Acontece

Navegação

Liderando em tempos de home office

Por professor Sergio Fortes

Publicado em 26/03/2021

Liderar é um grande desafio nas relações entre seres humanos, seja em ambientes corporativos ou outros. Sempre será, independentemente do espaço e do tempo. 

 

Nesses tempos de home-office liderança assume novos aspectos desafiadores que precisam ser pensados, observados, estudados e praticados. 

 

Parece que um dos pressupostos da liderança é a presencialidade. Porém, uma das melhores conceituações de liderança afirmam que é “capacidade de influenciar positivamente PESSOAS, PROJETOS e IDEIAS”. Logo, o conceito presencial não se torna tão fundamental.  

 

Liderar equipes em regime de home-office, é sem dúvida um novo desafio com o qual precisamos observar, estudar, nos adaptar e aprender. Mas é uma liderança tipo projeto! A característica principal portanto, é o EXEMPLO. 

 

Como sua Equipe poderá seguir suas recomendações, por mais brilhantes que sejam, se ela descobrir que você não as segue? 

 

Como sua Equipe pode começar a trabalhar no horário se ela descobrir que você liga para eles da cama, ainda espreguiçando? 

 

Como sua Equipe poderá se vestir dignamente para ocupar seu espaço de trabalho em casa se ela descobre que você está com a carcomida camiseta do candidato a Prefeito de há 5 eleições passadas, despenteado e sem escovar os dentes? 

 

Pior ainda, quando o líder aparece “off-line”, some e ninguém o acha, porque optou por resolver assuntos pessoais. 

 

O que mata um líder é quando sua Equipe descobre que ele tem um discurso bonito e afinado, mas sua prática anula tudo o que ele diz.  

 

Não apenas um líder, mas um político, um religioso, qualquer cidadão. O descolamento entre o que dizemos e o que fazemos é uma das piores coisas do mundo. 

 

Nossa Equipe poderá perdoar uma palavra dura, uma maneira grosseira de comunicação, um destempero verbal. Mas não perdoará nossa falta de autenticidade. Talvez mais até: nossa falsidade! 

 

Líderes de verdade lideram pelo EXEMPLO! 

Outras Notícias