Acontece

Navegação

Adaptabilidade

Por Professor Sergio Fortes

Publicado em 14/04/2021

Para quem vive no mercado de trabalho mudanças não são novidades. Acontecem o tempo todo. 

Alguns líderes ou mesmo profissionais ousam declarar com absoluta convicção, “Detesto qualquer tipo de mudança”. Como se a mudança pudesse escolher quem gosta ou quem não gosta dela e, amavelmente, pedisse licença para se instalar.  

Lidamos o tempo todo com mudanças. A pandemia nos demonstrou de modo inequívoco que na vida nada é permanente. De repente tudo pode mudar.  

Uma das respeitadas rádios em nosso país usa um slogan que obriga a pensar: “Em 20 minutos, tudo pode mudar”. Muitas vezes as mudanças nos surpreendem em muito menos tempo até. 

Há um ano os primeiros casos de Covid-19 abalavam o mundo inteiro. Menos de um mês depois, nossas vidas ficavam de pernas para o ar. 

A reação emocional correta para lidar com mudanças na vida pessoal ou profissional, segundo o professor de Harvard, Dr. Daniel Goleman, chama-se ADAPTABILIDADE. É uma das mais importantes capacidades de inteligência emocional, segundo o preeminente pesquisador.  

É a capacidade de ajustar-se às mudanças, a novas situações, a imprevistos. Coisas da rotina da vida, principalmente nos negócios. Mas mais do que simplesmente ajustar-se, é preciso aprender a superá-los e vislumbrar através deles novas oportunidades. 

Um dos grandes obstáculos que enfrentamos em face da mudança são nossas crenças limitadoras. Convicções que aprendemos ao longo da vida, fruto de nossa educação ou de experiências danosas, que nos marcaram profundamente e às quais precisamos aprender a ressignificar e, enfim, nos libertar dessas amarras de inferno. 

Charles DARWIN foi muito sagaz quando disse que “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. 

Mas a lição mais fantástica sobre adaptabilidade vem de um homem cuja vida profissional e pessoal mudava o tempo todo.  

Se ele entrasse numa sinagoga, era posto para fora. Quando entrava 

em um navio ele ameaçava afundar. Se juntasse pessoas para dar seu depoimento de vida, era chicoteado. Quando conseguia sobreviver a um naufrágio, uma cobra o picava. Isso que é azar! 

Mas ele nos surpreende com uma declaração vitoriosa, extraordinária, poderosa, que nos deixa envergonhados pela maneira que lidamos com nossas mudanças: 

Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Livro de Filipenses 4.11-13 

Aprendo três lições dessa declaração sobre qualquer tipo de mudança:  

1 - É preciso aprender a adaptar-se a qualquer circunstância. 

2 - Não se pode permitir que a mudança roube meu contentamento. 

3 - Nada supere o fundamento da nossa fé. 

Conheça os próximos Cursos Livres do professor Sergio Fortes: clique aqui!

Outras Notícias