Patrimônio Cultural e Memória

Por que fazer
esse curso?

Por muito tempo, parecia haver uma espécie de contradição entre o a urbanização e a proteção da memória social e do patrimônio cultural – como se fosse impossível conciliar o respeito ao passado e o desenvolvimento urbano. No contexto contemporâneo, não só essa aparente contradição deixou de fazer sentido como até se inverteu: algumas das cidades mais bem sucedidas na atualidade devem o dinamismo de sua economia criativa à proteção e promoção de seus bens culturais.
A Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Memória apresenta conhecimentos e técnicas atualizadas e inovadoras para instrumentalizar profissionais das mais diversas formações a atuar no reconhecimento e análise de elementos de patrimônio cultural material e imaterial em suas diversas formas. Para isso, aprofunda conceitos como gestão patrimonial, gestão urbana em sítios ou conjuntos arquitetônicos, estudo de saberes e celebrações, patrimônio arqueológico, natural, industrial, entre outros, inseridos no contexto dos desafios profissionais e sociais da contemporaneidade.
Torne-se um profissional preparado para reconhecer e valorizar expressões culturais e elementos construídos no ambiente urbano como possibilidades de intervenção no espaço e de engajamento da coletividade, por meio de estratégias que aliem embasamento teórico, conhecimento de políticas e técnicas diversas, em sintonia com a agenda global da Nova Agenda Urbana, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e das políticas nacionais e experiências mais inovadoras da área.

Compartilhe esse curso

Próxima Turma


<3

Nossos cursos são modulares, você pode escolher em qual trimestre deseja ingressar.

LOCAL
INÍCIO
DURAÇÃO
INVESTIMENTO
DIAS

Quais são
as disciplinas?

Horas
Bens tombados e gestão imobiliária 
20
Celebrações e Lugares   
20
Educação Patrimonial  
20
Memória Coletiva e Apagamentos  
20
Memória e História Oral   
20
Memória Empresarial e Corporativa    
20
Patrimônio Arqueológico e Licenciamento Ambiental
20
Patrimônio Cultural: História e Teorias    
20
Patrimônio Imaterial: Políticas e Instrumentos  
20
Patrimônio Industrial e Ferroviário Brasileiro 
20
Patrimônio Material: Políticas, instrumentos e práticas
20
Patrimônio Natural e Biológico  
20
Processos Participativos de Inventário e Salvaguarda   
20
Saberes e Formas de Expressão  
20
Sítios históricos, conjuntos arquitetônicos e gestão urbana     
20
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA *
20
DISCIPLINAS OPTATIVAS ** 40
ORIENTAÇÃO AO ALUNO PARA O TCC 6
TOTAL 366

* Para poder iniciar as orientações para o TCC, é compulsório cursar e ser aprovado na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica”.

** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

Quem são
os Professores?

Coordenação
Prof. Dr. Marcos Virgilio da Silva
Visualizar Currículo Lattes

Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo (2011), Mestre (2005) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (2000) pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu tese de doutorado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Coordenador do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde também atua como pesquisador e docente de graduação, nas disciplinas de Planejamento Urbano, Planejamento Regional e Projeto Urbano e Patrimônio Histórico. Docente também da FIAMFAAM Centro Universitário. Pesquisador na área de Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, integra os grupos de pesquisa 'Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo', do Programa de Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e 'Arquitetura, Música e Urbanismo' (AMU) da USP. Como consultor atua, desde 2000, nas áreas de planejamento territorial, estudos e análises ambientais e socioculturais, participando da elaboração de análises técnicas e planejamento para licenciamento ambiental de obras de infraestrutura (energia elétrica e transportes) e mineração, tendo exercido funções de coordenação temática (socioeconômica), supervisão metodológica e como especialista em planejamento urbano-regional, dinâmica sociocultural e demografia. Interesses de pesquisa: História da Urbanização, Memória Urbana e Patrimônio Cultural.

Tour 360

Tour 360