Mac Lab – Laboratório de Direção de Arte + espaços

Publicidade e Propaganda



O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.

As novas tecnologias mudaram o mercado de trabalho de publicidade e as agências buscam profissionais que entendam as novas ferramentas e saibam utilizá-las com criatividade e explorando seu potencial. Ao mesmo tempo, agências pequenas e médias surgem para atender a uma demanda crescente, fruto da percepção que as empresas hoje têm da importância de serem conhecidas e lembradas pelos seus clientes - e essas novas agências precisam de bons profissionais de criação.

A comunicação digital também aumentou o grau de empregabilidade de publicitários e profissionais de marketing.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

1º semestre

Disciplinas Carga Horária
Comunicação Visual 40 horas
Publicidade e Propaganda 80 horas
História da Mídia 40 horas
Psicologia I 40 horas
Redação (NCD) 40 horas
Sociologia Geral (NCD) 40 horas
Teoria da Comunicação I 40 horas
Criatividade 40 horas
Linguagem Sonora 40 horas
Subtotal 400 horas

2º semestre

Disciplinas Carga Horária
Linguagem Audiovisual 80 horas
Fundamentos da Historia da Arte 40 horas
Psicologia II 40 horas
Redação e Comunicação 80 horas
Sociologia – Estudos Avançados 40 horas
Teoria da Comunicação II 40 horas
Internet, Convergência e Redes Sociais 40 horas
Computação Gráfica 40 horas
Subtotal 400 horas

3º semestre

Disciplinas Carga Horária
Optativa 80 horas
Fotografia 40 horas
Antropologia Cultural (EAD)* 40 horas
Teoria da Comunicação III 40 horas
Filosofia 40 horas
Semiótica 40 horas
Sociologia da Comunicação 40 horas
Historia da Arte 40 horas
Produção Publicitária para Radio 40 horas
Subtotal 400 horas

4º semestre

Disciplinas Carga Horária
Fotografia Publicitária 80 horas
Redação Publicitária I 80 horas
Estética e Comunicação Comparada 40 horas
Produção Gráfica 40 horas
Produção Publicitária para Cinema, TV e Vídeo 40 horas
Negócios e Administração em Publicidade Propaganda 40 horas
Marketing I 40 horas
Design e Gestão de WEB, Mídias Digitais e Móveis 40 horas
Subtotal 400 horas

5º semestre

Disciplinas Carga Horária
Indústrias Criativas – Projetos 40 horas
Criação e Direção de Arte I 40 horas
Marketing II 40 horas
Mídia 80 horas
Planejamento de Campanhas Publicitárias I 40 horas
Redação Publicitária II 40 horas
Gestão de Branding 40 horas
Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira 40 horas
Relações com a Imprensa 40 horas
Subtotal 400 horas

6º semestre

Disciplinas Carga Horária
Criação e Direção de Arte II 40 horas
Tópicos Avançados em Comunicação I 40 horas
Ética 40 horas
Mídia e Assessoria Política 40 horas
Metodologia Científica (NCD) 40 horas
Planejamento de Campanhas Publicitárias II 80 horas
Pesquisa em Comunicação I 40 horas
Estatística 40 horas
Redação Publicitária III 40 horas
Subtotal 400 horas

7º semestre

Disciplinas Carga Horária
Tópicos Avançados em Comunicação II 40 horas
Criação e Direção de Arte III 40 horas
Pesquisa em Comunicação II 40 horas
Comunicação Dirigida 40 horas
Economia Política e Finanças 40 horas
Cultura Afro-Ameríndia Brasileira (NCD) 40 horas
Legislação em Publicidade Propaganda 40 horas
Trabalho de Conclusão de Curso I 80 horas
Marketing Cultural e Leis de Incentivo à Cultura 40 horas
Subtotal 400 horas

8º semestre

Disciplinas Carga Horária
Estágio 100 horas
Trabalho de Conclusão de Curso II 240 horas
Atividades Complementares 100 horas
Carga de Estágio e Atividades Complementares 200 horas
CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS 3.040 horas
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3240 horas
  • (EAD)* : A disciplina é oferecida em modo de Educação a Distância apenas para os ingressantes a partir de 2014/1.
Coordenador Prof. Me. Eric de Carvalho

Doutorando na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 1997 e concluiu o mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero em 2010. Atuou como gerente de trade marketing nas Havaianas, YKK Brasil, Matte Leão e Budweiser. Atualmente, é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes e professor do curso de pós-graduação de Marketing, de Comunicação Publicitária da Faculdade Cásper Líbero e de Marketing da Universidade de Tocantins, além de lecionar também nos cursos de publicidade e propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e na Faculdade Cásper Líbero.

Docente Titulação
ANDRÉA FLORENTINO BARBELA PROF. ME.
CARLOS ALBERTO ZARDO JUNIOR PROF. ESP.
CARLOS PEREIRA GONÇALVES PROF. DR.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO PROF. ME.
DIRCEU LEMOS DA SILVA PROF. ME.
EDUARDO LOUIS JACOB PROF. DR.
ELISA MOURA MARCONI BICUDO PEREIRA PROF. ME.
ELWYN LOURENÇO CORREIA PROF. ME.
ERIC DE CARVALHO PROF. ME.
FÁBIO CAIM VIANA PROF. DR.
GUILHERME BRYAN PROF. DR.
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES PROF. ME.
IRENE CANTERO BARONE PROF. ME.
JORGE PAULINO PROF. ME.
JULIO CESAR BARBOSA PROF. DR.
LUCIANO DENARDI ALARCON PROF. ME.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY PROF. ME.
MARCELO UCHÔA ALVES DE LIMA PROF. ESP.
MARCÉLIA LUPETTI BERNARDES PROFA. DRA.
MARIA CRISTINA DIAS ALVES PROF. ME.
MÁRCIO RODRIGO RIBEIRO PROF. ME.
RAFAEL YAMAGA PROF. ME.
RAQUEL APARECIDA LOPES PROF. ME.
RENATO VERCESI MADER PROF. ME.
ROBERTA CESARINO IAHN PROFA. DRA.
RODRIGO ANTUNES MORAIS PROF. ME.
RODRIGO DA SILVA CÂNDIDO RIBEIRO PROF. ESP.
RODRIGO FONSECA FERNANDES PROF. DR.
ROGÉRIO TINEU PROF. ME.
SIDNEY FERREIRA LEITE PROF. DR.
TARCÍSIO DE SÁ CARDOSO PROF. ME.
TATIANA PACHECO BENITES PROF. ME.
WILDNEY FERES CONTRERA PROF. ME.

Conheça a Belas Artes!

Visitas Monitoradas

O Programa de Visitas Monitoradas da Belas Artes, também conhecido como Open House, foi desenvolvido para que os interessados possam conhecer nossos espaços, caso de salas, ateliês, oficinas, laboratórios e bibliotecas (certificadas com o selo ISO 9001 desde 2004), infraestrutura pensada para que a formação de nossos alunos seja permeada por teoria e, principalmente, muita prática!

Para agendar sua visita e/ou dos alunos de sua instituição, mande seu nome completo, curso de interesse e número de celular relacionamento@belasartes.br obs.: as visitas são realizadas às sextas-feiras, mas definidas de acordo com agendamento.

Fique por dentro!