Publicidade e Propaganda




O publicitário formado pela Belas Artes tem um perfil diferenciado, caracterizado pela capacidade crítica, pensamento estratégico e criatividade, o que lhe permite domínio dos processos criativos. Ele está preparado para entender, gerenciar e solucionar problemas de comunicação mercadológica, aproveitando as oportunidades da comunicação integrada de marketing de diferentes anunciantes.

Com base na tradição em artes da instituição, o curso foi moldado para desenvolver a criatividade e, assim, atender a um mercado cada vez mais competitivo e no qual os profissionais de comunicação, especialmente de publicidade, precisam descobrir novos caminhos para atingir um público sempre exigente. As mudanças tecnológicas - internet, tablets, celulares - proporcionam mais oportunidades, mas exigem também profissionais que tenham conhecimento para ousar e criar um vínculo entre empresas e públicos.

As áreas de criação (Direção de Arte, Redação Publicitária, etc.) estão articuladas com as áreas de Marketing e Planejamento para que o profissional formado pela Belas Artes, além de ser criativo, conheça a área de forma global e possa atuar de forma mais eficiente.


  • gestão de carreiras

    Gestão de Carreiras

    Departamento que realiza atividades como workshops e palestras e efetiva parcerias para o oferecimento de estágio aos alunos.

  • gestão de carreiras

    Núcleo de Empreendedorismo e Inovação

    Oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

  • gestão de carreiras

    International Office

    Espaço que firma parcerias internacionais e dá suporte para quem deseja estudar em um instituição estrangeira.

O QUE FAZ UM PUBLICITÁRIO?

Planeja e aplica estratégias de comunicação publicitária, marketing, vendas e gestão de branding. Identifica os melhores meios, veículos e formas de comunicação para clientes alcançarem a visibilidade de produtos, serviços e ideias.

Estuda o comportamento e as práticas de consumo dos públicos. Elabora pesquisas de mercado e de concorrência a fim posicionar marcas e promover vendas, nos domínios off line, on line e em rede.

Pode trabalhar nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.

Onde trabalha: Agências de Publicidade e Propaganda e ou de Comunicação; Departamentos de Comunicação e MKT de empresas privadas, públicas e do Terceiro Setor; Produtoras de Eventos e de Criação (impressa, audiovisual e web), consultorias de comunicação e empresas de pesquisa; em projetos e empreendimentos autorais.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Empresas Parceiras

1º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Antropologia Cultural - semipresencial 40
Redação e Comunicação 40
Fundamentos da História da Arte 40
Empreendedorismo e Inovação  40
Teorias Clássicas da Comunicação 40
Interfaces Gráficas Digitais 40
Psicologia da Comunicação 40
Criatividade e Design Thinking 40
Linguagem Sonora 40
Publicidade e Propaganda 60
Subtotal 420

2º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Sociologia - Semipresencial 40
História da Arte:Moderna e Contemporânea 40
Estudos Culturais 40
Convergência de Mídias, Redes e Compartilhamento 40
Linguagens e Estéticas Audiovisuais 40
Interpretações do Mundo Contemporâneo 40
Criação e Comunicação Visual 40
Comunicação, Meio Ambiente e Sustentabilidade 40
Economia e Cadeias Produtivas 40
Estudo do Comportamento do Consumidor 60
Subtotal 420

3º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Semiótica - semipresencial 40
Esfera do Poder: Estado, Mercado e Sociedade Civil 40
Estética e Felicidade 40
Sociologia da Comunicação e da Mídia 40
Interpretações do Brasil Contemporâneo 40
Roteiro em Comunicação 40
Linguagem Fotográfica 40
Games, Realidade Virtual e Experiencias Imersivas 40
Comunicação e Mercado 40
Gestão de Negócios em Publicidade e Propaganda 60
Subtotal 420

4º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
História da Mídia - semipresencial 40
Neurociências,  Comportamento e Consumo 40
Gestão Cultural e Leis de Incentivo 40
Filosofia e Ética em Comunicação 40
Mídia e Cidadania 40
Marketing - Produtos e Serviços 40
Redação Publicitária I 40
Fotografia Publicitária I 40
Criação e Produção Publicitária para Radio 40
Criação e Direção de Arte I 60
Subtotal 420

