Rádio e TV

Nota do MEC: 5 (nota máxima)

Rádio, TV e Vídeo estão em crescimento: as novas tecnologias tornam mais fácil produzir conteúdo e o público cresce. As novas mídias (celulares, internet, etc.) ampliam as opções de atuação e abrem espaço para profissionais que produzem conteúdo.

Diante disso, você fica cheio de ideias na cabeça – e a Belas Artes quer que você coloque todas em ação! Por isso, nosso curso de Rádio e TV tem um grande diferencial: já no primeiro semestre, os alunos fazem exercícios práticos com câmera na mão, editam vídeos e peças sonoras, como trilhas.

Todo o curso tem foco no processo de criação para Rádio, TV e Vídeo: produção, roteiro, direção e edição de imagem e som, contemplando as convergências digitais e novas mídias. Avaliado com nota máxima pelo MEC, o curso valoriza a liberdade de expressão: O próximo vídeo publicado no YouTube pode ser um trabalho seu!

A Matriz Curricular foi totalmente criada para formar um profissional diferenciado e as aulas contemplam os novos formatos de mídia e desenvolvimento da criatividade – são 80 horas de aulas de Direção de Arte (cenografia, figurino, etc.), por exemplo.

Entre as opções de trabalho de conclusão de curso, o aluno pode optar por uma monografia, um programa de Rádio ou TV, um documentário/videorreportagem, um roteiro de ficção (como o curta "Quero ser Beyoncé"), um videoarte ou um projeto experimental de convergência (que une telefonia, internet e audiovisual).

Trailer do média-metragem "Quero ser Beyoncé"
Proposta de clipe para a música Cabide, de Mart'nália
Documentário Viramundo
Fica Dica, um programa em mobsodes!


Leia sempre o Meio & Mensagem e também reserve um tempo para ler A História da Mídia Social, de Peter Burke, e Publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscano. Entre os livros de ficção, vale a pena ler 1984, de George Orwell (de onde, inclusive, surgiu o nome do programa Big Brother).

O mercado de trabalho vai além das emissoras de Rádio e TV tradicionais. Há um grande número de produtoras de imagem e som, canais de TV a cabo e na internet. Além disso, há empresas que já comercializam produtos em áudio e imagem (entretenimento, jornalístico e de serviços) para públicos específicos, a maioria via internet.O mercado cresceu significativamente nos últimos 10 anos com o avanço das novas tecnologias da comunicação, da internet, da telefonia e das mídias móveis. Neste sentido, há áreas em expansão como a de gestor de conteúdo audiovisual, roteiristas de novas mídias e de produtores.

É importante mencionar que o mercado precisa de bons roteiristas, editores e diretores, principalmente, para criação e realização de conteúdo audiovisual para novas mídias. O mercado pede também profissionais com mais conhecimento em novos mercados e negócios em RTV.

Infraestrutura

Nossos talentos

Conheça os alunos

PEDRO R. B. NETO Rádio e TV LAURA CHRISTOV SANCHO Rádio e TV VALTER SOUSA REGE Rádio e TV

PEDRO R. B. NETO

Rádio e TV

Portfólio

belasartes.br/portfolio/pedroribaneto/
Direção de Fotografia para o curta Morte e Morte de Johnny
Um curta metragem de Gabriel Carneiro
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

LAURA CHRISTOV SANCHO

Rádio e TV

Portfólio

belasartes.br/portfolio/laurasancho
INVEJA
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.

VALTER SOUSA REGE

Rádio e TV

Portfólio

belasartes.br/portfolio/valtinhorege/
Quero Ser Beyoncé
Os trabalhos apresentados são de autoria de alunos e ex-alunos da instituição e foram disponibilizados pelos autores através do site www.belasartes.br/portfolio. A criação dos trabalhos não fazem parte necessariamente de atividades realizadas em sala de aula.