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Pós-Graduação

Negócios da Moda

Modalidade

Semipresencial

Campus

Paraíso

Duração

3 Semestres

Horários

Terça-feira e quinta-feira, das 19 horas às 22:40

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 20.790,00*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 614,33*R$ 22.116,10*
B30R$ 727,05*R$ 21.811,75*
C24R$ 845,41*R$ 20.290,00*
D18R$ 1.127,22*R$ 20.290,00*
EÀ vistaR$ 17.246,50*R$ 17.246,50*

*Valores referentes ao 1º semestre de 2025 (sujeito a alteração)

*Datas e horários sujeitos a alterações por conta de feriados e recessos. Consulte o calendário na íntegra aqui.

Por que fazer Esse curso?

O mercado da moda está em constante crescimento, oferecendo uma variedade de bens e serviços criativos que buscam formas inovadoras de conquistar clientes. É importante ressaltar que a moda não se resume apenas à expressão criativa, mas também engloba aspectos de inovação e, sobretudo, de negócios, pois desempenha um papel significativo na geração de empregos e no impulso da economia. No entanto, para prosperar neste cenário dinâmico, é essencial cultivar habilidades empreendedoras e promover uma reestruturação na economia da moda, contando com profissionais capacitados para gerenciar empresas e setores específicos. Em suma, a indústria da moda demanda indivíduos talentosos e visionários, capazes de transformar a criatividade em empreendimentos bem-sucedidos.

VALORES

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Usando o cupom BAWEEK

Condições já aplicadas na tabela abaixo. Aproveite, pois é por tempo limitado!

Valor do curso R$ 20.790,00*
Matrícula R$500,00* e o restante de acordo com o plano escolhido
OpçãoParcelas Mensais e ConsecutivasParcela a ser pagaValor Final
A36R$ 614,33*R$ 22.116,10*
B30R$ 727,05*R$ 21.811,75*
C24R$ 845,41*R$ 20.290,00*
D18R$ 1.127,22*R$ 20.290,00*
EÀ vistaR$ 17.246,50*R$ 17.246,50*

