Publicado em 17/10/2015
No sábado (17/10), cerca de 100 crianças de diversos países estiveram na Belas Artes para participar do “Play Date”, realizado pela Biblioteca Infantil Multilíngue Belas Artes em parceria com o curso de Relações Internacionais. Assistidos pelas ONG’s I know My Rights e Acnur (Agência da ONU para Refugiados), os pequenos com idades entre 2 e 12 anos cantaram, brincaram e aproveitaram intensamente cada detalhe de uma festa pensada especialmente para eles.
No evento, difícil deixar de comentar a alegria proporcionada pelo grupo Grandes Pequeninos, comandado pelo cantor e compositor Jair Oliveira e pela atriz Tânia Khallil; ou mesmo sobre a incrível contribuição da banda Lyra Mojimiriana, regida pelo maestro Carlos Lima, que também é coordenador da graduação de “Música, Tecnologia e Inovação” da Belas Artes. Os músicos, inclusive, acompanharam o coral de crianças refugiadas na canção “O Sol”, sucesso do grupo Jota Quest.
Síria, Jordânia, Angola, República Democrática do Congo e Sudão do Sul, além de Brasil, claro, foram os países representados no “Play Date”, que teve como grande objetivo apresentar a Biblioteca Infantil Multilíngue Belas Artes como grande porto seguro dessas crianças. A única biblioteca infantil multilíngue da América Latina, que conserva em suas prateleiras obras de todas as partes do mundo, é essencial para conectar essas crianças à sua pátria mãe e, claro, à cultura brasileira.
“Play Date” nos principais veículos de imprensa
Sabendo da relevância do tema, os principais canais de televisão e a mídia em geral também marcaram presença na Belas Artes para conferir de perto a iniciativa e, claro, mostrar ao país que receber bem estrangeiros é um dever de todos. Entre os veículos, destaques para as matérias do Jornal Nacional, da Rede Globo; do Jornal das Dez, da Globo News; do Jornal da Cultura, da Rede Cultura (a partir dos 4 minutos e 50 segundo do vídeo); do CBN São Paulo, da Rádio CBN; e do site da Revista Brasileiros.
Além disso, na quinta-feira (22/10), acompanhamos também a cobertura feita pelo programa “Documento Verdade”, da Rede TV, que vai ao ar a partir das 22h45.