São instituições de educação superior, públicas ou privadas, pluricurriculares, que devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.
O reconhecimento de curso é condição necessária, juntamente com o registro, para a validade nacional dos respectivos diplomas. A instituição deverá protocolar pedido de reconhecimento de curso decorrido pelo menos um ano do início do curso e até a metade do prazo para sua conclusão.
Pelo telefone (11) 5576-7300 ou e-mail relacionamento@belasartes.br
Não há devolução ou abatimento do valor da taxa de inscrição nas modalidades de Vestibular Tradicional, Prova Agendada e Aproveitamento de estudos em hipótese alguma.
As modalidades ABITUR, ENEM, Segunda Graduação e Transferência estão isentas de realizar a prova para ingresso, conforme especificado no edital do vestibular.
OBS: As informações sobre valores estão especificadas tanto na página de inscrição quanto no Edital do Vestibular.
Ao realizar a inscrição para a prova, o candidato poderá indicar apenas 2 (duas) opções de curso. Após a escolha, o candidato poderá realizar a troca de curso ou turno até a data de encerramento das inscrições do Vestibular Tradicional 2019/1. Após esta data não será possível realizar nenhum tipo de alteração.
Não é possível no ato de matrícula. O candidato, no momento de sua inscrição no Vestibular Tradicional e Prova Agendada (vagas remanescentes), tem a oportunidade de escolher duas opções. No ato de matrícula, ele deverá se matricular na primeira opção, conforme cadastro e avaliação realizada.
Somente havendo vagas após o término das matrículas o candidato poderá solicitar a mudança de curso e período, conforme 2ª opção cadastrada na inscrição. A solicitação será feita via requerimento, mediante prazo estipulado e analisado pela Secretaria-Geral deste Centro Universitário.
*Caso o candidato maior de 18 anos solicite outro responsável financeiro que não seja ele próprio, deverá apresentar os respectivos RG e CPF dessa pessoa.
As vagas remanescentes dos cursos serão oferecidas aos candidatos devidamente reconhecidos e oriundos de estabelecimentos de ensino superior formalmente credenciados pelo Ministério da Educação. A transferência é feita mediante a apresentação de histórico escolar, conteúdo programático da instituição de origem, regime de aprovação e atestado de matrícula.
O candidato que estudou em uma instituição de nível superior no exterior será aceito após aprovação na prova específica, apresentação dos documentos necessários para matrícula (ver questão 7) e mediante apresentação dos documentos abaixo discriminados, devidamente traduzidos por tradutor juramentado e consularizados no país onde o curso superior foi realizado:
O processo será encaminhado ao coordenador do curso para a devida análise e definição do semestre em que o candidato será aceito e as disciplinas das quais será dispensado de acordo com o currículo em vigor.
Caso tenha cursado o Ensino Médio fora do país, o candidato deverá ir à Delegacia de Ensino mais próxima de sua residência e solicitar a equivalência de estudos. Dentro do prazo estipulado deverá apresentar à Belas Artes a declaração de equivalência de estudos expedida pela Delegacia de Ensino juntamente com os demais documentos solicitados para a matrícula (ver questão 7).
O aluno somente será aceito na Belas Artes após ser aprovado no Processo Seletivo.
Caso o aluno necessite interromper seus estudos temporariamente, deverá efetuar o trancamento de matrícula por 1 ou 2 semestres letivos. Esclarecemos que, nos casos em que o trancamento for solicitado durante o período de aulas, o semestre da solicitação será considerado como trancamento. Decorrido o período de trancamento, o aluno deverá comparecer a Instituição e solicitar a reabertura da matrícula.
Atenção: No caso de haver alteração no currículo durante o período de trancamento, no ato da reabertura o aluno deverá adaptar-se ao novo currículo.
Sim. A Belas Artes mantém parceria com diversas empresas; basta consultá-las na seção de Parcerias do site.
Cursos em nível superior que preparam para uma carreira acadêmica. São os mais tradicionais e conferem diploma com o grau de Bacharel - título específico referente à profissão de nível superior; Licenciado - habilita o portador para o magistério no ensino fundamental e médio; e Tecnólogo, ou título específico referente à profissão. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou equivalente para poder frequentar cursos de graduação.
Os cursos de Bacharelado fornecem conhecimentos científico e teórico e duram, em média, de quatro a cinco anos. Na maioria das vezes, os dois primeiros anos são dedicados ao ciclo básico e os demais às matérias específicas da profissão. É o primeiro grau de formação superior que possibilita chegar ao doutorado.
Como seu objetivo é formar professores, é um tipo de curso indicado para quem quer lecionar na educação infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio. Existem duas modalidades de licenciatura: Normal Superior e Plena. A primeira forma mestres que queiram dar aulas na educação infantil e da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A outra serve para quem quer ensinar da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio. Para dar aulas na universidade, é preciso completar a formação universitária com uma pós-graduação.
Qualificação que visa capacitar o aluno a exercer uma atividade específica dentro da área de conhecimento de seu curso. As diferentes habilitações de um mesmo curso de graduação devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades. Por exemplo: Comunicação Social - Habilitação em Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas.
Cursos superiores de graduação de curta duração, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, abrangendo os diversos setores do mercado de trabalho. Quem opta por esses cursos quer adquirir conhecimentos práticos sobre a atividade e busca conseguir um diploma que permita uma colocação rápida no mercado. O currículo enfatiza disciplinas que aproximam o aluno do dia-a-dia de sua profissão. A duração varia de dois a três anos.
