Internacionalização, Arte e Cultura

Este curso de pós-graduação destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que desejam articular o campo interdisciplinar das Relações Internacionais, da Cultura e da Arte, desenvolver políticas e projetos para a internacionalização de bens artísticos e culturais e empreender projetos culturais de cunho social e privado.

Por que fazer
esse curso?

O curso aborda as relações internacionais contemporâneas nos campos da Arte e Cultura e como as políticas públicas, a diplomacia cultural e as forças de mercado e políticas atuam e interagem.
A Pós-Graduação em Internacionalização, Arte e Cultura apresenta as técnicas de formulação, elaboração e avaliação de projetos culturais com o objetivo principal da internacionalização de bens e produtos artísticos e culturais, e como os incentivos fiscais, a captação de recursos, e as regras tributárias e internacionais são agregadas aos projetos.
O aluno do curso tem a chance de aplicar os conhecimentos dos eixos estruturante e executivo, além do eixo institucional e optativo, em um trabalho de conclusão de curso (TCC) necessariamente voltado para a elaboração de um projeto de internacionalização cultural.

Compartilhe esse curso

Próxima Turma


<3

Nossos cursos são modulares, você pode escolher em qual trimestre deseja ingressar.

LOCAL
INÍCIO
DURAÇÃO
INVESTIMENTO
DIAS

Quais são
as disciplinas?

Horas
DESIGN DE NEGÓCIOS EM ARTE E CULTURA
20
DESIGN DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
20
DIPLOMACIA CULTURAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
20
DIREITO TRIBUTÁRIO E INTERNACIONAL APLICADO À ARTE E À CULTURA
20
EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL
20
ESTUDOS DE CASO: SEMINÁRIOS DE INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS
20
FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
20
GESTÃO DO CONHECIMENTO E NOVOS NEGÓCIOS
20
INTERNACIONALIZAÇÃO DE BENS ARTÍSTICOS E CULTURAIS
20
INVESTIMENTO, FINANCIAMENTO E PLANO DE NEGÓCIOS
20
MARKETING E NOVAS MÍDIAS EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
20
PANORAMA DA ARTE E CULTURA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
20
PESQUISA DE MERCADO APLICADA A NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
20
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ARTE E A CULTURA
20
TEORIA DAS RELAÇÕES E DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
20
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA *
20
DISCIPLINAS OPTATIVAS ** 40
ORIENTAÇÃO AO ALUNO PARA O TCC 6
TOTAL 366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.

** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Quem são
os Professores?

Coordenação
Prof. Dr. ROBERTO BERTANI
Visualizar Currículo Lattes

Bacharel em Desenho Industrial pela Faculdade Armando Álvares Penteado, Especialista em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Diretor Geral na empresa Gabinete de Cultura - RBV3B Comunicação e Eventos Ltda. Foi Diretor Executivo do Instituto de Cultura Contemporânea, Superintendente Geral e Curador Artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky, Diretor Executivo do Instituto de Arte Contemporânea, e Diretor Executivo da Fundação Estudar. É o Coordenador do curso de Pós-Graduação em Arte e Mercado, e do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Professor Titular da graduação e pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado. É membro do ICOM - International Council of Museums. Tem larga experiência nas áreas de Arte, Cultura, Marketing e Comunicação, com ênfase em gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, marketing, publicidade, relações públicas, memória e gestão cultural.

Tour 360

Tour 360