao currículo do aluno, pois mostrará que eles foram treinados por uma empresa líder de marketing;
Excelência acadêmica Belas Artes de São Paulo
A disciplina contempla a gestão e conceituação de marcas, desde o propósito, posicionamento, arquitetura de marcas e brand equity. Além disso, aborda o composto da comunicação integrada, com foco na comunicação institucional e no composto de marketing, aplicado aos contextos online e off-line. Marketing Humanizado.
A disciplina busca apresentar os fundamentos teóricos e práticos aplicados no mercado global e local sobre o comportamento do consumidor. Introdução aos estudos contemporâneos sobre o processo de decisão e os fatores que influenciam no comportamento de compra enfatizando os estudos dos processos culturais, sociais, pessoais e neuropsicológicos. Processo de decisão e Influências de compra, a importância dos influenciadores digitais no comportamento do consumidor, além das tendências futuras das pesquisas e tecnologias para o estudo do comportamento e influência do consumidor.
O papel do líder e sua responsabilidade no processo de formação e manutenção de equipes eficazes. Formação de Equipes de alto desempenho: a diversidade como valor. Conflito entre gerações. Empowerment. Estilos Gerenciais e perfis de liderança. Estratégias de Mobilização de Equipes. Desenvolver e apoiar processos de endobranding, de modo a atrair e reter os talentos para a organização.
Fundamentos do design thinking, conceito de geração e síntese, aplicação da técnica e mapa empatia, colaboração e experimentação. Geração de protótipos e apresentação das soluções capazes de estimular a cultura da inovação. Criatividade do design com as exigências tecnológicas e de mercado, visando criar valor significativo para os usuários e oportunidades estratégicas para as empresas.
Critérios de segmentação de mercado. Estratégias de segmentação e targeting. Analisar e interpretar dados de consumidores para desenvolvimento de personas e utilizar os insigths para desenvolver e ajustar o posicionamento de marca.
Conceito e o papel central do planejamento de marketing. Análise de mercado e concorrência, análise do SWOT, metas e objetivos SMART, elaboração e implementação de programas, feedback e controle. Plano de marketing integrado.
Jornada do cliente e pontos de contato. Análise de mercados e consumidores. Influência e comportamento do consumidor e motivação de compra. Experiência do cliente omnicanal. Resolução de problemas e gestão de reclamações.
Conceito de portfólio de produtos. Características e classificação dos produtos. Decisões estratégicas sobre o mix de produtos, design, linhas de produtos, marcas, embalagem e rotulagem. Estratégias de diversificação de produtos. Ciclo de vida do portfólio de produtos. Gestão de SKU e portfólio eficiente na gestão do negócio.
Planejamento de uma estratégia de branding. Estratégias de arquitetura, hierarquia e extensão de marca com suas definições, características, objetivos, assim como seu papel na manutenção e aprimoramento do brand equity. Conceito de co-branding, vantagens e desvantagens na gestão estratégica do negócio.
Características e classificação de produtos e serviços. Estratégias de diversificação de produtos. Diferenciação de bens e serviços. Ciclo de vida do produto. Desenvolvimento de produtos inovadores e o design no processo de criação. Análise de viabilidade de novos produtos e serviços
Definição de modelos e construção de planejamento para gestão de crise e gestão de planos futuros para reforçar e proteger a marca no ambiente mercadológico. Relações públicas no ambiente digital. Ações de RP para fortalecimento de marca. Crises e Risco. Crises Empresariais e Crises de Opinião Pública. Blindagem contra crises. Gestão de crises. Reconstrução da confiança após uma crise.
Conceitos de Internet, Web e Plataformas, assim como a interconexão digital de objetos cotidianos com a produção de conteúdo nos ambientes online e offline. Evolução da junção de IoT, Big Data e Inteligência Artificial no processo criativo e no desenvolvimento de conteúdos multiplataformas.
Conceito e estratégias de mídias sociais. Construção, gerenciamento de comunidades online. Cultura da convergência por meio da economia de compartilhamento, com foco no entrelaçamento entre mídias sociais digitais e novas mídias. Marketing de influência e relacionamento. Monitoramento de redes sociais e análise de métricas.
Orçamento de marketing. Decisões de investimento em marketing. ROI (retorno sobre o investimento) em marketing. Definir métricas de investimento e avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas atividades em marketing.
Comunicação em mecanismos de busca (SEM). Propaganda e publicidade em redes sociais. Conceito de omnichannel e estratégia em diferentes canais de comunicações. Experiência do cliente seja no ponto de contato online, como offline. Convergência do virtual e do físico.
Cultura de marca e o significado das relações com os valores. Cultura organizacional e alinhamento com a marca. Endobranding e engajamento de funcionarios na construção da marca.
Definição de identidade, personalidade e elementos de marca. Criação de logotipos e identidade visual. Gestão de cores e tipografia da marca. Consistência da marca nos diferentes pontos de contato.
Conceituação e definição dos pilares do brand equity. Posicionamento e seus objetivos na gestão da marca. Branding orientado para a construção de Brand Equity, além da estrutura e os possíveis caminhos para a geração de brand equity de uma marca.
Trabalho Final de Curso: Paper nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.
Coordenadora de cursos de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e gestora executiva do Portal InfoBranding. Atua no mercado corporativo como palestrante e consultora e no acadêmico como coordenadora e professora de pós-graduação e MBA em todo o Brasil. Participação de duas imersões internacionais a polos de tecnologia como o Vale do Silício, nos EUA, e Tel-Aviv, em Israel. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Álvares Penteado, Graduada em Administração de Empresas, extensão em Marketing Digital pela HSM Educação, Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM e Design Management pela LBDI. Acumula também os títulos de extensão internacional em Negócios na EOI (Madrid) e na Andrés Bello (Chile), Autora e organizadora de 15 livros com foco em branding, negócios, design e gestão em economia criativa e assina diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior; além disso, trouxe para São Paulo o III Congresso Internacional de Branding em 2016. Representou o Brasil como jurada do concurso internacional The Best Brand Awards 2015 e novamente em 2018.
Professores do curso
Campus Paraíso | Rua Estela, 64 | São Paulo
Modalidade Phygital (semipresencial) ou Online ao Vivo
As aulas serão quinzenais, ocorrendo nas seguintes datas e horários:
Realização: