Relações Públicas




Se você vive nas Redes Sociais, pode ser que sua carreira esteja na área de Relações Públicas! Entenda um pouco mais sobre ela:

Uma pessoa que pensa exclusivamente na imagem e reputação da empresa, da instituição ou organização (privada ou pública): esse é o Relações Públicas, um profissional que se torna cada dia mais importante e precisa entender tudo sobre comunicação, incluindo as Redes Sociais, o mais novo desafio para quem trabalha na área. Por isso, a Belas Artes já tem na sua matriz curricular um grande diferencial: a disciplina "Design e Gestão de WEB, Mídias digitais e móveis".

É o Relações Públicas, por exemplo, que deve fazer o gerenciamento de crise quando surge algum problema que pode afetar a imagem pública de uma empresa (exemplos recentes: o problema na construção da Linha Amarela do metrô e a queda do avião da Air France, dois cases estudados em sala de aula pelos alunos da Belas Artes).

Outro grande diferencial da Belas Artes é a disciplina de "Indústrias Criativas - Projetos", em que os alunos desenvolvem trabalhos com foco na sua criatividade e, desta forma, destacam-se pelo pensamento inovador! Não é à toa que o relatório de avaliação do MEC afirma que a Belas Artes "busca uma formação de excelência para refletir sobre as repercussões dos processos de comunicação na sociedade, de modo a detectar a complexidade e integração na cultura, na economia, nas políticas e nas artes."

Alunos de Relações Públicas brilham no Prêmio ABRP



  • gestão de carreiras

    Gestão de Carreiras

    Departamento que realiza atividades como workshops e palestras e efetiva parcerias para o oferecimento de estágio aos alunos.

  • gestão de carreiras

    Núcleo de Empreendedorismo e Inovação

    Oferece apoio no desenvolvimento de ideias, novos negócios, startups e projetos de inovação dos alunos.

  • gestão de carreiras

    International Office

    Espaço que firma parcerias internacionais e dá suporte para quem deseja estudar em um instituição estrangeira.

Empresas Parceiras

CICLO DE FORMAÇÃOETAPA 1

MÓDULO: HUMANIDADES E ESTUDOS SOCIAIS

Disciplinas Horas/Aulas
HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGUIDADE AO SÉCULO XIX 40
HISTÓRIA DA ARTE: MODERNA E CONTEMPORÂNEA 40
INTERPRETAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO 40
INTERPRETAÇÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO 40
ESFERA DO PODER: ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL 40
FILOSOFIA 40
ANTROPOLOGIA CULTURAL 40
SOCIOLOGIA 40
CIRCUITO E SISTEMA DE CULTURA 40
PÚBLICOS: PERFIS E RELAÇÕES 40
Subtotal 400

MÓDULO:PENSAMENTO E CRÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO 40
REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO 40
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 40
CONVERGÊNCIAS DE MÍDIAS, REDES E COMPARTILHAMENTO 40
COMUNICAÇÃO VISUAL 40
NEUROCIÊNCIAS, COMPORTAMENTO E CONSUMO 40
ESTÉTICA E FELICIDADE 40
HISTÓRIA DA MÍDIA 40
TEORIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS 40
MÍDIA, SOCIEDADE E ETNOGRAFIA 40
Subtotal 400

MÓDULO:COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E CRIAÇÃO

Disciplinas Horas/Aulas
CRIATIVIDADE E DESIGN THINKING 40
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO 40
INTERFACES GRÁFICAS DIGITAIS 40
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA 40
ROTEIRO EM COMUNICAÇÃO 40
GESTÃO CULTURAL E LEIS DE INCENTIVO 40
LINGUAGEM E ESTÉTICA AUDIOVISUAL 40
SEMIÓTICA 40
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES 40
RELAÇÕES PÚBLICAS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 40
Subtotal 400

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃOETAPA 2

MÓDULO: CULTURA, OPINIÃO PÚBLICA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Disciplinas Horas/Aulas
FOTOGRAFIA PARA PROJETOS INSTITUCIONAIS 60
COMUNICAÇÃO, PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL 60
TEORIA DA OPINIÃO PÚBLICA 60
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE 40
IMAGEM E REPUTAÇÃO 40
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA 40
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA 40
RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO DIRIGIDA 40
RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS E TERCEIRO SETOR 40
CULTURA AFRO-AMERÍNDIA BRASILEIRA 40
Subtotal 460

MÓDULO: MERCADO , EVENTOS E PROJETOS EM RP

Disciplinas Horas/Aulas
EDITORAÇÃO GRÁFICA ELETRÔNICA E DIGITAL 60
EVENTOS 60
PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO 60
PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E EDUCATIVOS 40
MARKETING 40
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE 40
AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE PROJETOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS 40
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 40
ECONOMIA 40
METODOLOGIA DE PESQUISA 40
Subtotal 460

MÓDULO: PLANEJAMENTO E RELACIONAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Disciplinas Horas/Aulas
PLANEJAMENTO EM RELAÇÕES PÚBLICAS - PROJETOS 60
ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA RELAÇÕES PÚBLICAS 60
COMUNICAÇÃO DIGITAL ORGANIZACIONAL 60
RELAÇÕES COM PÚBLICO INTERNO 40
ESTATÍSTICA APLICADA A RELAÇÕES PÚBLICAS 40
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 40
RELAÇÕES PÚBLICAS EM ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS 40
PLANEJAMENTO DE MARKETING 40
COMUNICAÇÃO E CRÍTICA CONTEMPORÂNEA 40
CERIMONIAL E PROTOCOLO 40
Subtotal 460

CICLO DE PROFISSIONALIZAÇÃOETAPA 3

MÓDULO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Disciplinas Horas/Aulas
GESTÃO ESTRATÉGICA DE RELACIONAMENTO COM OS PÚBLICOS 60
PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE CRISE 60
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E GOVERNANÇA CORPORATIVA 60
RELAÇÕES PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS 40
CONSULTORIA E MERCADO EM RELAÇÕES PÚBLICAS 40
TCC: PRODUÇAO 80
TCC: PESQUISA 80
LEGISLAÇÃO E DIREITO DA IMAGEM E DO SOM 40
Subtotal 460

CICLO DE CONCLUSÃOETAPA 4

MÓDULO: TCC

Disciplinas Horas/Aulas
Trabalho de Conclusão de Curso TCC 20
Tópicos em Comunicação 40
Optativas 120
Atividades Complementares 310
Estágio Supervisionado 310
Subtotal 800

CARGA HORÁRIA TOTAL

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3840 horas/aula
  • Matriz válida para ingressantes a partir do período 2018/1
  • O aluno deverá cursar 120 h/a de disciplinas optativas. As disciplinas de LIBRAS e Língua inglesa deverão obrigatoriamente ser incluídas no conjunto de disciplinas optativas. O conjunto de disciplinas optativas é constituído, além das disciplinas anteriormente mencionadas, por outras previamente selecionadas pela coordenação e pelo NDE do curso entre as disciplinas oferecidas pelos demais cursos da Instituição. O aluno poderá começar a cursar as disciplinas optativas em qualquer um dos módulos do ciclo de profissionalização ou se preferir poderá cursa-las no ciclo de conclusão, ou seja, durante o módulo TCC.
Coordenador Prof. Dr. José Ronaldo Alonso Mathias

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP, é coordenador do curso de graduação em Comunicação Social e de Relações Públicas, professor de Antropologia Cultural e Visual e autor do conteúdo de Educação a Distancia (EaD) em Antropologia Cultural do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Autor do livro “Antropologia e Arte”, suas pesquisas centram-se em questões ligadas à identidade, diferença, pertencimento e imagem. Foi orientador de trabalhos de Pós Graduação com os temas “Análise da Direção de Arte Fantástica na obra de Tim Burton”, “Os sentidos de Kubrick” e “O cenário no cinema: o cenário como elemento da narrativa fílmica”, entre outros.

Coordenador Prof. Me. Natalicio Batista dos Santos Junior

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Especialista em Política e Relações Internacionais (Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo). É professor da Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap - SP) onde leciona na graduação e pós-graduação. Tem experiência nas áreas de direção de TV e documentários, Projetos de Cooperação Internacional, Gestão e Coordenação de Cursos de Ensino Superior. Leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de Crítica da Comunicação e da Cultura, Relações Internacionais e Políticas do Audiovisual.

Coordenadora Profa. Ma. Maria Inês Migliaccio

Doutora em Antropologia (Empresa y Humanismo) pela Universidad de Navarra, Espanha, com titularidade internacional conferida pelo Pacto de Bologna, com investigação em Kings College, London, Inglaterra (2010/2013). Mestre em Jornalismo pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo (Unimesp) (1986/1989). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1982/1985). Professora visitante de Antropologia da Universidad de Granada, Espanha. Professora titular de Relações Internacionais na Universidade de Santo Amaro (Unisa). Coordenadora e Professora de Antropologia no Programa de Gestão de Moda da Sociedade Artemoda de Estilo e Cultura, em parceria com IESE Business School e Instituto Superior de Empresas de Moda (ISEM) (2005/2009). Trabalhou cerca de 10 anos no grupo O Estado de S. Paulo, como editora, chefe de reportagem e repórter em Política e Economia (1997-2006). Atualmente é professora de Antropologia e Comunicação e Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Coordenadora Profa. Ma. Jô Souza

Graduada em Relações Públicas pela UNIFACS, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação e Styling de Moda pelo Senac, Fashion Image pelo Instituto Marangoni de Paris e Fashion Communication & Promotion From Vision na Central Saint Martins. Cursou avaliação de guarda-roupa com Carol Davidson, da Style Works of Union Square New York. Coordena e leciona no curso de Pós-Graduação em Consultoria de Imagem do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Coordena e leciona nos cursos de Pós-Graduação de Criação e Styling do Senac. Leciona na Graduação da Belas Artes (Relações Públicas, Jornalismo, Moda, Publicidade). Atua, também, como palestrante e Gestora de Imagem e Estilo. Associada à ABEPEM e Colaboradora do grupo Sociossemióticas - PUC-CPS- SP. Proprietária da Galeria do Conhecimento. Atua na área de inovação, cultura, criatividade e inteligência Social.

Docente Titulação Currículo
ADRIANE DE FREITAS ACOSTA BALDIN Profa. Dra.
ANDERSON GURGEL CAMPOS Prof. Dr.
ANIBAL FOLCO TELLES DE OLIVEIRA Prof. Me.
CARLOS PEREIRA GONCALVES Prof. Dr.
DARIO DE BARROS VEDANA Prof. Me. Indisponível
DEBORA GIGLI BUONANO Profa. Dra.
DENISE DE PAIVA COSTA TANGERINO Profa. Ma.
EDSON CORREIA DE OLIVEIRA Prof. Dr.
EDUARDO LOUIS JACOB Prof. Dr.
EMERSON RODRIGUES DE BRITO Prof. Me.
FERNANDO JOSE AMED Prof. Dr.
GUILHERME MARCONDES TOSETTO
GUILHERME SZYMANSKI RIBEIRO GOMES Prof. Me.
HELTON REGINALDO PRESTO SANTANA Prof. Me.
JORGE PAULINO Prof. Me.
JOSE RONALDO ALONSO MATHIAS Prof. Dr.
JOSENILDE SILVA SOUZA Profa. Ma.
LUIZ CARLOS DE MACEDO Prof. Me.
LYARA LUISA DE OLIVEIRA ALVARENGA Profa. Ma.
MARCELIA LUPETTI Profa. Dra.
MIGUEL ANGELO ARAB Prof. Me.
MIRLENE FATIMA SIMOES WEXELL SEVERO Profa. Dra.
OSCAR AUGUSTO DE FARIA Prof. Me.
ROBERTO BERTANI Prof. Dr.
RODOLFO PEREIRA DAS CHAGAS Prof. Dr.
ROGERIO TINEU Prof. Me.
SOLANGE APARECIDA DE MOURA Profa. Ma.
VANIA PENAFIERI DE FARIAS Profa. Dra.
WILDNEY FERES CONTRERA Profa. Ma.

tour 360

Inglês On-line

Seja aluno da belas artes e ganhe um curso on-line de ingles

Seja aluno Belas Artes e ganhe um curso Online.

Fique por dentro!