CALENDÁRIO 2025

ÁREA DO ALUNO

DISCIPLINAS

DISCIPLINASHORAS

A disciplina aborda o fenômeno do consumo por diferentes prismas teóricos, privilegiando, entretanto, a perspectiva antropológica e suas implicações no universo da moda, no ambiente profissional e no cotidiano como um todo, destacando os valores e os sistemas culturais, a função da moda, da publicidade e do design nesses sistemas e os rituais e práticas de consumo.
A disciplina visa capacitar os alunos a analisar de forma crítica e reflexiva as variáveis envolvidas no processo de negociação e mediação de conflitos, visando uma resolução eficiente e eficaz. O curso aborda especificamente os aspectos éticos, morais, culturais e inter-relacionais relevantes para a gestão no setor da moda no Brasil.
A disciplina se propõe a apresentar as bases teóricas e instrumentais necessárias à gestão de imagem, contemplando os conceitos de branding e marketing, focando a construção de um plano de negócio, embasando-o com os diferentes apelos mercadológicos, de comunicação e de semiótica, bem como com as influências dos movimentos culturais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e ambientais que impactam o comportamento de consumo.
Estudo da cultura do consumo e do comportamento do consumidor, principalmente a partir da revolução digital. Interconexões entre as práticas sociais, a produção cultural e os modos de comunicar e interagir.
Nesta disciplina, serão abordados os conceitos fundamentais relacionados aos modelos de negócios, incluindo suas representações, características e o processo de desenvolvimento. Serão discutidas as diversas funções desempenhadas pelos modelos de negócios e a relação entre estratégia, sustentabilidade e modelo de negócios e tática. Serão apresentados frameworks e elementos essenciais que compõem um modelo de negócio, bem como o delineamento de arquétipos comuns. O Business Model Canvas será explorado como uma ferramenta prática para a construção e análise de modelos de negócios. Além disso, serão discutidos padrões de modelos de negócios e técnicas/ferramentas para auxiliar na sua criação e avaliação. Por fim, será realizada uma análise estratégica do ambiente empresarial, considerando o contexto no qual o modelo de negócio está inserido.
Investiga-se, nesta disciplina, a moda enquanto mediadora das relações sociais e o fenômeno de estetização do cotidiano promovido desde o nascimento do pret-à-porter e/ou ready to wear, e sua intensificação na contemporaneidade, com a formação de uma cultura de moda brasileira. Desse modo, serão abordadas discussões em torno dos estudos culturais e sua relação com a moda e a produção cultural, estilos de vida e consumo de marcas, práticas sociais, consumo e sociabilidades.
Capacitar, interpretar os indicadores de gestão de moda, por meio da identificação de ferramentas financeiras e produtivas, considerando a forma de como são calculados os indicadores financeiros e qual a influência dos indicadores de produtividade na tomada de decisão para avaliar a situação financeira e produtiva do negócio da moda.
Explora os conceitos de gestão comercial, abrangendo os setores de atacado, varejo físico, e-commerce (vendas online), m-commerce (vendas via mídias sociais), canais e plataformas, além das estratégias em estruturas omnichannel (multicanais). Aborda diversas abordagens de vendas, como o Business to Business (B2B), que envolve o desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços entre empresas, e o Business to Consumer (B2C), focado no desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços diretamente ao consumidor final.
Identificar as novas possibilidades de negócios surgidas para divulgação e comercialização de artigos e marcas de moda em plataformas digitais. Estudar cases e estratégias digitais bem-sucedidas adotadas por marcas de moda.
Esta disciplina fornece os principais fundamentos de marketing necessários para o planejamento e desenvolvimento de estratégias com enfoque na dimensão imaterial representada pela marca de moda. Busca-se compreender a necessidade de integração da gestão do produto à gestão da marca de moda, despertando interesse pelo desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo por meio da observação das ações de marketing de grandes marcas de moda.
O curso será um laboratório que observa essa tendência e conhecimento prático de mercado propiciando articulações desafiadoras e pioneiras: implementação criativa de moda para consumidores até então excluídos pelo mercado. Será privilegiada, assim, a dedicação aos novos sujeitos. Apresentação e compartilhamento de projetos.
Nesta disciplina, os alunos serão capacitados na elaboração do Book digital de coleção de moda autoral, compreendendo a criação de painéis, textos, croquis, desenhos técnicos, cartela de cores e materiais brasileiros. Será enfatizada a utilização de sistemas computadorizados para otimizar o processo criativo e de produção. Promover a análise crítica e aperfeiçoamento dos protótipos produzidos, visando à excelência na qualidade da moda autoral, além de capacitar os alunos na elaboração da ficha técnica do produto do vestuário, considerando aspectos como materiais, medidas e detalhes técnicos.
Esta disciplina aborda os fundamentos da pesquisa de moda, o calendário de moda, a análise prospectiva de tendências e o contexto do mercado. Explora-se a elaboração de cadernos de tendências como ferramenta essencial na compreensão e previsão de movimentos e mudanças na indústria da moda. Compreender os conceitos fundamentais da moda, pesquisa de moda e calendário de moda. Explorar técnicas de pesquisa de moda e prospecção de tendências. Capacitar os alunos a analisarem e interpretar os futuros mercado da moda, identificando padrões e tendências emergentes.
Nesta disciplina, serão abordados os principais aspectos do varejo de moda, iniciando com uma introdução ao tema seguida por uma análise do panorama atual do setor. Serão explorados conceitos básicos, a evolução histórica e as tendências contemporâneas do varejo de moda. Além disso, será dedicado um foco especial ao estudo do comportamento do consumidor neste contexto, assim como das estratégias de marketing de serviços aplicadas especificamente ao varejo de moda. O design de loja e o visual merchandising serão examinados como elementos fundamentais na criação de ambientes varejistas eficazes.
Nesta disciplina, serão exploradas as estratégias de canais de marketing, com o objetivo de compreender as melhores abordagens para conectar produtos e serviços aos consumidores. Será discutido o conceito de canais de marketing, que envolve grupos de pessoas, organizações e ações colaborativas que facilitam o fluxo de produtos da produção ao consumo. Será realizada uma análise detalhada dos tipos básicos de canais de marketing para produtos físicos, abordando suas características, vantagens e desafios. Além disso, serão examinadas as estratégias específicas de distribuição e comercialização em cada tipo de canal, visando à maximização da eficiência e eficácia na entrega dos produtos ao mercado-alvo.
Trabalho Final de Curso: Paper nos eixos Sociedade Civil, Mercado e Terceiro Setor.

** As disciplinas optativas garantem um enriquecimento de conhecimento e currículo ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias, irá optar por mais 2 disciplinas de outros cursos da Pós-Graduação.

carga horária: 400 horas

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Pós-Graduação

Se formou na Belas Artes?

PROFA. DRA. JÔ SOUZA

Coordenadora do curso

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica, é formada em Relações Públicas, especialista em Criação e Styling de Moda, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris, Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins, STYLECORE e Italian Image Institute. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson e Style Works of Union Square New York. Com mais de 25 anos no mercado da moda, tem foco em pesquisa de tendências, marketing de moda e consultoria criativa. Há 20 anos atua na área de consultoria de imagem e coloração pessoal, foi pioneira e lançou a primeira Pós-graduação em Consultoria de Imagem e Beleza no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, tendo como abordagem as pesquisas acadêmicas relacionadas a diversidade, inclusão, autoestima e sustentabilidade da imagem. Em 2014, fundou a Galeria do Conhecimento para trocar de saberes e aprendizados na área de consultoria de imagem a partir de uma metodologia diferenciada. É coordenadora da Pós-Graduação em Consultoria de Imagem e Beleza, da Graduação Negócios da Moda e leciona nos cursos de graduação Publicidade, RP, Jornalismo, Cinema e Artes Cênicas e Pós-graduação em Moda e Mercado, Pós-Produção de Moda e Styling, todos no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua no mercado como professora, palestrante, mentora e consultora nas áreas de moda, beleza, criatividade, novos negócios, direção criativa, imagem e cultura.

Transforme Seu Futuro com a Belas Artes

Descubra um mundo onde sua criatividade não conhece limites. Os cursos de graduação da Belas Artes são projetados para libertar seu potencial e equipá-lo com tudo que você precisa para brilhar em sua carreira. Com um currículo inovador, infraestrutura de ponta e uma comunidade vibrante de criativos, você está pronto para fazer a diferença.

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