Sala Stadium

Publicidade e Propaganda




O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.

As novas tecnologias mudaram o mercado de trabalho de publicidade e as agências buscam profissionais que entendam as novas ferramentas e saibam utilizá-las com criatividade e explorando seu potencial. Ao mesmo tempo, agências pequenas e médias surgem para atender a uma demanda crescente, fruto da percepção que as empresas hoje têm da importância de serem conhecidas e lembradas pelos seus clientes - e essas novas agências precisam de bons profissionais de criação.

A comunicação digital também aumentou o grau de empregabilidade de publicitários e profissionais de marketing.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Empresas Parceiras

1º semestre

Disciplinas Carga Horária
Antropologia Cultural (Semipresencial) 40 horas/aula
Redação e Comunicação 40 horas/aula
Fundamentos da História da Arte 40 horas/aula
Psicologia da Comunicação 40 horas/aula
Teorias Clássicas da Comunicação 40 horas/aula
Interfaces Gráficas Digitais 40 horas/aula
Criatividade e Design Think 40 horas/aula
Criação e Comunicação Visual 40 horas/aula
Linguagem Sonora 40 horas/aula
Publicidade e propaganda 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

2º semestre

Disciplinas Carga Horária
Sociologia (Semipresencial) 40 horas/aula
História da Arte: Moderna e Contemporânea 40 horas/aula
Estudos Culturais 40 horas/aula
Convergência de Mídias, Redes e Compartilhamento 40 horas/aula
Linguagens e Estéticas Audiovisuais 40 horas/aula
Economia, Cadeias Produtivas e Inovação 40 horas/aula
Interpretações do Mundo Contemporâneo 40 horas/aula
Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade 40 horas/aula
Estética e Felicidade 40 horas/aula
Estudos do comportamento do consumidor 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

3º semestre

Disciplinas Carga Horária
Semiótica (Semipresencial) 40 horas/aula
Comunicação Comunitária e para o 3º Setor 40 horas/aula
Neurociências, Comportamento e Consumo 40 horas/aula
Sociologia da Comunicação e da Mídia 40 horas/aula
Interpretações do Brasil Contemporâneo 40 horas/aula
Comunicação e Audiência 40 horas/aula
Internet, Games e Redes Sociais 40 horas/aula
Linguagens Fotográficas 40 horas/aula
Filosofia e Ética em Comunicação 40 horas/aula
Processos criativos 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

4º semestre

Disciplinas Carga Horária
História da Mídia (Semipresencial) 40 horas/aula
Empreendedorismo 40 horas/aula
Economia Criativa 40 horas/aula
Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura 40 horas/aula
Produção para Rádio 40 horas/aula
Direção de arte I 40 horas/aula
Redação Publicitária I 40 horas/aula
Fotografia Publicitária 40 horas/aula
Semiótica Aplicada à Publicidade 40 horas/aula
Marketing 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

5º semestre

Disciplinas Carga Horária
Cultura Afro-ameríndia brasileira (Semipresencial) 40 horas/aula
Produção para TV, Cinema e Internet 40 horas/aula
Negócios e Administração em Publicidade 40 horas/aula
Gestão de Marcas 40 horas/aula
Marketing II 40 horas/aula
Planejamento de Campanha 40 horas/aula
Produção Gráfica 40 horas/aula
Direção de arte II 40 horas/aula
Redação Publicitária II 40 horas/aula
Mídia 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

6º semestre

Disciplinas Carga Horária
Metodologia de Pesquisa (Semipresencial) 40 horas/aula
Mídia Digital 40 horas/aula
Direção de Arte III 40 horas/aula
Redação Publicitária III 40 horas/aula
Marketing de Conteúdo 40 horas/aula
Pesquisa de Mercado 40 horas/aula
Comunicação Integrada 40 horas/aula
Gestão de Negócios em Comunicação 40 horas/aula
Estatística 40 horas/aula
Planejamento de Marketing 60 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

7º semestre

Disciplinas Carga Horária
Legislação e Direitos de Imagem (Semipresencial) 40 horas/aula
Pesquisa de Comunicação 60 horas/aula
Planejamento de Mídia 80 horas/aula
Planejamento de Comunicação 80 horas/aula
Planejamento Estratégico 80 horas/aula
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso 80 horas/aula
Subtotal 420 horas/aula

8º semestre

Disciplinas Carga Horária
Trabalho de Conclusão de Curso 20 horas/aula
Optativa 160 horas/aula
Atividades complementares 120 horas/aula
Subtotal 300 horas/aula

CARGA HORÁRIA TOTAL

Carga horária total 3240 horas/aula
  • Obs: O aluno deverá cursar 160 h/a de disciplinas optativas, a serem selecionadas pela coordenação do curso dentre o conjunto de disciplnas oferecidas na instituição. A disciplina de LIBRAS deverá sempre estar incluida no conjunto de disciplinas selecionadas pela coordenação do curso. A escolha das disciplinas optativas pelo aluno seguirá regulamento proprio .
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2016/1
Coordenador Prof. Dr. Ronaldo Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Dra. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Docente Titulação Currículo
ALEXANDRE PERROCA CASTRO Prof. Me.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
CINTIA REGINA DAL BELLO DE ARAUJO Profa. Dra.
DEBORA GIGLI BUONANO Profa. Dra.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
DIEGO ANTONIO DE OLIVEIRA Prof. Me.
DIRCEU LEMOS DA SILVA Prof. Me.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
ERLANA CASTRO RODRIGUES Profa. Ma.
FERNANDO JOSE AMED Prof. Dr.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES Prof. Me.
IRENE CANTERO BARONE Profa. Ma.
IVELISE FONSECA DE MATTEU Profa. Dra.
JAIR ALVES DA SILVA JUNIOR Prof. Me.
JORGE AVELAR SILVA FILHO Prof. Esp.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LUCIANO DENARDI ALARCON Prof. Me.
LUCIANO ZANETTE Prof. Me.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY Profa. Ma.
LUIZ CARLOS DE MACEDO Prof. Me.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCELIA LUPETTI Profa. Dra.
MARCELO UCHOA ALVES DE LIMA Prof. Esp.
MARCIO RODRIGO RIBEIRO Prof. Me.
MARIA CRISTINA DIAS ALVES Profa. Dra.
MARIA INÊS MIGLIACCIO Profa. Ma.
MIGUEL ANGELO ARAB Prof. Me.
MIRLENE FATIMA SIMÕES WEXELL SEVERO Profa. Dra.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
PEDRO HENRIQUE FALCO ORTIZ Prof. Dr.
RAFAEL YAMAGA Prof. Me.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Me.
RODRIGO DA SILVA CANDIDO RIBEIRO Prof. Esp.
RODRIGO FONSECA FERNANDES Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
TARCISIO DE SA CARDOSO Prof. Dr.
TASSIA CAROLINE ZANINI Profa. Ma.
TIAGO AUGUSTO FRANCO DE VASCONCELOS SOUZA Prof. Me.
VALERIA BRANDINI DE OLIVEIRA Profa. Dra.
WALTER DE SOUSA JUNIOR Prof. Dr.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!