5º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Cultura Afro-ameríndia Brasileira - semipresencial 40
Produção para TV, Cinema e Internet 40
Comunicação Integrada 40
Branding 40
Marketing - Digital 40
Mídia 40
Estudos Gráficos: Produtos e Poéticas 40
Criação e Direção de Arte II 40
Redação Publicitária II 40
Planejamento de Campanha I 60
Subtotal 420

6º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Metodologia de Pesquisa - semipresencial 40
Estratégicas e Métricas de Comunicação Digital 40
Criação e Direção de Arte III 40
Redação Publicitária 40
Redes Sociais: Produção de Conteúdo Integrado 40
Pesquisa de Mercado I 40
Planejamento de Campanha II 40
Intelligence Business  40
Relações com a Imprensa 40
Planejamento de Marketing 60
Subtotal 420

7º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Legislação e Direito da Imagem e do Som - semipresencial 40
Pesquisa de Mercado II 40
Estatística Aplicada à Publicidade e Propaganda 40
Estudo de Criação 40
Estratégicas de Negócios e Inovação 40
Eventos e Comunicação Corporativa 40
Legislação e Ética Publucitária 40
Planejamento de Mídia 60
Trabalho de Conclusão de Curso  TCC-I 80
Subtotal 420

8º semestre

Disciplinas Carga Horária (horas/aula)
Trabalho de Conclusão de Curso  TCC-II 20
Optativa 160
Atividades Complementares 120
Subtotal 300

CARGA HORÁRIA TOTAL

Carga horária total do curso 3.240 horas/aula

Disciplinas Optativas em horas/aulas

Optativa (o aluno poderá optar por cursar qualquer uma das disciplinas oferecidas pela instituição e previamente indicada pela coordenação do curso, inclusive LIBRAS.)
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2017/1
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Ma. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Coordenador Prof. Jô Souza

Graduada em Relações Públicas pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Jornalismo, Moda, Publicidade). Atua, também, como palestrante e Gestora de Imagem e Estilo. Associada à ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, cultura, criatividade e inteligência Social.

Docente Titulação Currículo
ADRIANE DE FREITAS ACOSTA BALDIN Profa. Dra.
ALEXANDRE PERROCA CASTRO Prof. Me.
ANDERSON GURGEL CAMPOS Prof. Dr.
ANDRE NAVEIRO RUSSO Prof. Me.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
CINTIA REGINA DAL BELLO DE ARAUJO Profa. Dra.
DARIO DE BARROS VEDANA Prof. Me. Indisponível
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
DIRCEU LEMOS DA SILVA Prof. Me.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
ELWYN LOURENCO CORREIA Prof. Me.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
GILSON DA SILVA DOMINGUES Prof. Me.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES Prof. Me.
IRENE CANTERO BARONE Profa. Ma.
IVELISE FONSECA DE MATTEU Profa. Dra.
JAIR ALVES DA SILVA JUNIOR Prof. Me.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LIVIA SILVA DE SOUZA Profa. Dra.
LUCIENE PATRICIA CANOA DE GODOY Profa. Ma.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCELIA LUPETTI Profa. Dra.
MARCELO UCHOA ALVES DE LIMA Prof. Esp.
MARCIA AURIANI Profa. Ma.
MARIA CRISTINA DIAS ALVES Profa. Dra.
MARIA INES MIGLIACCIO Profa. Ma.
MARILUCIA BOTTALLO Profa. Dra.
MIRLENE FATIMA SIMÕES WEXELL SEVERO Profa. Dra.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
RAFAEL YAMAGA Prof. Me.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Me.
RODRIGO FONSECA FERNANDES Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
TAMYA ROCHA REBELO Profa. Dra.
TASSIA CAROLINE ZANINI Profa. Ma.
TIAGO AUGUSTO FRANCO DE VASCONCELOS SOUZA Prof. Me.
VALERIA BRANDINI DE OLIVEIRA Profa. Dra.
WALTER DE SOUSA JUNIOR Prof. Dr.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Acontece

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!