Rádio e TV




Rádio, TV e Vídeo estão em crescimento: as novas tecnologias tornam mais fácil produzir conteúdo e o público cresce. As novas mídias (celulares, internet, etc.) ampliam as opções de atuação e abrem espaço para profissionais que produzem conteúdo.

Diante disso, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, os alunos fazem exercícios práticos com câmera na mão, editam vídeos e peças sonoras, como trilhas.

Todo o curso tem foco no processo de criação para Rádio, TV e Vídeo: produção, roteiro, direção e edição de imagem e som, contemplando as convergências digitais e novas mídias. Avaliado com nota máxima pelo MEC, o curso valoriza a liberdade de expressão: O próximo vídeo publicado no YouTube pode ser um trabalho seu!

A Matriz Curricular foi totalmente criada para formar um profissional diferenciado e as aulas contemplam os novos formatos de mídia e desenvolvimento da criatividade – são 80 horas de aulas de Direção de Arte (cenografia, figurino, etc.), por exemplo.

Entre as opções de trabalho de conclusão de curso, o aluno pode optar por uma monografia, um programa de Rádio ou TV, um documentário/videorreportagem, um roteiro de ficção (como o curta "Quero ser Beyoncé"), um videoarte ou um projeto experimental de convergência (que une telefonia, internet e audiovisual).


  • gestão de carreiras

    Gestão de Carreiras

    Departamento que realiza atividades como workshops e palestras e efetiva parcerias para o oferecimento de estágio aos alunos.

  • gestão de carreiras

    Núcleo de Empreendedorismo e Inovação

    Oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

  • gestão de carreiras

    International Office

    Espaço que firma parcerias internacionais e dá suporte para quem deseja estudar em um instituição estrangeira.

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DE RÁDIO E TV?

Responsável pela criação e gestão de conteúdos informativos e de entretenimento, ele é apto a produzir roteiros, planejar e executar, captar, dirigir e editar imagem e som de todos os formatos e programas em rádio, TV e vídeo para os meios broadcastings, a cabo e web.

Gerencia a programação radiofônica e televisiva de emissoras, ou produções independentes e autorais. Pode atuar nas áreas de sonoplastia, produção executiva, direção geral, de atores, de arte (cenografia e figurino) e de fotografia, bem como na comercialização e difusão de produtos em áudio e vídeo.

Pode trabalhar nas equipes de: planejamento de comunicação e ou marketing, mídia, captação de negócios e criação publicitária.

Onde trabalha: Emissoras de TV e Rádio; Produtoras de Áudio e Música, Cinema e Vídeo; Portais de Comunicação na Web; Agências de Publicidade; em Projetos e Empreendimentos Autorais.

Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

Empresas Parceiras

CICLO DE FORMAÇÃO

MÓDULO: HUMANIDADES E ESTUDOS SOCIAIS

Disciplinas Horas/Aulas
HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX 40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA 40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 40
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 40
ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL 40
FILOSOFIA 40
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40
SOCIOLOGIA 40
LINGUAGEM SONORA 40
FUNDAMENTOS E ORGANIZAÇÃO DO RÁDIO E TV 40
Subtotal 400

MÓDULO: PENSAMENTO E CRÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 40
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 40
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO 40
COMUNICAÇÃO VISUAL 40
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO 40
ESTÉTICA E FELICIDADE 40
HISTÓRIA DA MÍDIA 40
OFICINAS DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO SONORO E AUDIOVISUAL 80
Subtotal 400

MÓDULO: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E CRIAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING 40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 40
INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS 40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA 40
ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO 40
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO 40
LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL 40
SEMIÓTICA 40
EDIÇÃO DE SOM E IMAGEM 80
Subtotal 400

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃO

MÓDULO: DRAMATURGIA

Disciplinas Horas/Aulas
DRAMATURGIA EM RTV E VÍDEO 80
FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO EM TV 60
SONOPLASTIA E DESIGN DE SOM 40
ROTEIRO EM RTV - FICÇÃO 40
PLANEJAMENTO DE RÁDIO 40
PLANEJAMENTO DE TV 40
EXPRESSÃO, CORPO E VOZ 40
TÓPICOS EM RTV- PROJETOS 40
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA 40
Subtotal 420

