Gestão de Carreiras

Navegação

Alicerces

Marketing Pessoal

A grande importância do marketing pessoal é saber como comunicar de várias maneiras, para a pessoa ou empresa contratante, quais as principais qualidades que o interessado na vaga tem. Existe, entretanto, uma estratégia específica, um modo e, principalmente, o momento adequado de se apresentar, mostrar suas habilidades e competências. Agregar valor a si mesmo, causar impacto positivo por meio da retórica, oratória, aparência e atitude, gerar visibilidade, mas isso exige cautela. Deve-se tomar cuidado com os excessos, é importante falar de si no momento e na medida certa, demonstrar respeito e saber valorizar o outro. Ressaltar seus diferenciais considerando seu momento de vida, pessoal e profissional, seus valores, objetivos por meio de uma percepção clara de si mesmo, é uma forma adequada de se portar perante uma entrevista. Lembre-se: o entrevistador tem um tempo determinado, objetivos específicos e, por isso, busca informações precisas sobre suas capacidades. O marketing pessoal implica em muito mais do que saber falar de si mesmo e saber se comunicar.

Desenvolvimento de Habilidades e Competências

O aluno, ao longo de sua vida acadêmica, adquire novos conhecimentos, conceitos e técnicas, que possibilitam a ele lidar com as adversidades. Essas técnicas recebem o nome de Habilidade, ou seja, quanto mais o aluno reconhece o que delimita sua profissão e entende também sua relação com a sociedade, passa a desenvolver melhor suas tarefas e compreender seu papel social. Assim, cria formas de dimensionar, calcular, tratar de assuntos, sempre a partir de seu enriquecimento pessoal. Quanto mais habilidade ele desenvolve, mais ele está apto as relações sociais e de trabalho.

Salienta-se que, no exercício de sua vida profissional, adquire também competências que permitem traduzir um saber que o diferencia dos demais. O reconhecimento e utilização das habilidades e competências descobertas pelo aluno são ferramentas fundamentais para a formação de sua carreira.

Quanto mais essas características são aprimoradas e colocadas em prática maior a possibilidade de projeção profissional.

Portfólio Online

O Centro Universitário Belas Artes disponibiliza um portifólio eletrônico para que o aluno possa construír pelo aluno, ao longo do período acadêmico. O uso correto desta ferramenta pode e deve ajudar o aluno na busca de um estágio ou mesmo, pós curso, de um emprego.

Para que este instrumento possa ser bem utilizado é preciso: coerência, alinhamento, lógica e qualidade das peças apresentadas, além e, principalmente, de um objetivo claro do conjunto e uma linha estética bem definida. Elaborar um portifólio requer atenção e método.

Estágio e vida profissional

O estágio é um momento que dura um tempo determinado e tem uma função específica de proporcionar ao aluno que vivencie, ainda como estudante, a vida profissional. O aluno frequenta, neste momento, um novo espaço que é bem diferente da faculdade - o ambiente profissional. Este exige uma série de comportamentos que complementem o conhecimento teórico que o aluno adquire ao longo de sua formação. É importante para o aluno, primeiramente, conhecer, estudar e como parte do processo, entender o que significa estagiar. O principal ganho do estágio é a formação da identidade profissional; o modo com o estagiário lida com as situações de trabalho já reflete o profissional que será no futuro.

Planejamento de Carreiras

Este processo tem duas vertentes importantes, a do aluno e a empresarial. O aluno que consegue planejar sua carreira tem maior possibilidade de melhorar seus índices de desempenho mais eficazmente e crescer em seu ambiente de trabalho. No planejamento de carreira deve-se pensar constantemente em novas alternativas, para se colocar e readequar-se ao ambiente de trabalho, não basta apenas pensá-lo no início da carreira. Atualmente, há uma tendência na escolha por empresas que desenvolvam planos de carreira para seus funcionários. É mais interessante estar em uma organização que planeja e concede a quem a compõe, uma possibilidade de desenvolver-se profissional, pessoal e financeiramente. Outro foco é manter na empresa seus talentos. O planejamento possibilita uma programação do tempo necessário para alcançar objetivos e avaliar os conhecimentos para realização de projetos, além de auxiliar o aluno a ter controle sobre sua vida, evitando perda de tempo. Assim, o principal é determinarmos uma carreira e não apenas ter um emprego.