Publicado em 17/11/2021
Em parceria inédita com a AstraZeneca e o site Omelete, o Centro Universitário Belas Artes abre edital no dia 16 de novembro para selecionar jovem cineasta que irá dirigir uma minissérie documental sobre lúpus eritematoso sistêmico (LES). O escolhido receberá suporte para produzir quatro episódios que contam histórias reais da doença, a partir da perspectiva de algumas pacientes.
A AstraZeneca, que vem investindo em imunologia, coloca o paciente em primeiro lugar nessa ação, que é o ponto de partida da campanha “Lúpus: Sinal da Coragem”. A ideia é dar visibilidade ao tema, levantando discussão pública sobre a doença que atinge entre 150 e 300 mil pessoas no Brasil³ e 5 milhões em todo o mundo. A prevalência dos casos é registrada entre mulheres de descendência hispânica, asiática e africana².
Entenda o tema e a sua importância
Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica, ainda sem cura, de origem autoimune, e ainda pouco discutida no Brasil. Seus sintomas podem se manifestar em diferentes órgãos. Os mais comuns são febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, desânimo, dor nas articulações, manchas na pele, inflamação na pleura (membrana que envolve os pulmões), hipertensão e comprometimento renal¹. A similaridade dos sintomas gerais com outras doenças acaba dificultando a rapidez do diagnóstico.
Qualquer um pode ter lúpus, mas a doença se manifesta, predominantemente, em mulheres, entre 20 e 45 anos. Com causa ainda desconhecida, o que sabemos é que fatores genéticos, hormonais e ambientais influenciam em seu desenvolvimento, como irradiação solar, infecções virais ou por micro-organismos. Por isso, os sintomas também dependem muito do tipo de anticorpo de cada um e do local do corpo que a doença se manifesta¹.
Acesse o edital clicando aqui
Fontes:
²2020 DR/Decision Resources, LLC. All rights reserved.
32021 The landscape of systemic lupus erythematosus in Brazil: An expert panel review and recommendations
BR-15585 Material destinado a todos os públicos. Nov/21.