Workshop de Lettering na manhã do 3º dia da IV Jornada de Comunicação

Por Mateus Cintra, 3º semestre de Jornalismo

O Lettering é usado em diversas áreas da comunicação e do design, como publicidade, marketing e produções audiovisuais, geralmente são usadas para transmitir uma mensagem ou pensamento.

Muitas pessoas quando veem um lettering não sabem diferenciar de uma caligrafia, mesmo sendo algo bem simples. A caligrafia é algo uniforme e não envolve o uso de fontes tipográficas, já o lettering envolve tipos de fontes tipográficas e sua escrita é feita levemente, sempre variando o peso da mão para que a escrita saia perfeita.

A palestra realizada por Isabella Alcantarilla, estudante de Design Gráfico da Belas Artes, teve uma lúdica interação com o público: além de explicar o que é o Design Lettering, Isabella conduziu uma atividade com intuito de ensinar a técnica.

Durante o workshop, Isabella deu várias dicas para o treino do lettering, mostrando o passo a passo de como se faz cada letra, além de ir em cada mesa ajudando o público.

Confira abaixo as dicas de Isabella:
1.Busque inspirações. Muitas das ideias surgem quando estamos ao ar livre.
2. Elabore a frase.
3. Escolha o tipo de fonte que deseja usar.
4. Monte o grid.
5. Passe a limpo.
6. Finalize o Lettering.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest