Publicidade e Propaganda




O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.


  • gestão de carreiras

    Gestão de Carreiras

    Departamento que realiza atividades como workshops e palestras e efetiva parcerias para o oferecimento de estágio aos alunos.

  • gestão de carreiras

    Núcleo de Empreendedorismo e Inovação

    Oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

  • gestão de carreiras

    International Office

    Espaço que firma parcerias internacionais e dá suporte para quem deseja estudar em um instituição estrangeira.

O QUE FAZ UM PUBLICITÁRIO?

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding. Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideias.

Estuda o comportamento e as práticas de consumo dos públicos. Elabora pesquisas de mercado e de concorrência a fim posicionar marcas e promover vendas, nos domínios off line, on line e em rede.

Pode trabalhar nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.

Onde trabalha: Agências de Publicidade e Propaganda e ou de Comunicação; Departamentos de Comunicação e MKT de empresas privadas, públicas e do Terceiro Setor; Produtoras de Eventos e de Criação (impressa, audiovisual e web), consultorias de comunicação e empresas de pesquisa; em projetos e empreendimentos autorais.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Empresas Parceiras

CICLO DE FORMAÇÃO

MÓDULO: HUMANIDADES E ESTUDOS SOCIAIS

Disciplinas Horas/Aulas
HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX 40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA 40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 40
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 40
ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL 40
FILOSOFIA 40
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40
SOCIOLOGIA 40
PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PRÁTICAS CRIATIVAS 40
COMUNICAÇÃO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
Subtotal 400

MÓDULO: PENSAMENTO E CRÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 40
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 40
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO 40
COMUNICAÇÃO VISUAL 40
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO 40
ESTÉTICA E FELICIDADE 40
HISTÓRIA DA MÍDIA 40
MÍDIAS, NEGÓCIOS E PÚBLICOS - PROSPECÇÕES E ESTRATÉGIAS 40
GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
Subtotal 400

MÓDULO: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E CRIAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING 40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 40
INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS 40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA 40
ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO 40
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO 40
LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL 40
SEMIÓTICA 40
GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS 40
COMUNICAÇÃO E MERCADO 40
Subtotal 400

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

MÓDULO: MARKETING E ESTUDOS DE MERCADO

Disciplinas Horas/Aulas
MARKETING - PRODUTOS E SERVIÇOS 80
FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 80
ECONOMIA E CADEIAS PRODUTIVAS 60
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AUDIOVISUAL 40
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA RÁDIO 40
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E DA MÍDIA 40
TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PROJETOS 40
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA 40
Subtotal 420

MÓDULO:PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Disciplinas Horas/Aulas
PLANEJAMENTO DE MÍDIA 80
PLANEJAMENTO DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS 60
COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 40
COMUNICAÇÃO, DISCURSO E PERSUASÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA 40
PLANEJAMENTO DE MARKETING 40
EVENTOS E RELAÇÕES COM A IMPRENSA 40
TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - METODOLOGIAS 40
METODOLOGIA DE PESQUISA 40
Subtotal 420

MÓDULO: CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE

Disciplinas Horas/Aulas
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA 80
CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE 60
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
ESTUDOS GRÁFICOS - PRODUTOS E POÉTICAS 40
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
PRODUÇÃO GRÁFICA 40
ESTATÍSTICA APLICADA A PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PESQUISA 40
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM 40
Subtotal 420

MÓDULO: CULTURA E GESTRÃO DE MÍDIAS SOCIAIS

Disciplinas Horas/Aulas
PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO 80
MARKETING DIGITAL 60
GESTÃO DE WEB E REDES SOCIAIS - PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 40
MONITORAMENTO E METRIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃO DIGITAL 40
INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 40
SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 40
TÓPICOS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PLANEJAMENTO 40
BRANDING 40
Subtotal 420

CICLO DE CONCLUSÃO

MÓDULO: TCC

Disciplinas Horas/Aulas
Trabalho de Conclusão de Curso TCC 20
Tópicos em Comunicação 40
Optativa 120
Atividades Complementares 180
Subtotal 360

CARGA HORÁRIA TOTAL

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3240 horas/aula
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2018/1
  • O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. As disciplinas de LIBRAS e Língua inglesa deverão obrigatoriamente ser incluídas no conjunto de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além das disciplinas anteriormente mencionadas, por outras previamente selecionadas pela coordenação e pelo NDE do curso entre as disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno poderá começar a cursar as disciplinas optativas em qualquer um dos módulos do ciclo de profissionalização ou se preferir poderá cursa-las no ciclo de conclusão, ou seja, durante o módulo TCC.
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Ma. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Coordenadora Profa. Ma. Jô Souza

Graduada em Relações Públicas pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Jornalismo, Moda, Publicidade). Atua, também, como palestrante e Gestora de Imagem e Estilo. Associada à ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, cultura, criatividade e inteligência Social.

Docente Titulação Currículo
ADRIANE DE FREITAS ACOSTA BALDIN Profa. Dra.
ALEXANDRE PERROCA CASTRO Prof. Me.
ANDERSON GURGEL CAMPOS Prof. Dr.
ANDRE NAVEIRO RUSSO Prof. Me.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
CINTIA REGINA DAL BELLO DE ARAUJO Profa. Dra.
DARIO DE BARROS VEDANA Prof. Me. Indisponível
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
DIRCEU LEMOS DA SILVA Prof. Me.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
ELWYN LOURENCO CORREIA Prof. Me.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
GILSON DA SILVA DOMINGUES Prof. Me.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES Prof. Me.
IRENE CANTERO BARONE Profa. Ma.
IVELISE FONSECA DE MATTEU Profa. Dra.
JAIR ALVES DA SILVA JUNIOR Prof. Me.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LEILA RABELLO DE OLIVEIRA Profa. Ma.
LIVIA SILVA DE SOUZA Profa. Dra.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY Profa. Ma.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCELIA LUPETTI Profa. Dra.
MARCELO UCHOA ALVES DE LIMA Prof. Esp.
MARCIA AURIANI Profa. Ma.
MARIA CRISTINA DIAS ALVES Profa. Dra.
MARIA INES MIGLIACCIO Profa. Ma.
MARILUCIA BOTTALLO Profa. Dra.
MIRLENE FATIMA SIMÕES WEXELL SEVERO Profa. Dra.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
RAFAEL YAMAGA Prof. Me.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Me.
RODRIGO FONSECA FERNANDES Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
TAMYA ROCHA REBELO Profa. Dra.
TASSIA CAROLINE ZANINI Profa. Ma.
TIAGO AUGUSTO FRANCO DE VASCONCELOS SOUZA Prof. Me.
VALERIA BRANDINI DE OLIVEIRA Profa. Dra.
WALTER DE SOUSA JUNIOR Prof. Dr.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!