Publicidade e Propaganda




O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.

O QUE FAZ UM PUBLICITÁRIO?

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding. Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideias.

Estuda o comportamento e as práticas de consumo dos públicos. Elabora pesquisas de mercado e de concorrência a fim posicionar marcas e promover vendas, nos domínios off line, on line e em rede.

Pode trabalhar nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.

Onde trabalha: Agências de Publicidade e Propaganda e ou de Comunicação; Departamentos de Comunicação e MKT de empresas privadas, públicas e do Terceiro Setor; Produtoras de Eventos e de Criação (impressa, audiovisual e web), consultorias de comunicação e empresas de pesquisa; em projetos e empreendimentos autorais.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Empresas Parceiras

1º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Antropologia Cultural - semipresencial 40
Redação e Comunicação 40
Fundamentos da História da Arte 40
Empreendedorismo e Inovação  40
Teorias Clássicas da Comunicação 40
Interfaces Gráficas Digitais 40
Psicologia da Comunicação 40
Globalização e Interculturalidade -semipresencial 40
Sistema e Circuito da Cultura 60
Teoria de Relações Públicas 60
Subtotal 440

2º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Sociologia - Semipresencial 40
História da Arte:Moderna e Contemporânea 40
Estudos Culturais 40
Convergência de Mídias, redes e Compartilhamento 40
Linguagens e Estéticas Audiovisuais 40
Interpretações do Mundo Contemporâneo 40
Criação e Comunicação Visual 40
Redação e Comunicação Dirigida - semipresencial 40
Públicos: Perfis e Relaçoes 60
Práticas de Leitura e Discurso: do Impr.à cibernética 60
Subtotal 440

3º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Semiótica - semipresencial 40
Esfera do Poder: Estado, Mercado e Sociedade Civil 40
Estética e Felicidade 40
Sociologia da Comunicação e da Mídia 40
Interpretações  do Brasil Contemporâneo 40
Roteiro em Comunicação 40
Linguagem Fotográfica 40
Marketing - semipresencial 40
Comunicação e Etnografia 60
Teorias da Administração e da Organização 60
Subtotal 440

4º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
História da Mídia - semipresencial 40
Neurociências,  Comportamento e Consumo 40
Gestão Cultural e Leis de Incentivo 40
Filosofia e Ética em Comunicação 40
Design e Gestão de WEB, Midias Digitais e Moveis- semipresencial 40
Fotografia para Projetos em Relações Públicas 40
Teoria da Opinião Publica 60
Editoração Gráfica, Eletrônica e Digital 60
Comunicação, Poder e Cultura Organizacional 80
Subtotal 440

5º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Cultura Afro-ameríndia Brasileira - semipresencial 40
Imagem e Reputação - semipresencial 40
Planejamento de Marketing 40
Relações com o Público Interno 40
Desenvolvimento Social e Sustentabilidade 40
Direitos Humanos e Cidadania 40
Eventos 80
Planejamento em Relações Públicas - Processos 60
Projetos Sociais, Culturais e Educativos 60
Subtotal 440

6º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Metodologia de Pesquisa - semipresencial 40
R.P. em Organizações Internacionais - semipresencial 40
Relações com a Imprensa 40
Estatística aplicada a Relações Públicas 40
Comunicação Digital Organizacional 40
Legislação em Relações Públicas 40
Pesquisa de Opinião e Mercado - Técnicas 40
Comunicação Pública e Política 40
Planejamento em Relações Públicas -Projetos 60
Gestão da Comunicação e Governança Corporativa 60
Subtotal 440

7º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Legislação e Direito da Imagem e do Som - semipresencial 40
Cerimonial e Protocolo - semipresencial 40
Redação para Relações Públicas-Meios e Formatos 40
Consultoria e Mercado em Relações Públicas 40
Relações Publicas Governamentais 40
Gestão e Prevenção de Crise 40
Pesquisa de Opinião e Mercado - Projetos 60
Avaliação e Mensuração de Resultados em Projetos 60
Trabalho de Conclusão de Curso  TCC-I 80
Subtotal 440

8º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Trabalho de Conclusão de Curso  TCC-II 20
Optativa 100
Pesquisa Individual em Relações Públicas 160
Atividades Complementares 240
Estágio Supervisionado  240
Subtotal 760

CARGA HORÁRIA TOTAL

Carga horária total do curso 3840 horas/aula

Disciplinas Optativas em horas/aulas

Optativa (o aluno poderá optar por cursar qualquer uma das disciplinas oferecidas pela instituição e previamente indicada pela coordenação do curso, inclusive LIBRAS.)
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2017/1
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Dra. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Docente Titulação Currículo
ALEXANDRE PERROCA CASTRO Prof. Me.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
CINTIA REGINA DAL BELLO DE ARAUJO Profa. Dra.
DEBORA GIGLI BUONANO Profa. Dra.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
DIEGO ANTONIO DE OLIVEIRA Prof. Me.
DIRCEU LEMOS DA SILVA Prof. Me.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
ERLANA CASTRO RODRIGUES Profa. Ma.
FERNANDO JOSE AMED Prof. Dr.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES Prof. Me.
IRENE CANTERO BARONE Profa. Ma.
IVELISE FONSECA DE MATTEU Profa. Dra.
JAIR ALVES DA SILVA JUNIOR Prof. Me.
JORGE AVELAR SILVA FILHO Prof. Esp.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LUCIANO DENARDI ALARCON Prof. Me.
LUCIANO ZANETTE Prof. Me.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY Profa. Ma.
LUIZ CARLOS DE MACEDO Prof. Me.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCELIA LUPETTI Profa. Dra.
MARCELO UCHOA ALVES DE LIMA Prof. Esp.
MARCIO RODRIGO RIBEIRO Prof. Dr.
MARIA CRISTINA DIAS ALVES Profa. Dra.
MARIA INÊS MIGLIACCIO Profa. Ma.
MIGUEL ANGELO ARAB Prof. Me.
MIRLENE FATIMA SIMÕES WEXELL SEVERO Profa. Dra.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
PEDRO HENRIQUE FALCO ORTIZ Prof. Dr.
RAFAEL YAMAGA Prof. Me.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Me.
RODRIGO DA SILVA CANDIDO RIBEIRO Prof. Esp.
RODRIGO FONSECA FERNANDES Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
TARCISIO DE SA CARDOSO Prof. Dr.
TASSIA CAROLINE ZANINI Profa. Ma.
TIAGO AUGUSTO FRANCO DE VASCONCELOS SOUZA Prof. Me.
VALERIA BRANDINI DE OLIVEIRA Profa. Dra.
WALTER DE SOUSA JUNIOR Prof. Dr.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!