Todas as perguntas e dúvidas que recebemos podem ser encontradas nesta página. Caso não encontre a resposta que você procura, favor entrar em contato com a Central de Relacionamento:
E-mail: relacionamento@belasartes.brDúvida sobre Secretaria
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Sim, para conhecer as modalidades oferecidas e os procedimentos de solicitação, confira nossa política através do link a seguir: www.belasartes.br/bolsas
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Os alunos interessados em adquirir a carteirinha de passe escolar devem solicitar via Portal Acadêmico, o envio de dados à SPTrans. A solicitação está disponível na opção “Educacional >> Solicitações >> Solicitações Educacionais >> Carteirinha de Passe Escolar - SPTrans”.
Após 10 dias úteis, você deverá acessar o link a seguir, para conferir se a situação já consta com “ Ativa” : https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/index.action
Quando a sua situação estiver “Ativa”, dê andamento a solicitação, cadastrando-se no site da SPTrans. Após o preenchimento dos dados, efetue o pagamento da taxa de emissão do bilhete único, disponibilizada via boleto em seu cadastro.
Após o pagamento, a SPTrans estipulará um prazo aproximado de 20 dias úteis para a entrega da carteirinha na Belas Artes, que estará disponível para retirada na Central de Relacionamento.
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Pagamento parcelado: somente alguns cursos permitem parcelamento exclusivamente no cartão de crédito visa ou mastercard, não são feitos parcelamentos em boleto bancário.
O número de parcelas vária de acordo com o valor do curso. A partir de R$300,00 em até 2 vezes, a partir de R$600,00 em até 3 vezes, a partir de R$ 900,00 em até 4 vezes, a partir de R$ 1.000,00 em até 6 vezes.
Pagamento à vista: via cartão de crédito, débito (visa ou mastercard) e boleto bancário. A opção de pagamento à vista concede desconto de 10% sobre o valor total do curso.
O vencimento dos boletos ocorre em 2 dias após a emissão.
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Passo 1:
Verificar se houve aprovação no vestibular, acessar a página do candidato para emissão do contrato, requerimento e boleto de matricula. O pagamento da matrícula (adiantamento da 1ª mensalidade do semestre) garantirá a reserva da vaga no curso escolhido.
Passo 2:
Comparecer dentro do prazo estipulado pela instituição, para entregar a documentação necessária. Documentações incompletas não serão aceitas.
Os documentos relacionados abaixo são indispensáveis para matrícula. O aluno deverá apresentar cópias simples acompanhadas do original para validação, ou apenas copias autenticadas em cartório.
Caso tenha concluído o ensino médio recentemente e ainda não possua o certificado de conclusão, disponibilizaremos um Termo de Compromisso que irá prorrogar o prazo para entrega.
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Os boletos de graduação vencem todo dia 1º de cada mês.
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No Portal Acadêmico é possível solicitar o Histórico Escolar, através do link: “Solicitações < Solicitações Educacionais < Histórico Escolar”. A emissão do documento é realizada após pagamento de taxa.
Atenção: No período de fechamento do semestre, a opção não estará disponível, consulte o calendário escolar para verificar a data de abertura da solicitação.
Para ex-alunos ou alunos formados a solicitação deve ser feita presencialmente na Central de Relacionamento ou através do e-mail relacionamento@belasartes.br. Consulte os horários de funcionamento.
O prazo para a emissão do documento de alunos matriculados antes de 2008 é de até 30 dias úteis. Já para alunos matriculados após 2008 até 7 dias úteis.
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Sim. Para que a troca seja efetuada, baixe a declaração e preenche-a*. Reconheça firma em cartório de ambas as assinaturas. Depois disso, basta entregá-la na Central de Relacionamento juntamente com uma cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado do novo responsável. Os documentos devem ser autenticados ou então, caso sejam cópias simples, virem acompanhados do original para validação.
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Os boletos de Pós - Graduação vencem todo dia 10 de cada mês.
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No Portal Acadêmico, você pode imprimir gratuitamente o Atestado de Matrícula simples, por meio da opção “Relatórios >> Emitir Relatórios >> Atestado de matricula”. O documento possui código de autenticidade digital. Caso precise do documento com assinatura, solicite via Portal Acadêmico na opção: ” Solicitações >> Solicitações Educacionais >> Atestado de Matrícula”. O documento estará disponível para retirada na Central de Relacionamento, após 7 do pagamento da taxa de emissão.
Atenção: No período de fechamento do semestre, a opção não estará disponível, consulte o calendário escolar para verificar a data de abertura da solicitação.
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Caso seu boleto esteja vencido é possível gerar um novo boleto através do nosso site. Você deverá navegar até a página do curso escolhido e clicar em "Inscreva-se", após confirmação dos dados haverá a opção de reemissão do boleto.
Não recebemos pagamentos em nossas unidades.
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A solicitação de Atestado de Matricula (versão impressa), Conteúdo Programático e Histórico Escolar, pode ser realizada através do Portal Acadêmico. Demais documentos devem ser solicitados presencialmente na Central de Relacionamento, a emissão de alguns documentos está sujeita a pagamento de taxa.