MÓDULO: JORNALISMO EM RTV

Disciplinas Horas/Aulas
TELEJORNALISMO 80
RADIOJORNALISMO 60
DIREÇÃO DE ARTE 40
PRODUÇÃO DE RÁDIO 40
PRODUÇÃO DE TV 40
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM RTV 40
LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO EM RTV 40
TÓPICOS EM RTV- PESQUISA 40
METODOLOGIA DE PESQUISA 40
Subtotal 420

MÓDULO: DOCUMENTÁRIO E NOVAS LINGUAGENS

Disciplinas Horas/Aulas
DOCUMENTÁRIO E VIDEORREPORTAGEM 80
ADAPTAÇÃO DE OBRAS PARA TV 60
GAMES, REALIDADE VIRTUAL E EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS 40
VINHETAS, ANIMAÇÕES E EFEITOS EM RTV 40
INOVAÇÃO AUDIOVISUAL PARA FORMATOS DIGITAIS, MÓVEIS E EM REDE 40
SONOPLASTIA E CULTURA MUSICAL 40
POÉTICAS DA IMAGEM E SOM 40
TÓPICOS EM RTV- METODOLOGIAS 40
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM 40
Subtotal 420

MÓDULO: DIREÇÃO E GESTÃO EM RTV

Disciplinas Horas/Aulas
DIREÇÃO DE TV 80
DIREÇÃO DE ATORES E PREPARAÇÃO DE ELENCOS 60
AUDIOVISUAL, WEB E EDUCAÇÃO - TECNOLOGIAS E PROJETOS 40
GESTÃO DE RÁDIOS E TVS PÚBLICAS E COMUNITÁRIAS 40
DIREÇÃO DE RÁDIO 40
LEGISLAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS EM RTV 40
AUDIOVISUAL, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA 40
TÓPICOS EM RTV - PLANEJAMENTO 40
BRANDING 40
Subtotal 420

CICLO DE CONCLUSÃO

MÓDULO: TCC

Disciplinas Horas/Aulas
Trabalho de Conclusão de Curso TCC-II 20
Tópicos em Comunicação 40
Optativa 120
Atividades Complementares 180
Subtotal 360

CARGA HORÁRIA TOTAL

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3240 horas/aula
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2018/1
  • O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. As disciplinas de LIBRAS e Língua inglesa deverão obrigatoriamente ser incluídas no conjunto de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além das disciplinas anteriormente mencionadas, por outras previamente selecionadas pela coordenação e pelo NDE do curso entre as disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno poderá começar a cursar as disciplinas optativas em qualquer um dos módulos do ciclo de profissionalização ou se preferir poderá cursa-las no ciclo de conclusão, ou seja, durante o módulo TCC.
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Ma. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Coordenador Prof. Dr. Pedro Henrique Falco Ortiz

Jornalista formado pela ECA-USP, documentarista e diretor de TV. Mestre e Doutor em Integração da América Latina - Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP). Coordenador do curso de Rádio e TV do Centro Universitário Belas Artes, professor dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV e da pós-graduação em Cinema, TV e Vídeo. Foi diretor-geral da TV USP (2002 – 2015) e do Canal Universitário de São Paulo – CNU (2004-2015). Vice-presidente da ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária (2011-2015), atual conselheiro. Pesquisador-doutor associado ao LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto.de História - FFLCH/USP).

Coordenadora Profa. Ma. Jô Souza

Graduada em Relações Públicas pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Jornalismo, Moda, Publicidade). Atua, também, como palestrante e Gestora de Imagem e Estilo. Associada à ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, cultura, criatividade e inteligência Social.

Docente Titulação Currículo
ANDERSON GURGEL CAMPOS Prof. Dr.
ANDRE NAVEIRO RUSSO Prof. Me.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
BRUNO EDUARDO PIRES DE SOUZA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
DEBORA GIGLI BUONANO Profa. Dra.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
DIRCEU LEMOS DA SILVA Prof. Me.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
FERNANDO JOSE AMED Prof. Dr.
GILSON DA SILVA DOMINGUES Prof. Me.
GUILHERME BRYAN Prof. Dr.
GUILHERME MARCONDES TOSETTO
HELTON REGINALDO PRESTO SANTANA Prof. Me.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCIO RODRIGO RIBEIRO Prof. Dr.
NATALICIO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR Prof. Me.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
PEDRO HENRIQUE FALCO ORTIZ Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
TIAGO AUGUSTO FRANCO DE VASCONCELOS SOUZA Prof. Me.
WALTER DE SOUSA JUNIOR Prof. Dr.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!