Publicidade e Propaganda

8 semestres - bacharelado

O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.

Informações gerais

Coordenadora

Prof. Dra. Roberta Iahn

Currículo Lattes
Horário dos coordenadores
Sobre a coordenadora

Roberta Iahn é doutora em Comunicação e Semiótica pela Puc-SP, Mestre em Comunicação e Mercado e Especialista em Marketing e Propaganda pela Cásper Líbero, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie. Experiência em coordenação, docência e pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação, Publicidade e Moda. Desenvolve pesquisas sobre o grotesco na publicidade desde 1999 tendo publicado o livro O Grotesco na Publicidade em 2011. Pesquisa desde 2007 processos de criação e comunicação em redes, tema também desenvolvido no doutorado.

Informação sobre Mensalidade (2014/1)
Períodos (2014/2)
Matutino: 7h30 às 11h
Noturno: 19h00 às 22h30

O mercado de trabalho

As novas tecnologias mudaram o mercado de trabalho de publicidade e as agências buscam profissionais que entendam as novas ferramentas e saibam utilizá-las com criatividade e explorando seu potencial. Ao mesmo tempo, agências pequenas e médias surgem para atender a uma demanda crescente, fruto da percepção que as empresas hoje têm da importância de serem conhecidas e lembradas pelos seus clientes - e essas novas agências precisam de bons profissionais de criação.

A comunicação digital também aumentou o grau de empregabilidade de publicitários e profissionais de marketing.

Dicas da Belas Artes

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Espaço Di Grado

Espaço Di Grado

Área de convivência, desenvolvimento de trabalho, integração e estímulo à criatividade dos alunos. Localizado na antiga Galeria Prof. Vicente Di Grado, mantém o nome anterior como homenagem ao aluno, professor e diretor da Belas Artes, falecido em 2004. Reconhecido pela versatilidade (era artista gráfico e diretor de arte), é uma inspiração para todos nós!

Espaço Di Grado

Espaço Di Grado

Área de convivência, desenvolvimento de trabalho, integração e estímulo à criatividade dos alunos. Localizado na antiga Galeria Prof. Vicente Di Grado, mantém o nome anterior como homenagem ao aluno, professor e diretor da Belas Artes, falecido em 2004. Reconhecido pela versatilidade (era artista gráfico e diretor de arte), é uma inspiração para todos nós!

Sala Stadium

Sala Stadium

A primeira com esse conceito, a Sala Stadium acompanha a filosofia da instituição de proporcionar ambientes propícios ao aluno para criar e estimular sua criatividade.

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Fotografia

Os alunos podem utilizar o estúdio, os equipamentos de iluminação, as câmeras analógicas e digitais para realizar trabalhos. A infraestrutura também permite revelação de filmes analógicos.

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Fotografia

Os alunos podem utilizar o estúdio, os equipamentos de iluminação, as câmeras analógicas e digitais para realizar trabalhos. A infraestrutura também permite revelação de filmes analógicos.

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Fotografia

Os alunos podem utilizar o estúdio, os equipamentos de iluminação, as câmeras analógicas e digitais para realizar trabalhos. A infraestrutura também permite revelação de filmes analógicos.

Laboratório de Imagem e Som

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamento, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Laboratório de Imagem e Som

Laboratório de Imagem e Som

Conta com estúdios de TV, vídeo e rádio onde os alunos podem fazer gravações com câmeras, iluminação e outros equipamento, além de poder utilizar as ilhas de edição.

Mac Lab – Laboratório de Direção de Arte

Mac Lab – Laboratório de Direção de Arte

O laboratório MAC foi desenvolvido com aparelhos de alta qualidade, a fim de atender às necessidades dos alunos na criação e estudo de projetos.

Nossos talentos

Conheça os alunos

NATÁLIA D. T. LEMOS Publicidade e Propaganda MARIELE GALINDO SILVA Publicidade e Propaganda MARCO ELIAS SOUSA CAMPOS Publicidade e Propaganda GABRIELA BREITENBACH Publicidade e Propaganda PATRICIA LUNARDI Publicidade e Propaganda

NATÁLIA D. T. LEMOS

Publicidade e Propaganda

Portfólio

belasartes.br/portfolio/natduarte/
CAMPANHA H2O - APROVEITE A REFRESCÂNCIA DESSE INVERNO!
Trabalho de Redação - 2º semestre PP
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

MARIELE GALINDO SILVA

Publicidade e Propaganda

Portfólio

belasartes.br/portfolio/marigalindo/
PACMAN - SADIA
Trabalho de Produção Gráfica, criação de tipografia. Esse cartaz não possui vinculo com a marca Sadia.
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

MARCO ELIAS SOUSA CAMPOS

Publicidade e Propaganda

Portfólio

belasartes.br/portfolio/marcocampos/
Teste de Qualidade Wrangler
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

GABRIELA BREITENBACH

Publicidade e Propaganda

Portfólio

belasartes.br/portfolio/gabrielabreitenbach/
ANÚNCIO DE VINHO
Trabalho realizado na aula de Redação Publicitária.
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

PATRICIA LUNARDI

Publicidade e Propaganda

Portfólio

belasartes.br/portfolio/patricialunardi/
O MUNDO A UM SKYPE DE DISTÂNCIA - CONCEITO
A distância entre um urso canadense, dum urso panda ou polar é a mesma.
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.