Acontece

Navegação

Semana de Fotografia promove palestras e workshops

Evento acontece entre os dias 16 e 20 de setembro

Publicado em 04/09/2019

A Belas Artes recebe entre os dias 16 e 20 de setembro mais uma edição da Semana de Fotografia. O evento promove palestras e workshops no Auditório da unidade 2 e na Sala Stadium.

No dia 16, a semana recebe os convidados Afrotometria, Tiago Santana e Ina Henrique para falar sobre “O Fazer Fotográfico em Criações Coletivas. A palestra é aberta ao público e os interessados podem se inscrever aqui.

Confira a programação completa:

16/9 – 9h às 11h: O fazer fotográfico em criações coletivas

(Aberto para público externo)

Convidados: Afrotometria, Tiago Santana e Ina Henrique

Local: Auditório Unidade 2 – Rua Dr. Alvaro Alvim, 90

Afrotometria é um coletivo de fotógrafos/as negros/as.

Um lugar onde pessoas negras relacionadas as artes visuais se encontram para desenvolver projetos, oficinas e expandir a pesquisa e o debate sobre os corpos negros na fotografia. O coletivo é criador da exposição coletiva Fotopreta, onde 30 fotógrafos expuseram seus trabalhos, em novembro de 2018, em São Paulo. O coletivo foi convidado a compor a exposição ´Um olhar afro-brasileiro´, realizado na universidade de Salamanca, na Espanha.

Tiago Santana é fotógrafo, formado em produção audiovisual e técnico em processos fotográficos pelo SENAC. Começou sua carreira profissional em 2010 na área do fotojornalismo. Especializou-se em fazer retratos de pessoas negras e através desse tema desenvolve ensaios e projetos. Hoje cobre pautas jornalísticas, eventos culturais, editoriais e faz retratos. Ministra oficinas sobre fotografia e desenvolve projetos expositivos.

Ina Henrique Dias é pedagoga, historiadora, professora e fotógrafa. Foi uma das vencedoras do Concurso Fotográfico Contra Vistas do Minhocão realizado em São Paulo no final de 2016 e teve como prêmio uma exposição coletiva. Ina participou de exposições junto com o Afrotometria na qual a figura do negro sempre aparece sem estereótipos e como protagonista de suas narrativas.

17/9 - 9h às 11h: Da aula para o mercado fotográfico – (in)Formados em Fotografia

Convidados: Convidados: Priscila Belotti e Felipe Rufino

Local: Sala Stadium

Priscila Belotti é fotógrafa e artista gráfica, realiza trabalhos autorais em fotografia e artes gráficas e freelances em design gráfico. Desde 2016, desenvolve o Projeto RUA que parte da fotografia e do estudo teórico da paisagem urbana para se transformar em serigrafias, cianotipias, fine art, e livros-objetos de artista inspirados na dinâmica de uma cidade em constante processo de construção-destruição-reconstrução. Uma cidade que cresce sobre sua própria ruína.

Felipe Rufino é formado em Fotografia pela Belas Artes, e também pelo Senac, em técnico de fotografia. Fotógrafo de moda, com publicações em NY, Itália e Turquia, assina editoriais moda e campanhas comerciais. Nas semanas de moda como SPFW, fotografa desfiles de João Pimenta, ELLUS, e dispara fotos de street style para veículos como M de Mulher (grupo Abril) e What Else Mag. Tem em seu portfólio grandes nomes da moda, como Glória Coelho, Maison Alexandrine e também reconhecimento de nomes como C&A, Calvin Klein, Givenchy.

18/9 - 9h às 11h: Impressão de fotografias em papel algodão

Convidado: Júlio Prado

Local: Auditório Unidade 2

Formado em Engenharia Elétrica e com 30 anos de atuação na área de Tecnologia da informação, viajou o mundo a trabalho, fotografando o cotidiano dos locais por onde passou. Há 6 anos mudou o rumo da sua carreira e investiu na criação do seu Ateliê de impressão Fine Art. Certificou-se em 2016 pela Hahnmuhle como um dos estúdios capacitados a entregar impressões de alta qualidade e longevidade ao mercado de artes e fotografia no Brasil e no mundo. Assim surgiu o papel Algodão Ateliê de impressão para atender alunos, artistas, fotografos, museus, galeristas e arquitetos que desejam a melhor impressão para os seus trabalhos.

19/9 – 8h20h às 10h: Livros de fotografia: da ideia à materialidade

Convidada: Daniela de Moraes

Fotógrafa, formada em Desenho Industrial, tem mestrado em Multimeios pela Unicamp onde desenvolveu pesquisa na área de Antropologia Visual. Seus trabalhos autorais abordam questões relacionadas ao tempo, memória e evanescência da imagem

20/9 – 10h30 às 12h30: Fotografia de natureza, surfe e drones

Convidado: Fernando Barros

Local: Auditório Unidade 2

Fernando Barros (Mocotó) é fotógrafo de surf e natureza; diretor fotográfico do projeto Casa Neuronha - Fernando de Noronha (PE), cinegrafista e drone do Canal Off (Globosat) e fotógrafo/cinegrafista do atleta Ítalo Ferreira - World Surf League (WSL). Tem formação em Fotografia pelo Senac-SP, Escola Panamericana e Karl Taylor Photography (Londres) e em Desenho Industrial pela Unip.

*Workshop

16/9 - 13h30 às 16h30: Construção de narrativa de fotolivro e encadernação

Coletivo Fotoraiz

Vagas: 15 vagas (apenas para alunos de Fotografia)

Materiais sugeridos: Agulhas, linhas, tesoura, estilete, barbante, régua, lápis, presilhas para papel, folhas de papéis diversos, fotos impressas (em papel sulfite, couche, opalina ou vegetal). Série de fotos que o participante já tenha e queira utilizar, boneco ou esboço de fotolivro para orientação (opcional).

A oficina propõe aos participantes noções para a criação de fotolivros, partindo da construção de narrativas e organização das imagens e elementos até a encadernação com duas técnicas simples de costura sendo elas, borboleta e correntinha. Com o propósito de incentivar os inscritos de uma maneira criativa e autoral a produção de fotolivros e, disseminar a ideia de criação em diferentes suportes para a fotografia.

O Auditório e a Sala Stadium estão localizados no endereço: Rua Dr. Alvaro Alvim, 90.

Outras Notícias