Tais cursos foram criados para atender às demandas dos novos tempos, possibilitando a pessoas que concluíram o nível médio uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.
Uma das vantagens do curso sequencial é o fato de que, de acordo com as exigências do regimento de cada instituição de ensino, o aluno, depois de concluí-lo poderá aproveitar as disciplinas já cursadas como créditos para fazer um curso regular de graduação ou optar por uma especialização. Os sequenciais são ideais para quem tem o diploma do ensino médio, já está empregado e quer se aperfeiçoar para progredir na carreira.
Aquele que obteve, da autoridade educacional (MEC/SESu/CNE), a aprovação formal do pedido de encaminhamento feito pela Instituição. Em geral, a autorização é concedida de acordo com a duração do curso.
As funções delegadas aos coordenadores de curso dividem-se em quatro áreas distintas: políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais.
As funções consideradas de natureza política são atinentes à liderança reconhecida na área de conhecimento do curso, a uma postura motivadora de professores e alunos, a uma representatividade legítima de seu curso, de propagação socioacadêmica do curso e responsabilidade pela vinculação do curso com os demais anseios e demandas do mercado.
No que se refere às funções gerenciais, identifica quesitos que revelam a competência dos coordenadores na gestão propriamente dita dos cursos que dirigem. Os coordenadores devem se responsabilizar pela supervisão das instalações físicas, laboratórios e equipamentos dos cursos, pela indicação da aquisição de livros, materiais especiais e assinatura de periódicos necessários ao desenvolvimento dos cursos, pelo estímulo e controle docente e discente, pela indicação da contratação de docentes, pelo processo decisório de seus cursos e pela adimplência contratual dos alunos de seus cursos.
Dentre as funções acadêmicas, o coordenador deve ser o responsável pela execução dos Projetos Pedagógicos dos cursos, pelo desenvolvimento atrativo das atividades escolares, pela qualidade e pela regularidade das avaliações desenvolvidas em seus cursos, devendo cuidar do desenvolvimento das atividades complementares, estimular a iniciação científica e de pesquisa entre professores e alunos, responsabilizar-se pela orientação e acompanhamento de monitores, pelo engajamento de professores e alunos em programas e projetos de extensão, pelos estágios supervisionados e não supervisionados.
E às atividades institucionais há a responsabilidade pelo sucesso dos alunos de seus cursos no ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante, pelo acompanhamento dos antigos alunos dos cursos, pela empregabilidade dos alunos, pela busca de fontes alternativas de recursos, pelo reconhecimento de seus cursos e pela renovação periódica desse processo por parte do MEC, pelo sucesso de seus alunos nos Exames de Ordem, testes profissionais, assemelhados e pelo vínculo da regionalidade dos seus cursos."
O trecho acima foi retirado da matéria intitulada "Gestão do Conhecimento: valores e o papel das IES na produção do conhecimento e do desenvolvimento" de autoria da Profa. Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, publicada no jornal eletrônico Gestão Universitária - Edição 26, datada de 18/8/2004. A íntegra da matéria acima citada encontra-se disponível na Biblioteca Geral da Belas Artes.
Docente é o professor, aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina. O corpo docente é a reunião de todos os professores de uma instituição.
Discente é todo aluno regularmente matriculado, em regime de dependência ou trancado (desde que dentro do prazo) nos cursos e programas da Instituição. O corpo discente se refere a todos os alunos de uma determinada instituição.
Os cursos de Pós-graduação visam a formação de docentes para o ensino superior, pesquisadores e profissionais especializados nas mais diversas áreas de conhecimento e são cursos realizados após a conclusão do curso superior.
Todos os cursos de especialização realizados depois da conclusão do ensino superior são intitulados pós-graduação. Cada um deles se propõe a preparar os candidatos de acordo com suas necessidades. As diferenças são as seguintes:
Especialização: direcionada principalmente ao mercado de trabalho, tem o foco em áreas específicas.
Mestrado: formar profissionais para atuar como professores universitários ou em empresas, como especialistas que necessitam de conhecimento específico para exercer suas funções, além de identificar pessoas com vocação para a pesquisa científica.
Mestrado Profissional: visa atender a demanda por Mestres qualificados para o mercado empresarial, aptos a elaborar técnicas e processos.
Doutorado: prepara profissionais para a obtenção do título de Doutor, o que significa ter conhecimento específico, aprofundado e inédito sobre determinado tema, que o habilita para a pesquisa ou para o mercado de trabalho.
Lato Sensu são cursos de especialização em áreas específicas do conhecimento.
Esses cursos, geralmente, têm um formato semelhante ao dos cursos tradicionais, com aulas, seminários e conferências, ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas concernentes ao curso.
A pós-graduação stricto sensu consiste em programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. Os cursos "stricto sensu" requerem a produção de dissertações e teses que proponham e comprovem teorias novas para a compreensão de fatos e de suas relações.
Aqui na Belas Artes, oferecemos uma diversidade de espaços e laboratórios com equipamentos que ajudam a tirar as suas ideias e projetos do papel. Faça um tour virtual e conheça um pouco dos nossos espaços!
O Programa de Visitas Monitoradas da Belas Artes, também conhecido como Open House, foi desenvolvido para que os interessados possam conhecer nossos espaços, salas de aula, ateliês, oficinas, laboratórios e bibliotecas (certificadas com o selo ISO 9001 desde 2004), infraestrutura pensada para que a formação de nossos alunos seja permeada por teoria e, principalmente, muita prática!
Para agendar sua visita, inscreva-se em nosso site conforme disponibilidade da agenda.