Arte e Mercado

Artistas, galeristas, colecionadores, profissionais, empresários e pesquisadores que visam adquirir uma ampla compreensão do mercado de arte em âmbito global. Profissionais graduados em Artes Visuais, Comunicação Social, Ciências Humanas, Educação, Design, Moda e demais áreas afins.

Por que fazer
esse curso?

A Pós-Graduação em “Arte e Mercado” está atenta aos novos movimentos de inclusão de jovens artistas e à criação de novas galerias de arte, abrangendo um extenso aparato teórico-prático e preparando os profissionais para desenvolverem uma postura profissional e inclusiva no mercado.
O curso possibilita que o aluno conheça profundamente o mercado de arte em uma perspectiva global: os modelos de negócios emergentes, as transformações nos modos de imersão dos artistas visuais, a comunicação e distribuição da arte, os agentes e protocolos de mercado, as tendências do colecionismo, além dos principais desafios enfrentados no mercado de arte nacional e internacional.
O especialista em Arte e Mercado é capacitado a assumir sua posição como artista ou gestor estratégico no mercado de arte, podendo trabalhar dentro e fora do Brasil, em áreas como artes visuais, gestão de galerias e coleções, cadeias de instituições culturais, marketing cultural, produção cultural, mídia especializada, agentes de consultoria de arte etc.

Compartilhe esse curso

Próxima Turma


<3

Nossos cursos são modulares, você pode escolher em qual trimestre deseja ingressar.

LOCAL
INÍCIO
DURAÇÃO
INVESTIMENTO
DIAS

Quais são
as disciplinas?

Horas
ARTE E PROTEÇÃO: LEGISLAÇÃO E PRÁTICAS DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ARTÍSTICO
20
CRÍTICA DE ARTE, IMPRENSA E PÚBLICO
20
DIÁLOGOS COM ARTISTAS E COLECIONADORES
20
DOS SALÕES DE ARTE À BIENAL
20
GESTÃO DE COLEÇÕES E ASSESSORIA DE ARTE
20
HISTÓRIA DO MERCADO DE ARTE INTERNACIONAL
20
HISTÓRIA DO MERCADO DE ARTE NACIONAL
20
INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE ARTE
20
LEGISLAÇÃO NO CICLO DE VIDA DO MERCADO DE ARTE
20
MARKETING CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO
20
MÍDIAS SOCIAIS PARA ARTES
20
MUSEU E MEMÓRIA
20
PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM NEGÓCIOS COM ARTE
20
PRINCÍPIOS DE EMPREENDEDORISMO EM ARTE
20
PRODUÇÃO GLOBAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA A PARTIR DE 2000
20
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA *
20
DISCIPLINAS OPTATIVAS ** 40
ORIENTAÇÃO AO ALUNO PARA O TCC 6
TOTAL 366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.

** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Quem são
os Professores?

Coordenação
Prof. Dr. ROBERTO BERTANI
Visualizar Currículo Lattes

Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade Armando Álvares Penteado, Especialista em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Diretor Geral na empresa Gabinete de Cultura - RBV3B Comunicação e Eventos Ltda. Foi Diretor Executivo do Instituto de Cultura Contemporânea, Superintendente Geral e Curador Artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky, Diretor Executivo do Instituto de Arte Contemporânea, e Diretor Executivo da Fundação Estudar. É o Coordenador do curso de Pós-Graduação em Arte e Mercado, e do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Professor Titular da graduação e pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado. É membro do ICOM - International Council of Museums. Tem larga experiência nas áreas de Arte, Cultura, Marketing e Comunicação, com ênfase em gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, marketing, publicidade, relações públicas, memória e gestão cultural.

Tour 360

Tour 360

Inglês Online

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.