Criação Literária: CrônicasCurso de Curta Duração

Próxima Turma

Não perca tempo! Seja notificado via email sobre a abertura das inscrições para este curso.

avise-me

Por meio de exercícios práticos e discussões, a oficina tem como objetivo principal incentivar a criação de crônicas. Com aulas expositivas sobre os vários aspectos da crônica e de sua estruturação, além de exercícios práticos em sala, o curso visa auxiliar na construção de técnica e estilo e no desenvolvimento da criatividade.

Alunos de comunicação, Letras, Jornalismo, profissionais do texto e interessados que queiram adquirir conhecimentos básicos de criação e desenvolvimento de crônicas.
Aula 1: diferença entre os gêneros textuais; o conto e a crônica; temáticas e materiais para a crônica;
Aula 2: crônicas famosas: o que podemos aprender com elas; observar e criar; tipos de narrador; o narrador-cronista;
Aula 3: a inspiração a partir de imagens e outros textos; crônica e memória
Aula 4: estruturação da crônica; organização de ideias para uma crônica; ferramentas fundamentais da criação literária;
Aula 5: desafios do cronista; blogs e o espaço da crônica; a importância da revisão; pequena bibliografia comentada
  • Petê Rissatti

    Formado em Letras, com habilitação em Tradução e Interpretação do idioma inglês pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO)  e pós-graduado (especialização) em Tradução do idioma alemão pela Universidade de São Paulo (USP); trabalha na área de tradução desde 1999, em geral com textos de ficção e não ficção dos idiomas inglês e alemão para grandes editoras brasileiras, além de leitura crítica para essas editoras.
    No ano de 2008, participou do curso de Formação de Escritores, idealizado pelo prof. Gabriel Perissé, no qual entrou em contato com diversos escritores e desenvolveu um trabalho de criação em blogs, com prosa direcionada à urbanidade e à diversidade. Em 2009, foi convidado a participar da coletânea Blablablogue – Crônicas & Confissões (Terracota) e, em 2010, a participar da coletânea de ficção científica Portal Fahrenheit, ambas organizadas pelo professor Nelson de Oliveira. Em 2012, pela Terracota Editora, lançou seu primeiro romance Réquiem: sonhos proibidos, além de ter participado das antologias Todos os portais: realidades expandidas, organizada por Nelson de Oliveira e Assim você me mata, organizada por Claudio Brites. Site pessoal: http://www.peterissatti.com.br

Próximos Cursos São Paulo

linkedin logo

Participe de nossa página do linkedin e fique por dentro de
eventos e noticias relacionado aos nossos cursos.