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A relação entre o Design e o SomCurso de Curta Duração

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O curso objetiva demonstrar as relações históricas, ideológicas e estéticas entre o design contemporâneo e a produção musical do século XX e início do século XXI.

Profissionai e estudantes de moda, designers, publicitários, jornalistas culturais, professores da área de Humanidades e Ciências Sociais, filósofos, arquitetos, artistas e estudantes de Artes e Direito.

Não existissem os lutiers, as perucas, a ópera, o balé, o videoclipe, os shows de arena, a MTV e a indústria musical em geral, com suas turnês, iluminação, prensagem de discos, cds, ipods, sites, aparelhagens, bebedeiras e escândalos, não haveria o design contemporâneo. Se não fosse a música e todo o aparato criado para materializá-la, reproduzi-la, difundi-la e representá-la através de outros canais de expressão, o próprio design talvez não existisse, assim como a imprensa que conhecemos, a moda que conhecemos, a arte que conhecemos, o esporte que conhecemos e quase toda a cultura que conhecemos.

Essas afirmações parecem descabidas e quase risíveis, mas só para quem ainda não fez o curso “A forma do som”.

Se você é aluno de design ou de moda, professor de design ou de moda, jornalista, publicitário, cientista social ou comunicólogo, já deve ter intuído as verdades dessas proposições e certamente chegou a hora de investigar mais a fundo e com bases teóricas sólidas, informações confiáveis e demonstrações práticas a força dessas verdades e a aplicação delas no mercado profissional e na sua carreira.

O programa:

  • Daghilev, Stravinsky e Bauhaus
  • TV on The Radio: jazz, blues e a estética dos esquecidos
  • O rock’n’roll: “Antes de Elvis, não havia nada”
  • Karma Kola: o multiculturalismo hippie e a reinvenção do visual capitalista
  • A regra do jogo: sexo, drogas e estádios lotados
  • Lost in the supermarket: o punk e a moda
  • O pop
  • MTV
  • Ladies and gentlemen, we are floating in the space: college radios, cibercultura e um milhão de novas ideias
  • Conclusão: here, there and everywhere - a música é o menos importante
  • Rodrigo Vilalba Caniza

    Mestre em Comunicação e Letras, jornalista e autor de “Teoria da Comunicação: princípios básicos” (editora Ática). Membro do júri do Museu da Casa Brasileira. Professor e orientador com 16 anos de experiência nos cursos de Design, Moda, Editoração e Fotografia. Docente do Centro Universitário Belas Artes, Senac e UniFMU.

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