Biblioteca

Navegação

Deficientes visuais

Projeto de Acessibilidade e inclusão digital aos deficientes

Projeto inaugurado em 02/10/2008 durante o evento Ações Inclusivas – 60 anos de Direitos Humanos, foi desenvolvido para atender pessoas com deficiência visual, auditiva e restrições de mobilidade, sejam elas alunos, funcionários da entidade ou membros da comunidade. O objetivo principal é permitir que tenham acesso ao acervo bem como ao ambiente de internet e recursos de informática existentes nas Bibliotecas do Centro Gestor da Informação.

Para adaptação de móveis, acessos e recursos destinados aos alunos com deformidades físicas ou mobilidade reduzida, é possível realizar acompanhamento com um terapeuta ocupacional que indicará as adequações necessárias específicas de cada um.

Atualmente temos os seguintes recursos já disponibilizados.

Equipamentos

Máquina de escrever em Braille - máquina que perfura o papel de acordo com a codificação Braille. Utilizada pelos cegos.

Merlin Plus - Equipamento de magnificação de imagem possibilita a ampliação de livros, revistas, etc. Também possui recursos que podem ser utilizados por disléxicos e daltônicos.

Softwares

Jaws - Software de leitura de tela, utilizado pelos cegos para navegar na internet e auxiliar na utilização de outros softwares tais como Word, Excel, etc.

Magic - Software de magnificação de imagem, amplia a tela do computador para permitir que pessoas com baixa visão possam utilizar os recursos disponíveis

Open Book - Software de digitalização que possibilita transformar uma pagina digitalizada em voz, utilizado para geração de audiolivro.