Consulte o valor corrente das taxas através do link a seguir: http://www.belasartes.br/downloads/taxas.pdf
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Acesse o link https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/index.action para conferir se a situação já consta como “Ativa” e siga o procedimento.
Ativa: Acesse seu cadastro e verifique se há taxa de renovação a ser paga. A taxa de renovação deve ser paga anualmente e é disponibilizada via boleto no cadastro do estudante.
Não encontramos dados do aluno: O aluno deverá procurar a Central de Relacionamento imediatamente e solicitar uma verificação junto a SPtrans.
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O cartão BOM é fornecido a todos os cidadãos que eventualmente utilizam o transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo.
Compareça a Central de Relacionamento, para preenchimento a solicitação de cadastro dos dados. Após 10 dias uteis, acesse o link a seguir, clicando na opção “Estudantes e Professores” para conferir se a situação já consta como ativa: http://www.emtu.sp.gov.br/passe/estudante.htm
Quando a situação estiver “Ativa”, dê andamento a solicitação, cadastrando-se no site da EMTU. Após preenchimento do formulário de requisição, imprima-o e pague a taxa da solicitação em qualquer agencia bancária. Retorne a Central de Relacionamento, e apresente o formulário de requisição, comprovante de pagamento da taxa, e cópia dos documentos especificados no formulário de requisição.
´A EMTU encaminhará a carteirinha para a Central de Relacionamento em até 30 dias uteis para que o aluno possa retira-la.
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No Portal Acadêmico é possível solicitar o Conteúdo Programático, através do link: “Solicitações < Solicitações Educacionais < Conteúdo Programático”. A emissão do documento é realizada após pagamento de taxa.
Atenção: No período de fechamento do semestre, a opção não estará disponível, consulte o calendário escolar para verificar a data de abertura da solicitação.
Para ex-alunos ou alunos formados a solicitação deve ser feita presencialmente na Central de Relacionamento ou através do e-mail relacionamento@belasartes.br. Consulte os horários de funcionamento.
O prazo para a emissão do documento de alunos matriculados antes de 2008 é de até 30 dias uteis. Já para alunos matriculados após 2008 até 7 dias uteis.
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Os boletos são gerados exclusivamente via Portal Acadêmico. Para acesso ao Portal, entre em nosso site e clique na área “Alunos / Portal Acadêmico”, inserir o login (número do registro de matrícula) e senha.
Já no Portal Acadêmico, selecione o contexto educacional atual. Clique em: “Financeiro >> Extrato financeiro”. Clique no ícone de código de barras, disponível no canto direito do boleto, para permitir a emissão.
ATENÇÃO: VOCÊ DEVE DESBLOQUEAR O ATIVADOR DE POP-UPS DO SEU NAVEGADOR PARA O EMITIR RELATORIOS EM NOSSO SITE. Para isto basta clicar com o botão direito do mouse no quadrado com um “x” vermelho que fica visível no canto direito da linha de endereço da página.
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A partir de agora, conforme normativa da FEBRABAN, os boletos de mensalidade são registrados e não mais atualizados via Portal Acadêmico, somente através do site do Itaú (www.itau.com.br/servicos/boletos), na opção “Atualizar boleto vencido”. O vencimento será atualizado com juros e multa calculados a partir da data de vencimento original.
Para boletos de acordo o aluno deve solicitar o envio por e-mail através dos canais de comunicação da Central de Relacionamento.
Central de Relacionamento: 5576-7300 relacionamento@belasartes.br
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Os boletos vencem todo dia 15 de cada mês, de março a junho ou setembro a dezembro. O aluno que cursar apenas dependências e/ou adaptações deve efetuar o pagamento da rematrícula no dia 1º janeiro ou julho. A mensalidade paga a título de matricula e/ou rematrícula, será abatida do valor total das disciplinas. Os alunos com aproveitamento de disciplina entram no mesmo regime de cobrança, pois pagam somente pelas disciplinas cursadas.
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O aluno que concluir o último semestre do curso e tiver disciplinas pendentes (adaptações e/ou dependências), deverá solicitar, em até 1 ano após a conclusão do semestre, sua matricula em continuação.
O procedimento deve ser realizado presencialmente pelo aluno no atendimento da Central de Relacionamento. Para realizar matricula em continuação é necessário que a situação financeira do aluno esteja regularizada.
Após o período de 1 ano, é necessário que o aluno realize novo processo seletivo na modalidade Aproveitamento de Estudos para retornar ao curso.
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O estudante que já possui o cartão BOM Escolar e deseja dar continuidade a compra de créditos, deverá acessar o site da EMTU e consultar se a condição está “Ativa” e se há taxa de renovação a ser paga: www.emtu.sp.gov.br/passe
A taxa de renovação deve ser paga anualmente e é disponibilizada via boleto no cadastro do estudante. O formulário de Revalidação impresso e pago deverá ficar guardado com o estudante, não é necessário entregar na Instituição de Ensino.
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Caso o boleto de rematrícula (janeiro ou julho) não esteja disponível no Portal Acadêmico, certifique-se que o contexto educacional do atual semestre foi selecionado. Verifique se há pendências financeiras de meses anteriores ou pendencia de entrega de documentos de matricula. Lembre-se, o boleto é disponibilizado apenas aos alunos que não possuírem pendencias.