A Belas Artes

Navegação

Estágio do Projeto - Curva de Aprendizagem Empreendedora

O processo de mentoria tem o objetivo de orientar o(a) empreendedor(a) e auxiliá-lo(a) a ter uma visão mais clara da oportunidade de negócio e do potencial de atuação no mercado. Cada encontro com o mentor contribui para que o(a) empreendedor(a) avance para o estágio seguinte.

“Teste rápido, falhe rápido e ajuste rápido.”
- Tom Peters, especialista em administração de empresas

Testar e ajustar a solução até que se “encaixe” com as necessidades do mercado

Sabe aquela ideia apaixonante na qual muita gente mergulha de cabeça, sem medir esforços e riscos? Ou mesmo uma ideia a qual estamos convencidos de que vai dar certo, sem ter um conhecimento mais aprofundado do assunto ou mercado em que ela estaria inserida? Até mesmo uma empresa que se encanta com um novo produto e investe muito dinheiro com base em pesquisa de mercado e sem testar a solução com clientes e potenciais clientes? Então...

Empreender não é simplesmente ter uma ideia brilhante, mas está mais próximo de testar uma solução e aprender o mais rápido possível para fazer mudanças, alinhadas aos desejos dos clientes/usuários e necessidades do mercado. Neste sentido, utilizamos a metodologia Lean Startup ou Startup Enxuta, desenvolvida por Eric Ries, como alternativa para reduzir riscos e restringir o consumo de recursos (tempo, dinheiro, pessoas) ao mínimo possível até encontrar a solução que se “encaixa” com as demandas de mercado. É quando uma solução encontra um conjunto amplo de clientes em potencial, que querem exatamente o que ela oferece. Como você vai ter contato no processo de mentoria do NEI, a metodologia Startup Enxuta diminui o tempo de criação de um produto ou serviço, contribuindo para aperfeiçoar continuamente a solução a partir dos resultados obtidos nos testes e reduzindo os ciclos de desenvolvimento.

“Se você não está preparado para errar, você nunca conseguirá fazer nada original.”
- Ken Robinson, consultor de educação