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Achados e Perdidos



A Belas Artes tem um Setor de Achados e Perdidos em suas unidades 2 e 3. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 21h30; e aos sábados, das 9h às 12h30 (neste dia da semana, excepcionalmente na Unidade 2). Algumas informações sobre achados e perdidos também podem ser obtidas pelo e-mail achadoseperdidos@belasartes.br.

O Setor de Achados e Perdidos foi criado para receber os objetos ou documentos perdidos por alunos, professores e funcionários. Todos os pertences encontrados por terceiros deverão ser encaminhados ao Setor de Achados e Perdidos para posterior devolução ao dono.

Lembrando que o Setor de Achados e Perdidos não armazena volumes ou trabalhos de alunos e, portanto, em hipótese alguma deverá ser tratado ou entendido dessa forma. Tal comportamento não será admitido pela Instituição e sua contrariedade é cabível de medidas disciplinares.

Procedimento de entrega

No ato da entrega do objeto ou documento, o atendente do Setor de Achados e Perdidos registra a especificação do material, data, hora e local em que foi encontrado, além do nome de quem fez a entrega. Em casos de objetos ou documentos encontrados por funcionários ou professores, deverá, também, anotar o setor de atuação ou curso. Se externo, o nome, RG e telefone de contato.

Pertences como bolsas, mochilas e carteiras, por exemplo, são devidamente lacrados pelo Setor de Achados e Perdidos. O único acesso do atendente ao seu conteúdo interno será para a verificação de um documento de identificação para contato com o dono.

Procedimento de devolução

Após a recepção do material, o Setor de Achados e Perdidos guarda-o em espaço próprio até a sua identificação e devolução ao dono. Os pertences serão devolvidos mediante a apresentação de documento oficial com foto ou, na impossibilidade de fazê-lo pessoalmente, com autorização registrada e reconhecida em cartório, permitindo que outra pessoa possa retirá-lo em seu lugar.

Para os pertences no qual a identificação do dono não seja possível, a efetivação da devolução se dará pelo relato do local aproximado da perda do pertence, dia e horário da perda e descrição detalhada do objeto, permitindo assim essa devolução.

Os objetos encontrados e não procurados pelos donos serão mantidos na Instituição por 30 dias, contados a partir da data em que foram dados entrada no Setor de Achados e Perdidos. Após este período, serão descartados ou doados a entidades carentes, conforme especificidade do objeto.

Devolução dos objetos

Para objetos identificados, como documentos e carteiras de estudante*, por exemplo, a Belas Artes faz contato imediato com o dono, solicitando a retirada, após o registro de entrega no setor.

Objetos não identificados, como guarda-chuvas, aparelhos eletrônicos, chaves, roupas e etc., são guardados por um período máximo de 30 dias corridos. Após esse período, os objetos serão descartados e/ou doados.

Somente os atendentes autorizados do Setor de Achado e Perdidos têm autorização para devolver os pertences encontrados. Caso o Setor de Achados e Perdidos esteja fechado, o dono deverá aguardar e manter contato nos dias e horários já mencionados: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 21h30; e aos sábados, das 9h às 12h30 (neste dia da semana, excepcionalmente na Unidade 2).

Importante: se possível, mantenha seus pertences sempre identificados com seu Nome ou RM. Essa medida nos ajudará a identificá-lo rapidamente, caso seu documento/objeto perdido seja encontrado.

*Antes de solicitar a segunda via da carteira de estudante, certifique-se no Setor de Achados e Perdidos se esse documento não foi encontrado. Documentos solicitados via Portal Acadêmico não são passiveis de cancelamento ou restituição de valor. Evite transtornos.