O que é?

Localizada no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a biblioteca Material BA-Z é um laboratório de educação, desenvolvimento e pesquisa de materiais com ênfase na cultura brasileira e latino-americana, em suas ancestralidades, tradições, valores materiais e imateriais, assim como nos biomas do Brasil.

Onde fica?

A Material BA-Z fica centralizada no espaço anexo à Biblioteca, no núcleo de Design da Belas Artes, onde se encontra a maior parte do acervo material do projeto.

Como funciona?

A Material BA-Z apresenta uma área de exposição e valorização de materiais emergentes, principalmente aqueles desenvolvidos por alunos e professores da Belas Artes, que são exibidos por um período antes de serem incorporados ao acervo.

Além do espaço físico central, o laboratório é ativo em diversos ambientes da instituição – e também fora dela! Para dialogar com as diversas práticas e tecnologias utilizadas na Belas Artes, a iniciativa estará presente fisicamente no formato “Drops Material BA-Z” em ateliês como:

Oficina de Marcenaria

FabLab (Laboratório de Prototipagem e Impressão 3D)

IMEX (Laboratório de Design e Narrativas Imersivas)

Como parte da proposta de hiperconectividade do laboratório, a Material BA-Z ainda estará virtualmente conectada a outros laboratórios da Belas Artes, instituições de ensino, além de empresas e profissionais. Entre as parcerias já consolidadas, destaca-se o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP, do London College of Fashion, da University of the Arts London, e do designer Marcelo Rosenbaum. O espaço também estará disponível no formato multilíngue, com versões para aplicativos de smartphones.

Com base nos mais altos princípios éticos, as atividades desenvolvidas na Material BA-Z sempre buscam estar de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e respeitar a legislação brasileira em matéria de pesquisa.

Coordenadores do projeto

Fernando Laterza

Arquiteto e urbanista, Professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com Especialização em Gestão Ambiental e mestrado pelo programa de Pós-graduação em Habitação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo). É membro do colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, integrante da Comissão Permanente de Avaliação da mesma instituição e é membro associado da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com atuação em escritório próprio.

Bruna Petreca

Graduada em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo e PhD em Design de Produtos pelo Royal College of Art, Bruna investiga a experiência com materiais – especialmente têxteis – e como apoiar designers na exploração e expressão de seus aspectos multissensoriais. Com sua pesquisa de PhD, projetou uma ferramenta que apoia os processos de seleção de têxteis pelos designers: o kit de ferramentas “sCrIPT”. Além de professora da Belas Artes e coordenadora do Material BA-Z, Bruna contribuiu para estruturar o IMEX, o Laboratório de Design e Narrativas Imersivas da instituição.

Como visitar?


A Material BA-Z está aberta para todos os alunos, professores e funcionários da Belas Artes.

No caso de público externo, é necessário entrar em contato pelo telefone (11) 5576-5768 para realizar o agendamento da visita, que pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas.

O núcleo de Design da Belas Artes fica localizada na Rua José Antônio Coelho, 879, Vila Mariana.

Acompanhe a inauguaração da BA-Z
nas nossas redes sociais: